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Esse🧶visa oferecer subsídio técnico e argumentativo para que os senadores (marque-os aqui 📌) corrijam a regulamentação do #Fundeb. São quatro frentes 👇
- Aspectos jurídicos
- Aspectos alocativos (ampliação da desigualdade)
- O impacto orçamentário
- Aspectos políticos
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O posicionamento do Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa, entidade que congrega os Tribunais de Contas nacionais, é que os destaques do governo "ferem comandos constitucionais expressos e comprometem a concretização do direito à educação".+ projetoscte.irbcontas.org.br/wp-content/upl…
Aspectos alocativos
A distribuição dos recursos para instituições privadas no ensino fundamental e médio tende a ampliar a desigualdade sem garantir benefício efetivo, via @TodosEducacao. A mudança irá retirar recursos dos municípios com menor IDHM. + todospelaeducacao.org.br/noticias/lei-d…
Aspectos alocativos
Fundeb para particulares pode migrar melhores alunos das escolas públicas para os piores colégios particulares. Não há evidência conclusiva de que dinheiro público para escola privada melhore o ensino. É ação regressiva. +
Considerando as matrículas existentes nas instituições privadas sem fins lucrativos no ensino fundamental e médio, o repasse pode ser de R$ 3,4 bilhões e cerca de R$ 1 bilhão pode passar de municípios pobres para os mais ricos. + blogs.oglobo.globo.com/lauro-jardim/p…
Impacto orçamentário
Com base em projeções de expansão de convênios no limite previsto no PL, a Fineduca e @camp_educacao calculam que a perda de recursos da educação pública pode chegar a R$ 16 bi (Nota metodológica: media.campanha.org.br/acervo/documen…). +
Exemplo: 4 em cada 10 municípios de SP não pagam o piso nacional do magistério. O Sudeste perderia mais de R$ 6 bilhões com as alterações do governo. Isso significa dar fim as chances de valorizar o magistério e cumprir o piso. + politica.estadao.com.br/noticias/geral…
Aspectos políticos
A possibilidade de usar recursos do #Fundeb para custear instituições não públicas induz a abertura de escolas privadas precárias, abre espaço para abuso de poder político e manobras relativas ao limite de pagamento de pessoal dos entes federados (LRF). +
Aspectos políticos
O histórico brasileiro de regulação, fiscalização e avaliação de serviços prestados por entidades sem fins lucrativos não inspira otimismo. A cooptação de agentes políticos, o desvio de função e a corrupção pairam sobre essas experiências. +
Alguns destaques foram aprovados na Câmara por uma diferença pequena de votos, sem uma reflexão jurídica e técnica embasada. No caso do destaque do NOVO, mais de 10 deputados da oposição não votaram e a diferença foi de 7 votos. Há espaço político para a revisão necessária.
Governadores e prefeitos podem fazer convênios com o Sistema S (que já tem fonte pública de recursos) e com entidades privadas com recursos próprios de estados e municípios. O Fundeb, contudo, é um fundo de colchão básico para financiar a ainda subfinanciada educação pública.
Em meio a perdas de orçamento real que ocorrem há anos (MEC), a redução do valor aluno do Fundeb esse ano por parte do governo e a realocação de recursos do MEC para obras, não podemos permitir que a educação pública sofra mais esse baque. Marque seu senador aqui! #FundebÉPublico
Lei votada na @camaradeputados pode tirar R$ 12,8 bilhões da escola pública. O cálculo do @TodosEducacao considera o uso do limite da verba para essas instituições em todas redes de ensino.
Importante dizer que para inclusão das emendas na regulamentação do Fundeb, tanto governo quanto o NOVO não apresentaram estudos, simulações, projeções ou qualquer evidência que justifique transferir recursos para escolas privadas.
Nota da @ANPR_Brasil e da @ANPTBRASIL sobre o #fundeb. "A proposta, aprovada pela Câmara e na iminência de ser apreciada pelo Senado, traz dispositivos que ofendem a Constituição e impõem severo impasse jurídico para os próprios agentes governamentais".
O @MPF_PGR enviou ao Senado nota técnica em que aponta inconstitucionalidades no Projeto de Lei n° 4372/2020, que trata da regulamentação do novo Fundo #Fundebmpf.mp.br/pgr/noticias-p…
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As simulações do @TodosEducacao (próximo tuite) não deixam dúvidas em relação ao quão regressivas são as alterações feitas pelo governo e aliados no Fundeb. Há ainda argumentos políticos e de princípios constitucionais para guiar o diálogo no senado. + jornalggn.com.br/a-grande-crise…
"Ainda que impondo uma limitação para 10% das matrículas em cada etapa, essa mudança drena recursos da rede pública para a privada, ampliando a desigualdade sem garantir benefício efetivo ao atendimento escolar". +
É quase unânime entre entidades representativas, movimentos sociais ligados a educação que as medidas aprovadas na @camaradeputados significam retrocessos, abrem flancos para proselitismo político e até "flexibilizam" a laicidade do estado. +
Sobre ser estrutural, Rodrigo Soares e coautores estimaram o efeito da escravidão na desigualdade. O 1° no gráfico é o 🇧🇷. Sem escravidão, estimam um Gini 15 pontos menor. A evidência sugere que a escravidão é determinante dos níveis de desigualdade hoje.sciencedirect.com/science/articl… +
Nas eleições de Porto Alegre, a @ManuelaDavila tem meu total apoio. A cidade tem a oportunidade de dar uma virada no que tange a educação. Seu programa traz o que de melhor conhecemos na literatura e nas políticas públicas eficientes da área. Listo alguns pontos aqui. 1/n 🧶📚
Primeiro um grande foco na 1ª infância. O programa Renda Básica para Infância Melhor será ótimo passo. As áreas da assistência social, da saúde e da educação devem implementar políticas intersetoriais que resultam comprovadamente em uma vida escolar melhor nos anos seguintes. 2/n
Pontos centrais:
- Mobilizar um Pacto Social pela Universalização da Educação Infantil em POA
- Formação continuada dos professores e profissionais da educação;
- Monitoramento constante da aprendizagem;
- Incentivo à política colaborativa das boas práticas pedagógicas;
3/n
Foi publicada pelo MEC a Portaria 983 que regulamenta as atividades docentes nos institutos federais (carreira EBTT). A nova norma traz um aumento da carga-horária mínima em sala de aula de 10 horas para 14 horas (17 períodos semanais de 50 minutos), sem prever carga máxima. 1/n
Além das atividades de fora de sala (projetos de ensino, planejamento, correções, orientações, atendimentos, recuperação paralela), os docentes devem realizar projetos de pesquisa, de extensão, atividades de gestão (participação em colegiados, comissões) e de representação. 2/n
Essa mudança não foi debatida com o @conif, com entidade representativas de docentes e com as comunidades do IFs. As condições de trabalho dos docentes são constitutivas da experiência exitosa dos Institutos Federais, as alterações preocupam porque rumam para a precarização. 3/n
Alguns comentários sobre a decisão do Conselho Nacional de Educação (CNE) que permite aulas remotas até o fim de 2021 no ensino básico e no superior, a fusão dos anos letivos 2020 e 2021 e um ano complementar para alunos do 3° ano do ensino médio. Segue o🧶👇
Diante da diversidade de cenários, tanto da pandemia como do alcance/qualidade do ensino remoto, é acertado que a decisão fique a cargo das redes de ensino. A pandemia não irá terminar em 31/12/2020, sem vacina a insegurança física e psicológica estará sempre presente. +
A decisão pode dar mais tranquilidade para redes e escolas planejarem seus retornos graduais. A fusão dos anos pode permitir que se tenha mais precisão na definição dos critérios para registrar as atividades remotas, evitando o registro improvisado de qualquer atividade. +