Você sabia que @SF_Moro articulou com a Lava Jato o vazamento clandestino de documentos para derrubar um governo estrangeiro? E que @deltanmd trouxe ilegalmente da Suíça um pen drive com informações sigilosas?
Em mais de 100 reportagens, a #VazaJato detalhou os conluios entre o MPF e o ex-juiz @Sf_Moro, o desrespeito ao devido processo legal, a relação obscena com a justiça americana, os ataques coordenados ao @STF_oficial e o uso indevido de instrumentos como o COAF.
As reportagens mostram de maneira cristalina as irregularidades no processo de @LulaOficial e em tantos outros. Mostram como @deltanmd enriqueceu às custas da operação e como o MPF agia politicamente com as benção de @SF_Moro.
Todo o arquivo da #VazaJato foi acessado por dezenas de jornalistas de pelo menos 7 veículos parceiros. Foram muitas horas de investigação para encontrar chats de interesse público e confrontá-los, checá-los, contextualizá-los.
Muita gente tem curiosidade pra saber: Como os chats chegaram até a gente? Como trabalhamos para publicar? As ameaças que sofremos? Como elas interferiram no nosso trabalho? Tudo isso nós contamos no livro que publicamos com os bastidores da Vaza Jato.
O livro é um registro histórico, tenso, perigoso (e até muito divertido) sobre os bastidores da série. Tem também uma seleção de reportagens lá, que ajudam a entender como tudo aconteceu. E duas matérias inéditas, uma delas sobre a Globo.
1/ Sem protestos de procuradores ou manifestações de apoiadores, a força-tarefa da Lava Jato acabou melancolicamente na segunda, 1 de fevereiro. A derrocada da operação começou em junho de 2019, com as reportagens da #VazaJato. Segue o fio! 🧵
1. Falamos do Alicerce pela primeira vez em abril de 2020.A startup de reforço escolar tem @LucianoHuck entre os investidores. Na época, a empresa afastou cerca de 400 profissionais via WhatsApp sem qualquer apoio financeiro. E culpou a pandemia. 🧶 (1/5)
2. Agora, mais uma vez em crise, a empresa tem pedido doações de 10% do salário dos funcionários para o instituto, que dá bolsas de estudos a estudantes, como mostrou o repórter @hyurypotter na newsletter deste sábado 🧶 (2/5)
3. A fim de convencer os trabalhadores da necessidade de fazer uma doação, o CEO Paulo Batista se dá como exemplo e garante “retorno espiritual” aos professores. Ouça o trecho de uma reunião realizada com os funcionários em outubro. Escute - jwp.io/s/g1ivre4V 🧶 (3/5)
Você já deve ter visto que o senador Fernando @Collor foi alvo da Polícia Federal nesta quarta-feira em uma investigação sobre corrupção na licença ambiental a um porto privado em Pontal do Paraná. Mas que porto é esse? Siga o fio do @rafaelmmartins 🧶 1/4 contraponto.jor.br/porto-em-ponta…
Trata-se de um porto que há 18 anos um bilionário tenta construir numa região preservada de Mata Atlântica. Para tentar tirar seu próprio negócio do papel, João Carlos Ribeiro se candidatou a prefeito da cidade. theintercept.com/2020/10/17/bil… 🧶 2/4
O bilionário tem apoio do governador do Paraná, @ratinho_jr. O político está disposto a gastar mais de R$ 300 milhões em dinheiro público para construir uma estrada que é fundamental para o funcionamento do porto. theintercept.com/2019/12/11/rat… 🧶 3/4
A reportagem mais recente da #VazaJato contou como @deltanmd interferiu na sucessão de @SF_Moro como juiz da Lava Jato. Ele atuou para impedir que o juiz federal Julio Schattschneider, chamado por ele de "cara horrível", ficasse com a vaga. Só que…theintercept.com/2020/10/13/del… +
...Schattschneider respondeu a @deltanmd, numa nota publicada em seu perfil no Instagram. Nela, o juiz afirma ter confiança num "poder Judiciário forte, mas independente e imparcial".
"Se a forma como tenho exercido a magistratura não agrada a determinadas pessoas, apenas posso lamentar", escreveu Schattschneider, num recado direto a @deltanmd.
Bolsonaro mentiu em discurso na ONU. O presidente disse ter tolerância zero com o crime ambiental, mas já mostramos que não é assim que as coisas acontecem no seu governo. Segue o fio 🧶👇🏾
Em agosto, um agente da Abin, sem experiência na área, assumiu o setor-chave para proteção da Amazônia e punição dos maiores criminosos ambientais do país. O governo Jair Bolsonaro despreza qualquer parecer técnico e as regras: interc.pt/2ETOILK por @contaneves
Não foi a primeira vez. Já contamos como o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, loteou o órgão com policiais militares sem nenhum conhecimento técnico. interc.pt/3bSPapp por @contaneves
, @deolhonosdados
1. Nesta quinta, os deputados da @assembleiasc aprovaram mais uma etapa do processo de impeachment do governador de SC, @CarlosMoises, do PSL. E é o presidente da @assembleiasc, Julio Garcia, do PSD, quem tem mais motivos para comemorar. Vem que a gente te explica nesse fio. 🧶
2. Na terça, 15, Garcia, três filhos e sua ex-mulher foram denunciados pelo @MPF_SC por lavagem de dinheiro em um esquema com contratos públicos. Um empresário ex-genro do deputado repassou R$ 3 milhões à família Garcia em pagamentos de contas pessoais.
3. O esquema revelado na denúncia mostra uma intrincada rede de poder que envolve Legislativo, Executivo, Judiciário, Tribunal de Contas, empresas e a imprensa catarinense. É nesse cenário que Garcia transita com "proeminência", destaca o MPF.