Aos muitos que por alguma condição médica já me perguntaram se poderão ou não tomar a vacina de nRNA para a Covid quando (se) disponível, esse🧵é p vcs.
** Fio baseado em orientações publicadas pelo CDC em 29/dezembro. Qualquer dúvida converse com seu médico.
1. Pacientes com sistema imunológico enfraquecido (HIV, doença crônica, ou medicamento imunossupressor)
- Não só podem como devem tomar a vacina por causa de risco aumentado de infecção grave
- Lembrando q dados de segurança nesse grupo ainda é limitado cdc.gov/coronavirus/20…
2. Pacientes c doença autoimune
- Podem tomar a vacina
- Dados de segurança nesse grupo ainda limitado 3. Pessoas q tiveram Guillain-Barré
- Podem tomar a vacina
- Nenhum caso confirmado de GB foi relatado durante os ensaios clínicos da vacina
4. Pessoas q tiveram Paralisia de Bell
- Podem tomar a vacina
- Casos foram relatados em participantes mas dentro da taxa esperada para a população em geral. Além disso, investigação concluiu que casos não foram causados por vacinação
5. Pessoas q tiveram reação alérgica a algum tipo de vacinas
- Pergunte ao seu médico 6. Pessoas com alergias não relacionadas a vacinas (alimentos, animais de estimação, látex etc)
- Podem tomar a vacina cdc.gov/coronavirus/20…
7. Pessoas com história de reação alérgica a polietilenoglicol (PEG) ou polissorbato
- NÃO DEVEM TOMAR A VACINA. O polissorbato não é um ingrediente na vacina de mRNA, mas está intimamente relacionado ao PEG, que está nessas vacinas.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
2020 foi um ano difícil para todos mas iniciamos 2021 com otimismo e esperança! Temos duas vacinas (Pfizer e Moderna) com eficácia de ~95% e já em uso amplo – uma verdadeira maravilha da ciência! Temos também várias vacinas na pipeline. Aqui um resumo das mais adiantadas. 🧶
ASTRAZENECA/OXFORD (Vetor Viral)
Uma vacina barata e de fácil ditribuição/armazenamento, com potencial de ter gde impacto na transmissão a nível mundial. Aprovada para uso emergencial no Reino Unido, c eficácia de ~70%. Mas, alguns erros na execução dos testes e outros erros...
...de comunicação pelo CEO deixaram dúvidas sobre a real eficácia, como a vacina funciona em pessoas >55 anos e como interpretar os resultados de um pequeno número de pessoas que receberam doses diferentes. Um estudo nos EUA c resultados p Fevereiro pode elucidar essas questões.
Ontem (29/12), a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) disse q a vacina da AstraZeneca/Oxford ñ estava pronta p aprovação e q precisavam de dados adicionais. Hoje, a agência regulatória do Reino Unido (a MHRA), aprova a vacina p uso. Entenda a polêmica🧶 bbc.com/news/health-55…
AINDA NÃO SABEMOS A EFICÁCIA REAL DA VACINA.
Um artigo de 8/dez c resultados da fase 3 relata eficácia de 70.4% em uma análise combinada de resultados de 3 países: Reino Unido (RU), Brasil (BR) e Africa do Sul (AS). Mas... thelancet.com/journals/lance…
...essa análise combinada envolveu dosagens incorretas e falta de padronização dos estudos nos países. Qdo se excluiu o grupo c dose diferentes, a eficácia foi de 62%. Isso poderia seria suficiente (>50%), mas tem outro problema: o intervalo de confiança (IC).
O BRASIL VAI FICAR SEM VACINA E A CULPA É DO GOVERNO. O governo errou no controle da Covid-19. Não era uma gripezinha. Mas agora é ainda mais sério. O governo erra também com relação à vacina. O plano de vacinação divulgado é somente para inglês ver. É um plano de faz de conta.
Tivemos 10 meses p preparar nossa cadeia de frio p receber vacinas como a da Pfizer/Moderna. Poderíamos ter comprado freezers p serem utilizados nas maiores capitais. C isso poderíamos vacinar pelo menos os profissionais de saúde nos gdes centros do país. Nada foi feito.
Mais grave q ñ comprar pq ñ se preparou é, por razões puramente políticas, se recusar a comprar 46 milhões de doses da CoronaVac. Isso poderia atender ~10% da população. A desculpa? Ñ tem aprovação pela Anvisa. Mas a da AstraZeneca tbem ñ tem –são contratos de intenção de compra.
É FALSO que a vacina de mRNA modifica nosso material genético (DNA) ou que causa doença autoimune. Entenda porque e ajude a combater essa fake news.
O mRNA (RNA mensageiro) é exatamente o que o nome indica: um mensageiro. Ele leva a mensagem de qual proteína a célula deve produzir (nesse caso, a proteina spike do SARS-CoV-2). Depois q entrega a mensagem, o mRNA se DEGRADA rapidamente – em questão de minutos ou poucas horas.
Ou seja, se o mRNA pudesse pedir uma música no #Fantastico@showdavida, seria:
"Eu sou nuvem passageira
Que com o vento se vai
Eu sou como um cristal bonito
Que se quebra quando cai"
O mRNA não permanece e não tem como ele se integrar no nosso DNA ou alterá-lo.
Final de fase 3 da MODERNA (30.000 participantes e 196 casos de COVID-19) c eficácia de 94,1%. Mas ainda melhora! Dos 30 casos q foram graves, nenhum no grupo da vacina — proteção contra COVID-19 grave foi de 100%. Nenhuma preocupação séria de segurança até o momento.
Essa vacina pode mudar totalmente o curso da pandemia. Além de prevenir doença, pode tbem prevenir casos graves/hospitalizações nos q ainda adoecem. (Ainda não sabemos se previne infecção e qto tempo dura a proteção). A vacina está aí!! Sua missão é se manter vivo.
Ainda melhor: vacina pode ser armazenada em freezer comum (-20 ° C) 6 meses e permanece estável em geladeira padrão de 2 ° a 8 ° C por 30 dias!! Também ñ precisa de diluição antes de vacinar (diminui risco de erro de dose). Proteja-se. Proteja aos seus. Vc ñ quer adoecer agora.
OPINIÃO: Mto embora os resultados da AstraZenca/Oxford sejam promissores, CONSIDERO PRECOCE A APROVAÇÃO P USO EMERGENCIAL NESSE MOMENTO. Com 3 eficácias relatadas (62% p doses cheias, 90% p 1/2 e 1 dose, média de 70%), são várias perguntas ñ respondidas. + otempo.com.br/brasil/astraze…
Qual a real eficácia da vacina? Ñ sabemos. O número de partipantes no grupo de eficácia de 90% foi mto pequeno (2.700). Ñ sabemos número de casos de Covid nesse grupo. Além disso o intervalo de confiança cruza c o grupo de eficácia 62%. Isso indica q pode ñ ter diferença.
Qtos casos graves no grupo da vacina Vs placebo? Quais eram as análises primárias e secundárias pré-determinadas nos protocolos? Tbem não sabemos. O q temos até o momento são dados sólidos p uma vacina menos eficaz (62%) e dados menos sólidos p uma vacina mais eficaz (90%).