Ontem (29/12), a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) disse q a vacina da AstraZeneca/Oxford ñ estava pronta p aprovação e q precisavam de dados adicionais. Hoje, a agência regulatória do Reino Unido (a MHRA), aprova a vacina p uso. Entenda a polêmica🧶 bbc.com/news/health-55…
AINDA NÃO SABEMOS A EFICÁCIA REAL DA VACINA.
Um artigo de 8/dez c resultados da fase 3 relata eficácia de 70.4% em uma análise combinada de resultados de 3 países: Reino Unido (RU), Brasil (BR) e Africa do Sul (AS). Mas...
thelancet.com/journals/lance…
...essa análise combinada envolveu dosagens incorretas e falta de padronização dos estudos nos países. Qdo se excluiu o grupo c dose diferentes, a eficácia foi de 62%. Isso poderia seria suficiente (>50%), mas tem outro problema: o intervalo de confiança (IC).
IMPORTANTE:
De acordo c o estabelecido pelo FDA e OMS, o limite inferior do IC - uma medida de a faixa de incerteza do resultado - deve estar acima de 30%. O ensaio do RU não alcançou esse limite (IC: (28·0 to 78·2). O ensaio do BR passou raspando (30·7 to 81·5).
Além disso, a eficácia de 62% foi p até 55 anos de idade. Apenas 718 pessoas dos vacinados eram ≥56 anos e só 224 delas eram >70 anos. (P.ex., Pfizer tinha 8.396 >55 anos e 860 ≥75 anos). A vacina pode ñ ter eficácia adequada em idosos e há poucos dados de segurança p eles.
Um ensaio clínico em andamento nos EUA (2 doses padrão) tem resultados esperados p fevereiro. Esse ensaio confirmará a eficácia da vacina. Até lá, ou até q a AZ/Oxford mostre dados adicionais, a real eficácia da vacina permanece no ar.
A aprovação dessa vacina vem qdo o RU enfrenta níveis sem precedentes de transmissão e imensa pressão no sistema de saúde. Mesmo c incertezas, autoridades esperam q c > quantitativo e fácil distribuição, essa vacina seja um importante ponto de inflexão da pandemia no país. Oxalá!

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Denise Garrett, MD - VACINA JÁ 💉

Denise Garrett, MD - VACINA JÁ 💉 Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @dogarrett

5 Dec 20
O BRASIL VAI FICAR SEM VACINA E A CULPA É DO GOVERNO. O governo errou no controle da Covid-19. Não era uma gripezinha. Mas agora é ainda mais sério. O governo erra também com relação à vacina. O plano de vacinação divulgado é somente para inglês ver. É um plano de faz de conta. Foto de frascos de vacina para Covid, com um gde "X&quo
Tivemos 10 meses p preparar nossa cadeia de frio p receber vacinas como a da Pfizer/Moderna. Poderíamos ter comprado freezers p serem utilizados nas maiores capitais. C isso poderíamos vacinar pelo menos os profissionais de saúde nos gdes centros do país. Nada foi feito.
Mais grave q ñ comprar pq ñ se preparou é, por razões puramente políticas, se recusar a comprar 46 milhões de doses da CoronaVac. Isso poderia atender ~10% da população. A desculpa? Ñ tem aprovação pela Anvisa. Mas a da AstraZeneca tbem ñ tem –são contratos de intenção de compra.
Read 9 tweets
30 Nov 20
É FALSO que a vacina de mRNA modifica nosso material genético (DNA) ou que causa doença autoimune. Entenda porque e ajude a combater essa fake news.
O mRNA (RNA mensageiro) é exatamente o que o nome indica: um mensageiro. Ele leva a mensagem de qual proteína a célula deve produzir (nesse caso, a proteina spike do SARS-CoV-2). Depois q entrega a mensagem, o mRNA se DEGRADA rapidamente – em questão de minutos ou poucas horas.
Ou seja, se o mRNA pudesse pedir uma música no #Fantastico @showdavida, seria:
"Eu sou nuvem passageira
Que com o vento se vai
Eu sou como um cristal bonito
Que se quebra quando cai"
O mRNA não permanece e não tem como ele se integrar no nosso DNA ou alterá-lo.
Read 11 tweets
30 Nov 20
Final de fase 3 da MODERNA (30.000 participantes e 196 casos de COVID-19) c eficácia de 94,1%. Mas ainda melhora! Dos 30 casos q foram graves, nenhum no grupo da vacina — proteção contra COVID-19 grave foi de 100%. Nenhuma preocupação séria de segurança até o momento.
Essa vacina pode mudar totalmente o curso da pandemia. Além de prevenir doença, pode tbem prevenir casos graves/hospitalizações nos q ainda adoecem. (Ainda não sabemos se previne infecção e qto tempo dura a proteção). A vacina está aí!! Sua missão é se manter vivo.
Ainda melhor: vacina pode ser armazenada em freezer comum (-20 ° C) 6 meses e permanece estável em geladeira padrão de 2 ° a 8 ° C por 30 dias!! Também ñ precisa de diluição antes de vacinar (diminui risco de erro de dose). Proteja-se. Proteja aos seus. Vc ñ quer adoecer agora.
Read 4 tweets
25 Nov 20
OPINIÃO: Mto embora os resultados da AstraZenca/Oxford sejam promissores, CONSIDERO PRECOCE A APROVAÇÃO P USO EMERGENCIAL NESSE MOMENTO. Com 3 eficácias relatadas (62% p doses cheias, 90% p 1/2 e 1 dose, média de 70%), são várias perguntas ñ respondidas. +
otempo.com.br/brasil/astraze…
Qual a real eficácia da vacina? Ñ sabemos. O número de partipantes no grupo de eficácia de 90% foi mto pequeno (2.700). Ñ sabemos número de casos de Covid nesse grupo. Além disso o intervalo de confiança cruza c o grupo de eficácia 62%. Isso indica q pode ñ ter diferença.
Qtos casos graves no grupo da vacina Vs placebo? Quais eram as análises primárias e secundárias pré-determinadas nos protocolos? Tbem não sabemos. O q temos até o momento são dados sólidos p uma vacina menos eficaz (62%) e dados menos sólidos p uma vacina mais eficaz (90%).
Read 6 tweets
23 Nov 20
EFICÁCIA DA VACINA DA OXFORD/ASTRAZENECA é de 70%. Mas, dados sugerem q com uma dose menor a eficácia pode aumentar para 90%. Resultados são de análises interinas dos ensaios clínicos c 22.690 voluntários (12,390 na Inglaterra e 10,300 no Brasil). 🧶
astrazeneca.com/media-centre/p…
Comparando dosagens diferentes, eficácia de 1/2 dose seguida de dose completa 1 mês depois foi de 90%. Com 2 doses completas foi de 62%. Na análise combinada das 2 dosagens, a eficácia média foi 70%. Total de 131 casos de Covid-19, 30 entre os vacinados e 101 nos não vacinados.
- Vacina se mostrou segura, sem nenhum efeito adverso sério.
- Todos os casos de Covid-19 graves e hospitalizações foram entre os não vacinados
- Eles tbem testaram asintomáticos (Moderna e Pfizer não testaram asintomáticos). O número de asintomáticos foi menor nos vacinados.
Read 8 tweets
21 Nov 20
EFICÁCIA de uma vacina é muito importante. Mas o q realmente determina o sucesso da vacina é a EFETIVIDADE. Entenda porque. 🧵
A eficácia da vacina da Covid pode ser medida de 3 maneiras. A vacine pode prevenir:
1. Infecção (vc ñ se infecta, ñ transmite)
2. Doença (vc se infecta, mas ñ fica doente)
3. Doença grave ou morte (vc se infecta, tem sintomas, mas ñ terá doença grave). thelancet.com/journals/lanin…
Os 95% de eficácia da Moderna e da Pfizer são para proteção de doença. Significa que, se expostas à Covid, 95 de 100 pessoas que se vacinarem ñ vão adoecer (terem sintomas). Ainda ñ mostraram dados se a vacina protege contra infecção. E ainda ñ sabemos qto tempo a proteção dura.
Read 7 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!