SOBRE O ANÚNCIO DA CORONAVAC. Entenda porque, apesar de animador, esse anúncio diferiu do anúncio das outras vacinas já anunciadas (Pfizer, Moderna e AstraZeneca/Oxford) e deixou a muito desejar. 🧶
O objetivo pricipal de um ensaio clínico é determinar a eficácia da vacina - redução percentual de CASOS SINTOMÁTICOS entre os q receberam a vacina Vs. os do grupo placebo. Esse é o desfecho primário do estudo e o protocolo do Butantan foi desenhado dessa maneira.
Além do desfecho primário, existem outros objetivos chamados desfechos secundários. Um dos desfechos secundários é determinar a eficácia para as diferentes apresentações dos casos: se casos leves, severos ou óbitos. Aqui os desfechos secundários do protocolo do Butantan. 👇🏽
Na coletiva de imprensa ontem, o que foi apresentado foram os desfechos secundários - e alguns que nem estavam determinados no protocolo. A eficácia em prevenir qualquer caso sintomático, o principal desfecho do estudo, não foi apresentada.
Quando pressionado pelos repórteres por esses dados, o diretor do Butantan disse q o número total de eventos era cerca de 220, com 160 no placebo e "pouco menos" de 60 casos nos vacinados. Calculando-se a eficácia por esses números, chegaríamos a cerca de 64% - uma boa eficácia.
Resultados de desfechos secundários são importantes e os da CoronaVac parecem excelentes. Mas pq não apresentar o principal desfecho do estudo (proteção contra caso sintomático) como determinado no protocolo e relatar números básicos como é de praxe fazer em anúncios de eficácia?
Ao q tudo indica a Coronavac é uma vacina segura e c eficácia, capaz de ter um impacto no controle da pandemia no BR. Além disso, pode ser produzida localmente e de fácil armazenamento /distribuição. Mais q isso, ao q parece é nossa única opção no momento.
O fato é q o anúncio desejou mto a desejar a todos nós q ansiosamente esperávamos pelos resultados de eficácia dessa vacina. Infelizmente, o q vimos foi uma manipulação dos dados e uma total falta de transparência. sciencemag.org/news/2021/01/b…
O q gera insegurança sobre a vacina na população ñ é o questionamento embasado da comunidade científica. É a falta de transparência ao apresentar os dados. Principalmente qdo o anúncio é mais um show de político (seja ele quem for) que um evento cientifico.www1.folha.uol.com.br/equilibrioesau…

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Denise Garrett, MD - VACINA JÁ 💉

Denise Garrett, MD - VACINA JÁ 💉 Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @dogarrett

3 Jan
Aos muitos que por alguma condição médica já me perguntaram se poderão ou não tomar a vacina de nRNA para a Covid quando (se) disponível, esse🧵é p vcs.
** Fio baseado em orientações publicadas pelo CDC em 29/dezembro. Qualquer dúvida converse com seu médico. Foto de frascos de vacina com a seguinte frase: Quem pode ou
1. Pacientes com sistema imunológico enfraquecido (HIV, doença crônica, ou medicamento imunossupressor)
- Não só podem como devem tomar a vacina por causa de risco aumentado de infecção grave
- Lembrando q dados de segurança nesse grupo ainda é limitado
cdc.gov/coronavirus/20…
2. Pacientes c doença autoimune
- Podem tomar a vacina
- Dados de segurança nesse grupo ainda limitado
3. Pessoas q tiveram Guillain-Barré
- Podem tomar a vacina
- Nenhum caso confirmado de GB foi relatado durante os ensaios clínicos da vacina
Read 6 tweets
1 Jan
2020 foi um ano difícil para todos mas iniciamos 2021 com otimismo e esperança! Temos duas vacinas (Pfizer e Moderna) com eficácia de ~95% e já em uso amplo – uma verdadeira maravilha da ciência! Temos também várias vacinas na pipeline. Aqui um resumo das mais adiantadas. 🧶
ASTRAZENECA/OXFORD (Vetor Viral)
Uma vacina barata e de fácil ditribuição/armazenamento, com potencial de ter gde impacto na transmissão a nível mundial. Aprovada para uso emergencial no Reino Unido, c eficácia de ~70%. Mas, alguns erros na execução dos testes e outros erros...
...de comunicação pelo CEO deixaram dúvidas sobre a real eficácia, como a vacina funciona em pessoas >55 anos e como interpretar os resultados de um pequeno número de pessoas que receberam doses diferentes. Um estudo nos EUA c resultados p Fevereiro pode elucidar essas questões.
Read 11 tweets
30 Dec 20
Ontem (29/12), a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) disse q a vacina da AstraZeneca/Oxford ñ estava pronta p aprovação e q precisavam de dados adicionais. Hoje, a agência regulatória do Reino Unido (a MHRA), aprova a vacina p uso. Entenda a polêmica🧶 bbc.com/news/health-55…
AINDA NÃO SABEMOS A EFICÁCIA REAL DA VACINA.
Um artigo de 8/dez c resultados da fase 3 relata eficácia de 70.4% em uma análise combinada de resultados de 3 países: Reino Unido (RU), Brasil (BR) e Africa do Sul (AS). Mas...
thelancet.com/journals/lance…
...essa análise combinada envolveu dosagens incorretas e falta de padronização dos estudos nos países. Qdo se excluiu o grupo c dose diferentes, a eficácia foi de 62%. Isso poderia seria suficiente (>50%), mas tem outro problema: o intervalo de confiança (IC).
Read 7 tweets
5 Dec 20
O BRASIL VAI FICAR SEM VACINA E A CULPA É DO GOVERNO. O governo errou no controle da Covid-19. Não era uma gripezinha. Mas agora é ainda mais sério. O governo erra também com relação à vacina. O plano de vacinação divulgado é somente para inglês ver. É um plano de faz de conta. Foto de frascos de vacina para Covid, com um gde "X&quo
Tivemos 10 meses p preparar nossa cadeia de frio p receber vacinas como a da Pfizer/Moderna. Poderíamos ter comprado freezers p serem utilizados nas maiores capitais. C isso poderíamos vacinar pelo menos os profissionais de saúde nos gdes centros do país. Nada foi feito.
Mais grave q ñ comprar pq ñ se preparou é, por razões puramente políticas, se recusar a comprar 46 milhões de doses da CoronaVac. Isso poderia atender ~10% da população. A desculpa? Ñ tem aprovação pela Anvisa. Mas a da AstraZeneca tbem ñ tem –são contratos de intenção de compra.
Read 9 tweets
30 Nov 20
É FALSO que a vacina de mRNA modifica nosso material genético (DNA) ou que causa doença autoimune. Entenda porque e ajude a combater essa fake news.
O mRNA (RNA mensageiro) é exatamente o que o nome indica: um mensageiro. Ele leva a mensagem de qual proteína a célula deve produzir (nesse caso, a proteina spike do SARS-CoV-2). Depois q entrega a mensagem, o mRNA se DEGRADA rapidamente – em questão de minutos ou poucas horas.
Ou seja, se o mRNA pudesse pedir uma música no #Fantastico @showdavida, seria:
"Eu sou nuvem passageira
Que com o vento se vai
Eu sou como um cristal bonito
Que se quebra quando cai"
O mRNA não permanece e não tem como ele se integrar no nosso DNA ou alterá-lo.
Read 11 tweets
30 Nov 20
Final de fase 3 da MODERNA (30.000 participantes e 196 casos de COVID-19) c eficácia de 94,1%. Mas ainda melhora! Dos 30 casos q foram graves, nenhum no grupo da vacina — proteção contra COVID-19 grave foi de 100%. Nenhuma preocupação séria de segurança até o momento.
Essa vacina pode mudar totalmente o curso da pandemia. Além de prevenir doença, pode tbem prevenir casos graves/hospitalizações nos q ainda adoecem. (Ainda não sabemos se previne infecção e qto tempo dura a proteção). A vacina está aí!! Sua missão é se manter vivo.
Ainda melhor: vacina pode ser armazenada em freezer comum (-20 ° C) 6 meses e permanece estável em geladeira padrão de 2 ° a 8 ° C por 30 dias!! Também ñ precisa de diluição antes de vacinar (diminui risco de erro de dose). Proteja-se. Proteja aos seus. Vc ñ quer adoecer agora.
Read 4 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!