Falta de planejamento e negacionismo: por que Manaus ficou sem oxigênio?
A pedido do UOL, médicos sanitaristas analisaram a crise no Amazonas e concluíram: a nova onda em Manaus era "previsível" e os gestores poderiam ter se antecipado. Segue a thread 👇
👉 Recuo do governo do AM sobre restrição
Alertado sobre a possibilidade de as festas de fim de ano gerarem colapso na saúde local, o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), determinou o fechamento de serviços não essenciais por 15 dias no final de 2020, mas voltou atrás. 1/2
"Houve uma total ausência de contenção por parte das autoridades sanitárias. Com uma cegueira e negacionismo criminosos, resultou uma inação. Essa inação ocasionou essas mortes"
Fernando Aith, diretor-geral do Centro de Pesquisas em Direito Sanitário da USP (2/2)
👉 Maior circulação, mais internações e consumo de oxigênio
Adriano Massuda, médico sanitarista e professor do Centro de Estudos em Planejamento e Gestão de Saúde da FGV (Fundação Getúlio Vargas) narra uma sequência de fatos que levaram à tragédia. (1/2)
"Houve um aumento rápido de casos graves no final do ano e começo do ano. E teve como consequência o aumento de consumo do oxigênio hospitalar num padrão bastante acima do comum. Houve um alerta da empresa para o governo do estado e Ministério da Saúde" (2/2)
👉Falhas de gestão
"Decorridos praticamente 11 meses do surgimento do primeiro caso, entrar em saturação por falta de oxigênio é inadmissível. Ontem foi o dia G de Genocídio"
Arthur Chioro, ex-ministro da Saúde de Dilma Rousseff (PT)
➡️ Youtuber @cocielo vira réu em processo por racismo
A juíza Cecilia Pinheiro da Fonseca aceitou a denúncia feita pelo Ministério Público. Caso seja condenado, a pena é de dois a cinco anos de prisão.
Siga o fio 👇
↪️ Segundo a promotora Cristiana Moeller Steiner, @cocielo, que tem 19,9 milhões de inscritos no YouTube e 8 milhões de seguidores no Twitter, fez diversas postagens de cunho racista entre novembro de 2011 e junho de 2018.
↪️ No dia 2 de novembro de 2010, por exemplo, Cocielo publicou o seguinte texto:
🗣️ "Porque o Kinder ovo é preto por fora e branco por dentro? Porque se ele fosse preto por dentro o brinquedinho seria roubado, KKK #maldade".
↪️ O @uolesporte teve acesso a trocas de e-mails que evidenciam que o Flamengo sabia dos riscos das instalações elétricas do Ninho desde 11 de maio de 2018.
Em 8 de fevereiro de 2019, um incêndio causado por um curto-circuito no ar condicionado matou 10 meninos da base do clube.
↪️ Correspondências internas trocadas entre os então responsáveis pelo dia a dia do centro de treinamento apontaram aos dirigentes do Flamengo as "não conformidades" das instalações e "suas gravidades".
🏖️ Qual é o "novo normal" nas praias do Rio de Janeiro?
Do Leme à Barra da Tijuca, passando por Copacabana e Ipanema, e no Piscinão de Ramos, banhistas contam como voltaram às praias após a flexibilização da quarentena 👇
"Tinha cinco meses que eu não frequentava a praia. Moro no Rio. Eles vieram de São Paulo para curtir um pouco. Parece que estou me sentindo vivo novamente. Está sendo maravilhoso."
👤 Washington Vivano, 31, instrutor de surf
"Trabalhava em uma gráfica, mas fiquei desempregado quando começou a pandemia. Um amigo de infância me chamou para alugar pranchas e trabalhar como instrutor de surf no Arpoador. Estou pegando o jeito. A praia virou o meu ganha pão."
➡️ SACO DE LIXO QUE ELIMINA CORONAVÍRUS É APROVADO EM TESTE DA UNICAMP
A previsão da companhia que fabrica o Embalixo Antivírus, nome comercial do saco, é que ele esteja disponível no mercado nas próximas semanas.
Siga o fio 👇
↪️ A capacidade antiviral do saco de lixo foi confirmada em testes realizados pelo Instituto de Biologia da Unicamp, que apontou que o material plástico foi capaz de remover 99,9% das células do coronavírus.
Segundo a universidade, a tecnologia é inédita.
↪️ Como é a tecnologia?
No momento da fabricação, uma espécie de agente antisséptico é adicionado ao material plástico do produto.
O composto age na membrana dos sacos de lixo e envolve o material.
➡️ MÃE PERDE GUARDA DA FILHA APÓS JOVEM PARTICIPAR DE RITUAL DO CANDOMBLÉ
Uma mãe de Araçatuba (SP) perdeu a guarda da filha de 12 anos depois que a adolescente passou por um ritual de iniciação no candomblé, que envolve raspar a cabeça dos novos adeptos.
Siga o fio 👇
↪️ A ação foi movida pelo Conselho Tutelar da cidade, que recebeu denúncias de maus-tratos e abuso sexual.
Como uma das denúncias foi feita pela avó da menina, que é evangélica, a defesa da família diz que o caso é de intolerância religiosa.
↪️ No dia 23 de julho, o conselho recebeu uma denúncia anônima dizendo que a jovem era vítima de maus-tratos e abuso sexual.
Junto de policiais militares, os conselheiros foram até o terreiro.
➡️ MULHERES TENTAM RETIRAR SOBRENOME PATERNO NA JUSTIÇA
Segundo decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo, a mulher pode retirar o sobrenome para proteger sua personalidade.
Siga o fio e entenda 👇
↪️ À ação que autoriza a retirada do sobrenome foram anexados laudos psicológicos.
No entendimento dos desembargadores, os laudos mostraram uma situação de sofrimento e constrangimento por conta do nome paterno.
↪️ Karine dos Santos, que vive em Belo Horizonte, se entusiasmou com a decisão do TJ; ela viveu momentos conturbados com o pai e pensou em retirar o sobrenome dele.
Mas, a mãe a repreendeu. "Percebi no semblante que ela não gostou de ouvir isso", disse Karine ao @UOLNoticias.