Sabe o que é "normalização" é uma técnica discursiva que busca alterar o padrão de comparação da realidade de forma a tornar imperceptível ou "normal" algo que seria inaceitável e absurdo. Quer exemplos?
(Segue o fio)
Mandetta foi normalizado por Pazuello.
Um ministro que desmonta o sus e defende a diminuição do estado de proteção pública à vacina seria considerado absurdo e inaceitável, mas é aceito e comemorado em comparação com um general genocida na Saúde.
Um governador que oferece ração em farelo para a população pobre, que ordena a retirada de cobertores de populações em estado de rua no inverno seria considerado inaceitável a qualquer padrão social, mas é endeusado perto de um capitão negacionista e genocida. Vira quase um herói
Uma empresa farmacêutica cobrar fortunas por uma vacina e ainda "vender a quem pagar mais" no meio de uma pandemia, seria considerado inaceitável e quebrariamos as patentes SE durante os últimos 20 anos não tivessem normalizado a exploração e o abuso via "propriedade intelectual"
Um policial matar uma criança negra com tiro pelas costas seria considerado inaceitável pela sociedade se pelos últimos 500 anos as populações brancas não tivessem normalizado o discurso do "negro ladino e violento", um selvagem inicializado que na aceita a moral social.
Um homem matar uma mulher por rejeição sentimental ou por ciúmes não seria aceito se nossa literatura machista por mais de 2000 anos não tivesse relegado à mulher o espaço de submissão social e normalizado a violência como forma de ação social quando se trata de manter a "posse"
Um juiz julgar e condenar alguém sem provas não seria aceito pela sociedade se a mídia e determinados partidos políticos não tivessem criado a narrativa do "mau maior" (a corrupção). Aceitaram até um deputado homenagear um torturador estuprado em plenário, ao vivo.
Miriam leitão sofreu destas violências por naturalização explicadas acima, mas se vendeu aos violentadores e integrou a normalização contra Dilma. Dilma sofreu TODAS, e o PSDB representa, incentiva e comemora TODAS acima. Dilma sabe que foi golpe e o PSDB continua a normalizar.
*que nada aceita
*mal maior
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
A vacinação vai se tornar um enorme problema de saúde pública e gestão no Brasil.
Não me entendam mal, ele é NECESSÁRIA, mas, no Brasil, vai ajudar aos negacionistas e a Bolsonaro.
(segue)
Vamos imaginar que todos os problemas logísticos (seringas e etc.) sejam resolvidos. Que o Ministério da Saúde, chefiado pelo general ignorante, consiga fazer seu trabalho.
Ainda assim veremos um pico de contaminação APÓS a vacina. E não sei se não vai ser maior ...
A vacina precisa ser tomada em duas doses, com diferença de 15 dias entre cada uma. As doses precisam ser do mesmo fabricante (não dá para tomar uma dose da pfizer e outra da coronavax, por exemplo) ...
Sobre o incidente em Criciúma, fiz uma postagem relacionando com os grupos fascistas da região e gente zarolha veio tirar sarro. Então vamos falar sério
(segue o fio)
A polícia acredita que cerca de 30 pessoas participaram da ação que durou 1 hora e 45 minutos. Isso nos diz que são pessoas próximas, que convivem juntas e pensam da mesma forma.
Isso porque as teorias de tomada de decisão mostram a dificuldade de os sujeitos acreditarem e confiarem nas atitudes dos outros em grandes números. Grupos de 2 ou 3 são ok. Grupo de 30 é extremamente complicado sem ligações muito mais próximas do que o intuito de roubar.
O que a aprovação do PL privatizando água e esgoto pode nos dizer? (fio)
Qualquer manual conservador e liberal de economia (daqueles que defendem o mercado acima de tudo) vai te dizer que o caso da água e esgoto é um caso especial em que a livre concorrência não funciona.
É um caso especial em que o monopólio estatal não apenas se justifica na ótica da segurança e necessidade social da água e esgoto, mas também pela ótica do mercado.
É simplesmente impossível que existam 5, 6 ou 12 empresas "concorrentes" para água e esgoto.
Isso pq apesar do intenso consumo do bem, há um custo fixo para a realização do serviço que é altíssimo e o que torna o ganha marginal com demanda agregada muito baixo, por isso não compensa.
Sabe como enfraquecer as redes de esquerda? Sabe como fazer a mensagem da esquerda ser praticamente inócua e ficar circulando em meios cuja eficácia é praticamente zero?
Com o tal "SDV"
Veja como as pessoas que fazem o SDV, mesmo sem saber prejudicam as redes de esquerda (fio)
Levei algum tempo para entender o "SDV". Quando comecei a usar o twitter não conhecia esta "estratégia", mas - para que fique bem claro - ela atrapalha e prejudica as redes de esquerda.
Existe um erro comum às pessoas que falam de redes sociais. Elas acham mesmo que o protocolo de informação é organizado em "rede". Isso admite erroneamente que cada "nó" tem o mesmo peso do outro e que todos os participantes estão entrelaçados de forma horizontal (sem hieraquia).
Este é um símbolo antifascista.
As três setas. Bonito, não acha?
Pois, parte da "esquerda" brasileira deveria achar.
(fio)
Existem vários símbolos "antifa". Cada um deles com uma história e um significado. É preciso conhecer para compreender. As cores importam. Os formatos, as posições. Tudo.
Neste desenho, em específico, (as três flechas) há uma simbologia interessante.
Que parece fechar muito bem com alguns movimentos "antifa" e algumas lideranças de "esquerda" por aí.
O símbolo era dos que buscavam acabar com nazismo, na Alemanha, o conservadorismo, e a terceira seta era para acabar com o comunismo.
Hoje Bolsonaro sanciona lei que acaba com a educação brasileira.
Professores do Brasil todo sem aumento até o final de 2021. Não vão pagar nem o plano de carreira.
E para você que pensa que é justo, os professores estão sem aumento há 6 anos já. E vão ficar mais 2.
Estamos falando de gente que ganha 800 a 1200 reais na média. Que trabalha 40 horas por semana fazendo com 40 crianças e que você não aguentou fazer com o seu filho sozinho na pandemia.
Estamos falando de gente que garante o futuro do país.
Na sociologia existe um termo que é "greve selvagem" e que ocorre quando o custo de reprodução da mão de obra é maior que o salário. Melhor dizendo, quando o que se ganha e menos do que o necessário para viver.