❗️No Brasil todo mortalidade por covid é alta, mas números do Norte impressionam.
Minha matéria no Jornal da USP mostra que até agosto 6 a cada 10 pacientes com covid na UTI morreram no país; na Região Norte, 8 em cada 10.
Dados de estudo no The Lancet Resp. Dis. - continua👇
Somado a outros dados, isso quer dizer que nosso sistema de saúde não deu conta do alto fluxo de pacientes, especialmente na Região Norte, onde um novo colapso do sistema já vinha se desenhando, atingindo o auge esta semana, com o fim do suprimento de oxigênio.
Outro dado alarmante foi a mortalidade de 80%, no País todo, dos doentes que precisaram de ventilação mecânica invasiva, ou seja, intubação. “No Norte e no Nordeste, mesmo as pessoas jovens ventiladas morreram muito”, diz @otavio_ranzani, que é o primeiro autor do estudo.
Além das limitações no sistema de saúde, complica a situação de Manaus a baixa implementação de medidas preventivas.
Num índice que vai de 0 a 100, a capital do Amazonas ficou abaixo de 20 na maior parte do primeiro semestre, e pouco acima de 20 no segundo semestre de 2020.
A nova subida de casos dá sinais de que haverá uma carga de atendimento muito grande, o que pode levar ao colapso do sistema novamente, não só na Região Norte, como já se assiste.
Para o sanitarista Gonzalo Vecina, "nós estamos caminhando para um desastre das proporções de Manaus em cidades como Fortaleza e Belém".
Para ele, no problema atual do oxigênio o governo é o maior culpado, mas empresas que produzem o insumo também são responsáveis.
“É um mercado oligopolizado e exclusivamente delas. As empresas são parte da solução e do problema. O mercado é delas e ninguém pode chegar perto”.
Outro ponto a ser observado em Manaus, é a localização A cidade é ilhada e ...
...a produção de oxigênio local não foi suficiente. Essa questão não é um problema nas regiões Sul e Sudeste, o que faz com que o risco de falta de oxigênio nos hospitais seja menor.
O Ingrediente Farmacêutico Ativo é tipo o suco Maguary concentrado que as unidades de produção brasileiras vão usar para fabricar as 1as doses das vacinas Coronavac (Butantan) e da AstraZeneca-Oxford (Fiocruz).
Mas ainda não recebemos o líquido precioso... Segue👇
Vamos por partes. Como está a situação na @fiocruz?
Além dos dois milhões de doses prontas de vacina que deveriam chegar da Índia, a Fiocruz aguarda com a linha de produção de Bio-Manguinhos *ansiosa* o IFA previsto para chegar da China até o dia 25 de janeiro...
Para as vacinas produzidas aqui, o cronograma da Fiocruz estabelece a entrega de:
🗓️1 milhão de doses até 15 de fevereiro
🗓️ 50 milhões de doses até abril
🗓️100,4 milhões de doses até julho
Oxigênio acabou e hospitais de Manaus viraram câmara de asfixia
"Uma das profissionais disse, chorando, que os pacientes estão sendo 'ambuzados', recebendo oxigenação de forma manual, já que os respiradores estão sem oxigênio.
Cada profissional consegue ambuzar um... (cont.)
...paciente por até 20 min, quando tem que ceder lugar a outro técnico, o que torna a rotina de procedimentos arriscada, insuportável e caótica."
Da coluna da Mônica Bergamo na Folha.
Jornalismo não salva vidas diretamente, mas pode denunciar para que haja pressão pública por soluções mais rápidas de tragédias como essa.
🎶A cobra não tem pé/ cobra não tem mão/como é que ela sobe no pezinho de limão?
A cobra da música não sei, mas cientistas descobriram um tipo de locomoção BIZARRA que faz a cobra-arbórea-marrom subir em local liso/alto.
Ela faz um LAÇO no próprio corpo😱
Segue que tem vídeo👇
A locomoção em laço, batizada assim pela postura corporal, pode contribuir para o sucesso da espécie 'Boiga irregularis' ao permitir que ela acesse presas que de outra forma seria impossível.
E também pode explicar como ela pode escalar postes, levando à queda de energia!
Por quase 100 anos, a locomoção de cobras foi em geral categorizada de quatro jeitos: retilínea, ondulação lateral, sidewiding (ondulação lateral) e concertina (sanfonado)
❗️Eficácia tira o foco de outras discussões também (ou até mais) importantes
💉Na época do H1N1, o PNI vacinou 80 milhões de pessoas em 3 meses. Mas eles já tinham, antes de começar a campanha 100 milhões de doses da vacina estocadas e insumos preparados (continua...)👇
O médico e pesquisador da USP @josegallucci acredita que estamos voltando muita atenção à questão da eficácia, quando "a nossa maior chance de fracassar será na hora de transformar a vacina em um programa efetivo de vacinação".
Para ele, considerando que essa será uma campanha de vacinação imensa, talvez a maior da história do país, o @minsaude teria que ter mobilizado de maneira coesa sociedade civil, profissionais de saúde, e a classe política, os governos federal e estaduais.