A grande batalha dos nossos tempos é pela Liberdade de Expressão. Trata-se do direito de falar justamente aquilo que não se quer ouvir. Aquilo que vc discorda. Acha repugnante até. Toda Constituição democrática contempla esse direito.
Nessa etapa peço que tentem não focar nas exceções, mas se concentrem na regra geral. Depois discutimos quais os limites desse direito.
Para um direito ter efetividade o seu titular precisa de MEIOS. Não adianta a lei garantir o que for se na prática a pessoa nao consegue exercer esse direito. Liberdade de expressão não é vc conversar com seu vizinho, mas ter meios de seu discurso atingir uma massa de pessoas
Antigamente, tais meios de divulgação consistiam em acesso a um caixote em praça pública. Depois, com a tecnologia, bastava acesso a uma prensa, munido de papel. Mais adiante, acesso a uma frequência de rádio. Hoje, consiste em acesso a internet e suas plataformas de comunicação
Com a popularização da internet, nos anos 90, os veículos da chamada grande mídia começaram a perder força, e acreditou-se no início de uma nova era de amplo acesso à informação.
antes, uns poucos editores acabavam definindo o que sairia no noticiário, ao passo que na internet cada um podia abrir um site e expos suas visões, a custo zero.

A informação começou a fluir muito solta. Infelizmente isso está mudando. O acesso livre a informação está em risco
Se antes tínhamos em cada país um punhado de TVs e jornais, hoje temos cerca de 3 empresas no MUNDO TODO que dominam a veiculação de conteúdo. Facebook, Google e Twitter, com suas diversas empresas subsidiárias, como whatsapp, youtube e instagram.
E essas empresas resolveram censurar conteúdo com base em critérios próprios (não com base na lei de cada país). Chamam de regras da comunidade ou algo nessa linha. Na prática é o que eles quiserem que seja.
Quem fala algo que as desagrade (e elas tendem a seguir linhas muito similares e conversam entre si), acaba silenciado, punido ou até definitivamente banido. Muito gente boa já “sumiu” por conta dessa censura. Muita notícia importante tb, como a das falcatruas do filho do Biden
Cito o caso do Dr Zelenko, recentemente banido do twitter. Curiosamente ele defendia um tratamento para covid muito eficaz e...barato.
Quem não é muito ligado nas redes sociais pode achar isso ao distante, mas não é, e está cada dia mais comum e desavergonhado. O dia que isso atinge alguém que vc segue a coisa muda de figura.
O efeito eleitoral disso é brutal. Lembrem que em 2016 o CEO do Facebook se “desculpou” por não ter agido para impedir notícias que elegeram Trump? As chamadas fake news foram uma mostra do momento em que eles se arrogaram no direito de dizer o que é verdade e o que é mentira.
Pergunte para qualquer executivo dessas empresas, mas aposto que nenhum deles se acha nada parecido com um Papa medieval que ele certamente critica.
Os tempos são outros, mas o modus operandi é idêntico. Concentre poder, e os abusos surgem. Sem meios não há direitos, não há leis e não há Constituição.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Victor S. Metta

Victor S. Metta Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @VictorMetta

5 Jan
Tudo que vivemos esse ano se sustentou nos seguintes pilares:

1- transmissão por assintomáticos
2- transmissão por contato físico
3- “achatar a curva”
4- máscaras
5- lockdown
6- vacina, vacina, vacina

Passados alguns meses, o que sabemos?
1- transmissão por assintomáticos ainda não está provada. Pelo contrário, há estudos confirmando que não ocorre ou é raríssima. nature.com/articles/s4146…
2- transmissão por contato físico não ocorre ou é raríssima. Muito gasto de energia a toa. washingtonpost.com/opinions/2020/…
Read 8 tweets
1 Jan
Virou o ano. Tenho noticias.

A primeira é que não mudou nada. 2020 não vai ficar pra trás, porque marcou o período em que abusaram de nos, mental e intelectualmente, e nos deixamos, especialmente pelo receio de contrariar a massa. Pelo infantil receio de não querer destoar.
Foi o ano em que aceitamos que fizessem conosco barbaridades indizíveis sob alegação de nos proteger de nos mesmos. Literalmente.

Foi o ano em que nos abrimos mão de liberdade em troca de segurança, e, como já diziam benjamin franklin, ficaremos (como já ficamos) sem os dois.
Foi o ano que vimos que não temos líderes, mas permitimos o surgimento de milhões de mini déspotas, de porteiros e síndicos de prédio até prefeitos e governadores, sendo que presidentes das nações ocidentais provaram que não mandam em absolutamente nada.
Read 10 tweets
16 Dec 20
O índice de erros e acertos em previsões diz muito sobre o conhecimento que alguém tem sobre algum tema. Diz quase tudo na verdade. Por isso que as pessoas morrem de medo de prever: a maioria erra MUITO (e seguem dando opiniões ruins). Segue...
Como eu não quero perder meu tempo levando a sério quem só erra, procurei identificar um método pra entender melhor as coisas e acertar mais. Em resumo:
1-identificar “acertadores” e “erradores” de previsões. Demora, mas depois de uns tempos sua lista vai ficar boa.
Read 11 tweets
2 Dec 20
Diretora da Bolsa de Tecnologia dos EUA dizendo que empresas que não colocarem gays e outras minorias no Conselho sofrerão punições e podem até ser excluídas. Pois é. Não precisam de lei. As mega empresas agem como cartel para impor sua agenda e excluir a concorrência.
Isso é fascismo mas em versão nova. Economia fascista é ter apenas grandes empresas em alinhamento com o Estado, sem concorrência. Estilo China. Isso é fascismo mesmo. O resto é usar o termo como xingamento.
A turma ainda pensa em termos de direita defender empresa e esquerda defender Estado. Como disse @opropriolavo , agora nos resta apelar ao Estado pra nos salvar das mega empresas.
Read 5 tweets
18 Aug 20
1. Esse artigo do Hazony é essencial para compreender o que está ocorrendo na política mundial, e o que irá ocorrer em seguida. Vou resumir o principal numa thread:
2. A democracia liberal, de ideiais iluministas, é historicamente muito vulnerável ao marxismo. Oq o marxismo faz é atuar na clave do opressor e oprimido, sempre. Tudo ele vê sob essa ótica. E sempre haverá pessoas nessas condições em qualquer sociedade.
3. Além disso, a democracia liberal considera uma serie de conceitos como auto evidentes (homem, mulher, justo, igual, liberdade, etc) porém eles só fazem sentido num contexto de tradição cultural mantida. É o senso comum.
Read 13 tweets
7 Aug 20
Lições dessa pLandemia: A THREAD

1-com um bom mkt, vc pode fazer as pessoas aceitarem qualquer coisa. Pode até falar em ciência e não ter ciência nenhuma por trás. As técnicas de persuasão social estão muito desenvolvidas.
2- as democracias não têm chance contra o novo tipo de combate usado pelas ditaduras. Ficam ingovernáveis. Nação forte NÃO é a que tem mais soldados e tanques. É a que tem mais COESÃO SOCIAL e liderança. O mundo ocidental está sob ataque justamente nesses pontos agora.
3- não precisa de uma conspiração muito fechada. Basta q haja estimulos pra outros players seguirem a linha que se deseja e eles vao ajudar. Ex: luta dos laboratórios contra cloroquina, e ações da turminha do mal pra fazer lockdown pesado e prejudicar o governo Bolsonaro
Read 10 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!