Marx, sobre o dinheiro, no Grundrisse: algumas convergências com a MMT

"Darimon ignora que a teoria do dinheiro de Ricardo é totalmente refutada com seus falsos pressupostos, a saber:

(i) que o banco controla a quantidade de notas em circulação

1/4
(ii) que a quantidade de meios de circulação determina os preços, quando, inversamente, os preços determinam a quantidade de meios de circulação etc.
No tempo de Ricardo faltavam ainda investigações detalhadas sobre os fenômenos do curso do dinheiro. Dito de passagem."

2/4
"Na Prússia existe dinheiro de papel de curso forçado. (Para ele está assegurado um reflexo, uma vez que uma parcela dos impostos tem que ser paga em papel.) Esses táleres de papel não são ordens de pagamento em prata, não são legalmente convertíveis em prata em nenhum banco

3/4
...Não são emprestados por nenhum banco comercial em troca de letras de câmbio, MAS PAGOS PELO GOVERNO NO FINANCIAMENTO DE SUAS DESPESAS"

4/4

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with David Deccache

David Deccache Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @deccache

28 Dec
Duas teses que parte do campo progressista adota sobre a crise de 2015 e que eu considero contraproducentes e perigosas.

Segue o fio... 1/11
1º De que o Brasil quebrou em 2015 porque o Congresso, liderado por Eduardo Cunha, impediu que fosse feito o ajuste fiscal necessário. Nesta tese, a culpa foi das pautas bombas e das obstruções à austeridade fiscal plena de Joaquim Levy. 2/11
2º De que o Brasil quebrou por conta das políticas de renúncias fiscais do primeiro governo Dilma, que derrubaram a arrecadação gerando uma crise fiscal.

3/11
Read 11 tweets
28 Dec
A DÍVIDA É UM GRANDE PROBLEMA?

Depende. Segue o fio que eu explico.

1. A dívida privada é. Eu, por exemplo, não emito a moeda na qual minhas dívidas estão denominadas e também não determino a taxa de juros delas junto aos Bancos.
2. Se a minha dívida crescer muito em relação aos meus rendimentos mensais e eu não fizer nada sobre isso, em algum momento irei, literalmente, à falência.
3. Isto também serve para as empresas. Empresas endividadas, jovens abarrotados de dívidas educacionais e famílias com grandes dívidas imobiliárias podem ser levadas à falência!
Read 14 tweets
25 Dec
Sobre a macroeconomia do Ciro Gomes, por ele mesmo. Trechos do programa de 2018 e do livro de 2020.

Trata-se de uma macroeconomia anacrônica, com base em uma economia de escambo, com moeda mercadoria. Um fiscalismo contraproducente.
1. "Arrumar a casa significa o governo fazer o chamado ajuste macroeconômico, equilibrando as finanças públicas e reduzindo paulatinamente a participação de sua dívida no PIB do país, o que fortalecerá a capacidade do governo para realizar políticas sociais e de investimento; "
2. "dessa forma, será possível reduzir a taxa de juros e, por consequência, os custos de financiamento para empresas e consumidores, e propiciar condições para que a taxa de câmbio oscile moderadamente em torno de um patamar competitivo para as empresas do país."
Read 17 tweets
23 Dec
Gente, o NOVO está obstruindo um acordo que todos os partidos da Câmara fizeram em defesa de direitos mínimos dos entregadores de aplicativo. O PL, do PSOL, tem cinco pilares, que o NOVO diz q vai matar os donos da Uber e Ifood de fome para enriquecer os trabalhadores. Segue:
1. garantia de acesso à água potável, alimentação e espaço para descanso entre as entregas.
2. recebimento de máscara, álcool em gel, luvas e materiais para a limpeza dos equipamentos do entregador e dos produtos para entrega;
Read 6 tweets
4 Dec
1. Há um fetiche na esquerda, talvez causado pela estética do Ciro, q fala grosso e com firmeza, de q ele é o único presidenciável que tem um projeto de país. Digo com toda tranquilidade e respeito: não tem. Longe disso. A visão do Ciro de Economia é ultrapassada. Pré-keynesiana
2. Não há a mínima possibilidade de construção de um projeto de sofisticação estrutural assentado em bases macroeconômicas precárias, derivadas de uma macroeconomia "liberal" anacrônica, que confunde a economia do lar e dos entes subnacionais c/ a do emissor soberano de moeda
3. Ciro, há alguns dias, escreveu um post associando déficit fiscal com inflação, risco do país quebrar e, pasmem, chance de hiperinflação. Ainda colocou a necessidade de ajuste rápido nas contas como condição urgente. A pior crítica possível a se fazer ao governo Bolsonaro.
Read 16 tweets
3 Dec
1. Resumo de alguns pontos da fala do André Lara Resende no 17º Fórum de Economia da FGV.

"Lá fora já mudou. O debate no Brasil está mais ortodoxo que o FMI. É impressionante o que mantém o dogmatismo inexpugnável entre os economistas brasileiros..."
2. "Resisto em concluir que seja interesse, mas a coincidência que sejam do mercado financeiro é muito grande. É tão escandalosamente despropositado, tão sem sustentação teórica ou empírica, que vão se desmoralizar...
3. "A ação deles é ideológica, em defesa, racional ou irracionalmente, de interesses do sistema financeiro privado."
Read 7 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!