Eu ia postar o fio das variantes, porém, passei este aqui na frente porque SAIU os resultados interinos da fase 1/2 da vacina candidata da Johnson&Johnson (Ad26.COV2.S Covid-19) e quero muito comentar com vocês!

Vamos comigo?
Link do artigo publicado na @NEJM nejm.org/doi/full/10.10…
Em 25 de Setembro, o préprint dos dados de segurança e imunogenicidade tinham sido apresentados, e comentei aqui nesse fio:
Recaptulando o estudo: um multicêntrico de fase 1–2a controlado por placebo, randomizado com participantes:
- adultos saudáveis com idades entre 18 e 55 anos na coorte 1
- e aqueles com 65 anos ou mais na coorte 3

Para receber o Ad26.COV2.S (que chamarei de vacina da J&J).
A vacina da J&J foi analisada em 2 doses: uma dose baixa e uma dose alta + o grupo que recebeu o placebo.

Info importante! Dados de longo prazo comparando um regime de dose única com um regime de duas doses estão sendo coletados na coorte 2. Um grande diferencial dessa vacina!
Os dados da coorte 2 não foram relatados neste artigo, e devem estar em preparação para uma próxima publicação!

Os desfechos primários (o que queremos observar inicialmente com a vacina) foram a segurança e a reatogenicidade de cada esquema de dosagem.
A fase 1/2a iniciou-se em 22 de julho de 2020, em 12 centros na Bélgica e nos Estados Unidos.

A coorte 1 foi dividida em 1a (375 participantes) e 1b (uma coorte exploratória para uma análise aprofundada de imunogenicidade, com um recrutamento de 25 participantes)
A faixa etária mais velha foi incluída na coorte 3, com uma meta de inscrição de 375 participantes.

Em novembro de 2020, a inscrição foi iniciada na coorte 2 para coletar dados de longo prazo comparando um regime de dose única com um regime de duas doses.
Para duas doses, um intervalo de 56 dias foi investigado. O protocolo pode ser acessado no site da @NEJM em nejm.org/doi/suppl/10.1…

(tive problemas pra acessar por mutios redirecionamentos à página, mas deixo o link aqui).
De 593 participantes para a coorte 1, 405 foram inscritas e 402 receberam a primeira dose da vacina da J&J; esses participantes receberam a segunda dose até 7 de novembro de 2020.
De 660 pessoas para a coorte 3,, 405 foram inscritos e 403 receberam a primeira dose da vacina da J&J. As análises dos dados obtidos dos participantes na coorte 3 após a administração da 2º dose, bem como a durabilidade e os dados de segurança de longo prazo, estão em andamento
//nota da mell: por isso os resultados são interinos/preliminares ;)
Na tabela abaixo, vemos os detalhes dos participantes, tanto para a coorte 1, quanto para a coorte 3:
Nas duas coortes, os eventos adversos sistêmicos mais solicitados foram de grau 1 ou 2 (leves a moderados); mais frequentes foram fadiga, cefaleia e mialgia. Febre ocorreram em 2 dias após a imunização e foram resolvidos em 1 ou 2 dias, com medicamento anti-febre.
Nenhum participante interrompeu o estudo por causa de um evento adverso.

Cinco eventos adversos graves ocorreram, todos não relacionados com a vacina (histórico prévio de doença)
Sobre a imunogenicidade (resposta imunológica):
- No dia 29 após a vacinação, os títulos de AC aumentaram para 478 no grupo que recebeu a dose baixa seguido por um placebo (1 dose);
- Aumentou para 586 na dose baixa seguido por uma segunda dose baixa
- Aumentou para 625 no grupo que recebeu uma dose alta seguida por placebo
- Aumentou para 788 no grupo de dose alta seguida por dose alta

Soroconversão de 99% ou mais em todos os grupos
No dia 57, repetindo a análise, os valores aumentaram ainda mais para 660*, 754, 873* e 1100 respectivamente.

Após a primeira dose, a incidência de seroconversão foi de 100% em todos os grupos, exceto no grupo de alta dose seguida por placebo (97%)
14 após a 2ª dose, os valores foram 1677 no grupo de baixa dose/baixa dose e 2292 no grupo de alta dose/alta dose grupo, com 100% de soroconversão em cada grupo.
No dia 71, nos grupos de dose baixa/placebo e dose alta/placebo,os valores encontrados foram 600 e 951, respectivamente, valores que foram semelhantes para aqueles no dia 57 (voltar 2 tuítes, valores com * para facilitar a comparação).
Já na coorte 3, no dia 15 após a vacinação, os títulos de AC aumentaram para 122 no grupo de baixa dose e para 141 no grupo de dose alta, com uma incidência de soroconversão de 75% e 77%, respectivamente.
No dia 29, os títulos eram 312 no grupo de baixa dose e 350 (no grupo de alta dose, com 96% de soroconversão.

Agora, AC neutrlaizantes!

29 dias após a vacinação, os títulos aumentaram para
- 224 no grupo de dose baixa/placebo
- 224 no grupo de dose baixa/dose baixa
- 215 no grupo de alta dose/placebo
- 354 no grupo de alta dose/alta dose

Soroconversão de 96%, 88%, 96 % e 92%, respectivamente
No dia 57, os títulos aumentaram ainda mais para 310, 288, 370 e 488, respectivamente, com de 100% de soroconversão no grupo de dose baixa/placebo e 96% de soroconversão nos outros grupos.
14 dias após a 2ª dose, os títulos foram de 827 no grupo de baixa dose/baixa dose e 1266 no grupo de alta dose/grupo de alta dose, com 100% de soroconversão nos dois grupos de dose.

[CALMA QUE TEM MAIS FIO]
No dia 71, os títulos foram: 321 no grupo de baixa dose/placebo e 388 no grupo de alta dose/placebo, valores que foram semelhantes a aqueles no dia 57!

Soroconversão foi de 100% em ambos os grupos.
Na coorte 3, no dia 15, os títulos:
- 212 no grupo de dose baixa
- 172 no grupo de alta dose no dia 15

No dia 29:
- 277 e 212 respectivamente

Soroconversão foi 91% e 84%, respectivamente, no dia 15 e 96% e 88%, respectivamente, no dia 29.
Agora: resposta de células T! ihuuu

Foram avaliadas as respostas induzidas pela vacina em células T CD4 + Th1 e Th2 e em células T CD8 + específicas para a proteína S do SARS-CoV-2 , em um subgrupo de participantes no início do estudo e 15 dias após a primeira dose
Na coorte 1a, uma resposta Th1 à prot. S foi detectada em 76% em quem recebeu a baixa dose da vacina e em 83% em quem recebeu a alta dose; os valores correspondentes na coorte 3 foram 60% e 67%, respectivamente.
Observando esses dados, os autores concluem que a resposta induzida pela vacina foi preferencialmente do tipo Th1

Tem um post maravilhoso do @Biomedicina sobre respostas Th1 e Th2! Vem aprender! biomedicinapadrao.com.br/2010/10/linfoc….
Basicamente, resposta Th1 produz citocinas (moléculas sinalizadoras) relacionadas principalmente com a defesa mediada por fagocitose contra agentes infecciosos intracelulares (ex.: virus), como Interferon-gama (INF-γ), IL-2 e Fator de Necrose Tumoral alfa (TNF-α).
No dia 15 na coorte 1a, uma resposta de células T CD8 + foi detectada em 51% dos participantes no grupo de baixa dose e em 64% no grupo de alta dose!

Na coorte 3, as respostas das células T CD8 + foram menores, com uma incidência de 36% no grupo de baixa dose e 24% na alta dose
//nota da mell: no artigo tem todos os intervalos de confiança para os valores. Não coloquei nos tuítes por uma questão de espaço mesmo hehe /sorry
RESUMEX: Um bom perfil de segurança e de reatogenicidade, com uma boa imunogenicidade após uma dose baixa ou uma dose alta!

A análise interina indica que a vacina candidata da J&J é segura e imunogênica em adultos jovens e idosos!
Ponto fortíssimo: Embora todos os estudos de fase 3 em andamento de outras vacinas COVID-19 tenham avaliado esquemas de duas doses, UMA ÚNICA DOSE da vacina da J&J desencadeou uma forte resposta de AC na maioria dos que receberam a vacina!
Com a presença de AC neutralizantes e de ligação a S em mais de 90% dos participantes, independentemente da faixa etária ou da dose da vacina.

/lembrete: AC = anticorpos
Além disso, durante 71 dias de acompanhamento após a 1ª dose, os títulos de AC aumentaram e se estabilizaram, o que sugere durabilidade da resposta imune induzida pela vacina da J&J - que precisa ser melhor estudada na 4ª fase, mas que é um bom indicativo, é!
E sabemos o quanto uma vacina para COVID-19 de dose única tem vantagens logísticas sobre uma vacina de duas doses, especialmente durante uma pandemia. Muito muito interessante, ansiosa pelos dados de eficácia da fase 3!
Inclusive, o ensaio clínico de fase 3 está todo nesse link para quem quiser conferir o protocolo, o qual estudará os regimes de 1 e 2 doses, investigando a proteção que essa vacina pode conferir - AGUARDAREMOS!

Link: clinicaltrials.gov/show/NCT046149…
Curtiu o fio? Bora compartilhar ciência 🌻 ficou grande EU SEI mas me empolguei ok

@threadreaderapp compile

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Mellanie Fontes-Dutra, PhD 💉 #VacinaSIM!

Mellanie Fontes-Dutra, PhD 💉 #VacinaSIM! Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @mellziland

14 Jan
Palavras como "mutações", "variantes" assustam ,não é? Especialmente quando as mídias internacionais volta os olhos para o Brasil, para noticiar dados sobre esse tema.

Nesse fio, vou falar um pouco sobre a variante em Manaus, e também sobre algumas outras. Vamos?
As referências que eu estarei citando no fio são:
1- virological.org/t/tracking-the…
2- virological.org/t/phylogenetic…
3- virological.org/t/genomic-char…

Recomendo seguir o @CaddeProject a @atrvlncc @PaolaResende1 @nmrfaria @candido_darlan e tantos cientistas brasileiros envolvidos nessa vigilância
Cronologicamente, o governo do Japão anunciou, no dia 10/01, que detectou em seu território uma nova variante do coronavírus, em quatro viajantes que vieram do Brasil para o Japão

dw.com/pt-br/jap%C3%A…
Read 42 tweets
13 Jan
Mais uma da série: e os dados? Muito curiosa para vê-los, que já tem aprovação emergencial em alguns locais, como a Argentina e a Bolívia. Até o momento, sabemos pouco

Abaixo, alguns trechos da reportagem da @UOL
Atualmente, a agência analisa os pedidos do Instituto Butantan e da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) para liberação da CoronaVac e do imunizante AstraZeneca/Oxford, com previsão de resposta no domingo (17)
O acordo fechado com a empresa brasileira prevê a entrega de 10 milhões de doses da vacina russa contra a covid-19 no primeiro trimestre deste ano, com início em janeiro
Read 5 tweets
12 Jan
FIOS SOBRE A CORONAVAC PARA TU LER!

Começando pelo meu, que fiz ao vivaço enquanto a coletiva estava acontecendo:
Resumo do fio acima com um pequeno Q&A:
Read 6 tweets
12 Jan
Q&A rapidinho:

- 50,4% é uma boa eficácia, vai impactar na transmissão do vírus por estarmos protegendo uma parcela significante da população que se vacinar

Acompanhe o fio ;)
- Temos que olhar os dados adicionais: 78% de risco menor em casos leves/ambulat. em quem se vacinou comparado a quem não se vacinou é ótimo

- Se olharmos para casos moderados/graves/hospitalizações, essa redução de risco pode ser ainda maior.
- Hoje temos uma tendência para o tópico anterior, que precisa ser melhor estudada, mas sem dúvida é um bom indicativo

- Já esperávamos que a vacina teria uma eficácia menor. Estamos usando o vírus inteiro, montando respostas pra várias partes do vírus, não só pra prot. S, p.ex.
Read 9 tweets
12 Jan
Começou agora a segunda coletiva do Butantan, após a primeira que mencionou valores de eficácia!

Vamos acompanhar? Vou ir publicando algumas impressões nesse fio!

Link:
(por enquanto sem dados apresentados)
Estudos que irão ocorrer:

- 500 voluntárias com gestantes
- crianças e adolescentes de 3-17 anos
- Projeto S: avaliação da eficiência da vacina (papel da vacina sobre a pandemia* )

*nota: não sei se entendi completamente essa proposta
Read 40 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!