Vacina 1 dose vs 2 doses. Isto é um verdadeiro debate científico. Não há consenso, os dois lados entendem uns aos outros e a dúvida é se vale a pena ou não desviar da evidência científica para um bem comum maior. Totalmente diferente da história da cloroquina e afins.
Explicando a crux do debate:
➡️2 doses: vacina-se menos gente com maior eficácia, demora-se mais t para atingir ⬆️% da população
➡️1 dose: vacina-se mais gente, com eficácia incerta, atinge-se “imunidade de rebanho” mais rapidamente, espera-se que isso ⬇️transmissão comunitária
➡️2 doses: evidência científica plenamente estabelecida, mas benefício para menor número de pessoas, muitas mortes esperadas ao longo do ano
➡️1 dose: desviamos da evidência, maior *potencial* benefício p/ maior número de pessoas, potencialmente reduzimos drasticamente mortes
E aí: trocamos o certo pelo duvidoso?
Esse é um ótimo tema para exercitar a capacidade de pesquisa e argumentação. Qual lado do debate você se situa? Ótimo. Agora escreva um relatório de 2 páginas defendendo a outra posição.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Ricardo Parolin Schnekenberg MD

Ricardo Parolin Schnekenberg MD Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @parolin_ricardo

3 Jan
Vários comentários questionando as vacinas de COVID pq as bulas citam que efeitos são incertos para gestantes. Deixa eu lhes mostrar a bula de alguns medicamentos comumente utilizados. Hidroxicloroquina:
http://200.199.142.163:8002/FOTOS_TRATADAS_SITE_14-03-2016/bulas/14007.pdf Image
Bula da Nitazoxanida (Annita):
static-webv8.jet.com.br/drogaosuper/Bu… Image
Read 12 tweets
3 Jan
Por favor, jornalistas brasileiros, façam matérias sobre esse tipo de relato. Ajuda e muito a mostrar para a população que esse vírus pode e deve ser combatido, e reduz a desinformação de que “é inevitável” ou de que os dados da Ásia são falsos.
Aqui outro relato, mas de alguém chegando em Taiwan.
E aqui um fio que fiz sobre uma cidade chinesa
Read 5 tweets
3 Jan
Da série “manchetes clickbait irresponsáveis em uma crise de sáude pública”. Notem que a manchete omite a palavra "mesmo”, que muda completamente a compreensão da frase, embora usem-a na primeira frase do texto. + ImageImage
O gráfico da Pfizer resume a notícia desnecessária. Os pontinhos azuis são pessoas que tiveram COVID após a 1a dose da vacina. Se a eficácia for 95%, significa que em >1 milhão de vacinados em Israel, esperamos que até 50 mil (5%) possam desenvolver COVID após a vacina. Image
Read 5 tweets
2 Jan
Vejam a razão que temos confiança em dizer que o Reino Unido vive uma segunda onda, enquanto todos os especialistas se embananam para falar se no Brasil é 1a, 2a, repique etc… Aqui são novas hospitalizações por COVID19 por dia. Notem o longo período com números muito baixos.
Aqui o número absoluto de pacientes COVID19 em tratamento hospitalar.
Aqui os pacientes em ventilação mecânica.
Read 6 tweets
31 Dec 20
Meu grande aprendizado (e choque) de 2020 foi descobrir que pouquíssimas pessoas no Brasil conseguem manter o foco mental para ler um texto com mais de 280 caracteres. É assustador dado o mundo cada vez mais complexo em que vivemos, entender nuances e detalhes é crucial.
Possivelmente mais assustador que isso é perceber que muitos jornais/revistas brasileiros agora seguem esse modelo de matérias cada vez mais curtas, mais rasas, com repetição de 1 ou 2 bits de informação. Mas abusam das manchetes e mídias sociais para atrair os "leitores”.
É muito mais fácil mentalmente ler (ou assistir) informações com as quais já pré-concordamos, traz até uma sensação de recompensa esse “cognitive ease”. Textos + longos frequentemente trazem detalhes que contrariam nossos pré-julgamentos, dá um tilt mental, "cognitive strain”.
Read 13 tweets
29 Dec 20
Vou tentar algo diferente… Sobre COVID19, quais são suas dúvidas? O que poderia ser mais bem explicado?
Obviamente não conseguirei responder todos, muito menos hoje. Mas prometo que todo momento que tiver com alguns minutinhos livres no laboratório eu vou olhar os comentários e irei respondendo ao longo dos dias.
Pessoal, 2 da manhã aqui, preciso dormir e ir trabalhar amanhã (hoje) cedo. Mas colegas médicos e pesquisadores, fiquem a vontade para responder as perguntas aqui. Ou de linkarem respostas para perguntas repetidas.
Read 10 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!