O pequeno epidemiologista que cresceu em todos nós em 2020 deve conseguir olhar para estes gráficos e entender que isto não vai ficar por aqui.
É triste chegar aqui. Muito triste saber que podia ter sido evitado. E ainda mais triste saber que vai piorar.
Um ano depois do início da pandemia ainda persistem comportamentos inconscientes, medidas desajustadas e má comunicação.
É também por isto que é certo que esta não será a última pandemia.
Mas pelo menos que se acabe com esta de uma vez por todas.
Podemos ter interesses a defender, estar pessoalmente frustrados ou querer manter o foco na esperança, mas por favor entendamos que não temos outra opção a não ser limitar tudo.
Nem com a luz ao fundo do túnel somos capazes de parar de nos espetar contra a parede.
Plot twist: não temos um confinamento igual ao de março.
De forma similar a Março, entramos agora numa nova fase crítica da pandemia #COVID19. Não só pelo confinamento que estamos prestes a iniciar mas pela dimensão da incerteza associada. 1/n
Como se tem falado extensivamente em Portugal, começamos a pagar a fatura dos relaxamentos de Natal e Ano Novo, no entanto algo mais preocupante pode estar subjacente ao que está a acontecer. 2/n
Há fortes indícios de que a nova variante #B117 seja um dos principais responsáveis pela situação, e isso deve fazer soar os sinais de alarme. Esta variante, embora não seja mais severa do ponto de vista clínico, causa um aumento da transmissibilidade em cerca de 1,5x. 3/n
Very relevant #COVID19 insights from the University Hospital San Paolo, in Milan, collected today at a @WHO webinar with Dr. Claudio Colosio.
1/11
Early front-line experience (~2000 cases in Milan) can inform adequate procedures for other hospitals.
A LOT of attention must be given to the healthcare workers potential infection, not only as an individual measure, but as a way of interrupting further transmission.
2/11
In Portugal, 20% of the identified cases in the country are medical doctors, and the real amount of cases should be much higher. Every infected health worker is a potential super transmitter since an index case could lead to a hidden network of asymptomatic transmission.