E temos vacina nova com excelente eficácia! Deem boas vindas à Novavax! ir.novavax.com/news-releases/…
Resultados da análise interina (preliminar), contou com 15 mil participantes no Reino Unido, entre 18-84 anos, com 27% maiores de 65, o que dá uma boa quantidade de idosos, que em outras vacinas temos poucos dados. Foram observados 62 eventos (pessoas com sintomas),
Destes 62 eventos, 56 estavam no grupo placebo, e apenas 6 no grupo vacinado, dando uma eficácia de 89%. Muito boa, considerando que 50% dos casos já eram da nova variante do Reino Unido. Dados se segurança ótimos tb, como é de se esperar de uma vacina de proteína.
lembrando que a Novavax é uma vacina de proteína, feita em células de inseto. Só para lembrar como biotecnologia é importante, não teríamos muitas vacinas hoje se nao fossem técnicas de modificação genética, tao atacadas em outras áreas do conhecimento.
Uma preocupação: Novavax também fez um pequeno ensaio na Africa do Sul, que aponta para um possível escape de mutação com a variante que circula por lá. A eficácia cai para 60%. ainda é boa, mas acende um sinal de alerta.
isso significa que vacinar em massa é urgente. A unica maneira de impedir que surjam novos mutantes é impedindo a circulação do virus. No Brasil não nao levamos isso a sério o suficiente nem com medidas de prevenção, nem com atitude do governo para aquisição de novas vacinas.
Agora temos a Novavax, e daqui a pouco a Janssen deve liberar seus resultados. Cade os acordos, general? Ou vamos esnobar esses também? A Novavax, assim como a Moderna, nao fez testes no Brasil. Também seria interessante a Anvisa rever essa diretriz, já que
ambas fazem parte do consórcio Covax, pelo qual temos acesso a 42 milhões de doses. Caso essas sejam doses destas empresas, vamos falar "não, obrigado" porque nao testaram aqui?
em relação ao escape de mutação da Africa do Sul, a Novavax já prometeu iniciar uma adaptação da vacina para cobrir essa mutação, mas vacinas de proteína nao sao tao facilmente adaptáveis como as geneticas. Mais um motivo para vacinar com urgência.
grudando a @dogarrett aqui, pq ela é sempre incrível.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Natalia Pasternak, PhD 🧬

Natalia Pasternak, PhD 🧬 Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @TaschnerNatalia

29 Jan
E vamos de Janssen!!!! jnj.com/johnson-johnso…
Disclaimers de sempre: é press release, e tem poucos dados. Mas o que tem é muito bom! Eficácia de 72% nos EUA, 66% na América Latina e 57% na Africa do Sul. Ensaio com 43 mil voluntários, e 468 eventos. Assim como a Novavax, chama atencao a perda de eficacia na Africa do Sul.
Mais um sinal de alerta para variantes com escape de mutação. Isso mostra - de novo - a urgência de vacinar rapidamente e caprichar na prevenção, pra evitar mais mutantes. Outro fator importante é termos vacinas diferentes, com tecnologias diferentes,
Read 10 tweets
28 Dec 20
Depois da reportagem na TV cultura sobre etiqueta da pandemia, onde perdi a paciência, creio que cabe republicar minha coluna sobre as festas de fim de ano: blogs.oglobo.globo.com/a-hora-da-cien…
E ainda sobre a reportagem na TV cultura, alguns pontos que nao tivemos tempo de comentar ao vivo, mas que são importantes. Delmantou levantou a questão de que ficaria receoso de corrigir alguém na rua, e a pessoa reagir de forma violenta. Verdade. é um cuidado.
Eu sempre faço isso em locais públicos, e se possível, chamando um gerente ou responsável. Mas a reportagem falava de familiares, em um ambiente de festa, o que é bem diferente. Outro ponto que me chamou atenção foi quando Delmanto comentou sobre um restaurante que ele frequenta
Read 11 tweets
20 Dec 20
Nossa contribuição para a polêmica do mutante inglês! @Virology_FAMERP revistaquestaodeciencia.com.br/questao-de-fat…
Alguns conceitos que apresentamos, fitness viral não é a mesma coisa que fitness epidemiológico, embora muitas vezes ocorram juntos.
sobre esse mutante especificamente, os dados ainda são insuficientes para afirmar se é mais infeccioso e se pode ser co-responsavel pelo aumento de casos no Reino Unido. digo co-responsavel porque certamente não é o unico responsável.
Read 9 tweets
13 Dec 20
Fiz um fio hoje criticando o plano divulgado pelo governo federal. Eis que em seguida fica público que não era o plano de verdade. g1.globo.com/politica/notic…
Minhas desculpas aos pesquisadores envolvidos pelas críticas. Nunca poderia imaginar que este desgoverno chegasse tão longe. Realmente como bem colocado no editorial da @folha temos um fantoche no MS.
não sou jurista, mas entregar documento com assinaturas falsas (porque se os autores nao assinaram, sao falsas) ao STF deveria ser motivo para impeachment
Read 6 tweets
12 Dec 20
Complicado o plano de imunização! g1.globo.com/politica/notic…
As tabelas técnicas sobre as diferentes vacinas estão cheias de erros. Coronavac teria como ponto contra “requer muito virus “, Pfizer está listada como vacina de saRNA qdo é de mRNA e mais um monte de detalhes que nem são tão relevantes pro plano em si, mas
demonstram falta de cuidado na elaboração do documento. os grupos prioritários estao bem definidos, com o criterio de exposição e risco de doenças grave e morte. há espaço para discutir claro, as idades e etc mas no geral está ok
Read 8 tweets
8 Dec 20
Vacina de Oxford na Lancet, nenhuma grande novidade mas algumas preocupações. thelancet.com/lancet/article…
Confirma o resultado de eficácia de 62% divulgado no Press release. O de 90% com meia dose segue sendo um acidente de percurso que precisa ser repetido. O paper mostra o resultado de quatro ensaios independentes, e apresenta o resultado como uma análise combinada de todos eles.
Os ensaios tem varias pequenas diferenças entres si: apenas um é duplo-cego, as doses utilizadas sao diferentes, e o regime de doses também, o tempo entre a primeira e a segunda dose nao é padronizado. O uso do placebo também varia, alguns estudos usam a vacina de meninginte
Read 10 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!