1/ Sem protestos de procuradores ou manifestações de apoiadores, a força-tarefa da Lava Jato acabou melancolicamente na segunda, 1 de fevereiro. A derrocada da operação começou em junho de 2019, com as reportagens da #VazaJato. Segue o fio! 🧵
2/ Logo de cara, mostramos que @SF_Moro e @deltanmd trocavam figurinhas pelo Telegram, com o então juiz agindo como chefe de fato da investigação. 📱 theintercept.com/2019/06/09/cha…
3/ A ponto de mandar o @MPF_PGR se contrapor aos argumentos da defesa de @LulaOficial, que para o juiz do caso fazia um "showzinho". 📣 theintercept.com/2019/06/14/ser…
4/ O @LulaOficial àquela altura já tinha um alvo pintado nas costas pela Lava Jato. Mas @SF_Moro achava melhor deixar pra lá eventuais suspeitas contra @FHC: "Melindra alguém cujo apoio é importante". 🎯 theintercept.com/2019/06/18/lav…
5/ O viés político da operação ficou escancarado quando esta reportagem mostrou procuradores tramando vazar delações sobre a Venezuela por sugestão de @SF_Moro. 🗣 theintercept.com/2019/07/07/lav…
6/ Olha de colher os louros: @deltanmd aproveitou a fama trazida pela Lava Jato para ganhar muito dinheiro com palestras e livros. 💰 theintercept.com/2019/07/14/dal…
7/ Teve até palestra secreta para banqueiros da @xpinvestimentos. theintercept.com/2019/07/26/del…
8/ Até que deu merda. theintercept.com/2019/07/26/del…
9/ Mas nem isso segurou as ambições do procurador-chefe da operação. theintercept.com/2019/09/03/del…
10/ As mensagens também revelaram que a Lava Jato bisbilhotava informalmente os dados fiscais de seus alvos. theintercept.com/2019/08/18/lav…
11/ E que os procuradores driblaram o governo brasileiro para ajudar autoridades americanas. 🇺🇸 theintercept.com/2020/03/12/lav…
12/ Quando Moro largou a Lava Jato para se abraçar a @JairBolsonaro, os procuradores se mexeram para escolher o substituto do encarregado de julgar o trabalho deles. 🤝 theintercept.com/2020/10/13/del…
13/ Ironia do destino, o fim da Lava Jato coincidiu com a volta do Centrão ao comando da @camaradeputados. O novo presidente, @ArthurLira_, é do PP, o partido mais enrolado nas investigações da operação.
14/ As 105 reportagens (por enquanto) da série estão aqui. 👇🏾 theintercept.com/2020/01/20/lin…
15/ Além das reportagens já publicadas, veja no livro da #VazaJato os bastidores da série e textos inéditos.
livrovazajato.com.br

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with The Intercept Brasil

The Intercept Brasil Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @TheInterceptBr

2 Feb
Você sabia que @SF_Moro articulou com a Lava Jato o vazamento clandestino de documentos para derrubar um governo estrangeiro? E que @deltanmd trouxe ilegalmente da Suíça um pen drive com informações sigilosas?
Em mais de 100 reportagens, a #VazaJato detalhou os conluios entre o MPF e o ex-juiz @Sf_Moro, o desrespeito ao devido processo legal, a relação obscena com a justiça americana, os ataques coordenados ao @STF_oficial e o uso indevido de instrumentos como o COAF.
As reportagens mostram de maneira cristalina as irregularidades no processo de @LulaOficial e em tantos outros. Mostram como @deltanmd enriqueceu às custas da operação e como o MPF agia politicamente com as benção de @SF_Moro.
Read 7 tweets
9 Jan
1. Falamos do Alicerce pela primeira vez em abril de 2020.A startup de reforço escolar tem @LucianoHuck entre os investidores. Na época, a empresa afastou cerca de 400 profissionais via WhatsApp sem qualquer apoio financeiro. E culpou a pandemia. 🧶 (1/5)
2. Agora, mais uma vez em crise, a empresa tem pedido doações de 10% do salário dos funcionários para o instituto, que dá bolsas de estudos a estudantes, como mostrou o repórter @hyurypotter na newsletter deste sábado 🧶 (2/5)
3. A fim de convencer os trabalhadores da necessidade de fazer uma doação, o CEO Paulo Batista se dá como exemplo e garante “retorno espiritual” aos professores. Ouça o trecho de uma reunião realizada com os funcionários em outubro. Escute - jwp.io/s/g1ivre4V 🧶 (3/5)
Read 5 tweets
21 Oct 20
Você já deve ter visto que o senador Fernando @Collor foi alvo da Polícia Federal nesta quarta-feira em uma investigação sobre corrupção na licença ambiental a um porto privado em Pontal do Paraná. Mas que porto é esse? Siga o fio do @rafaelmmartins 🧶 1/4 contraponto.jor.br/porto-em-ponta…
Trata-se de um porto que há 18 anos um bilionário tenta construir numa região preservada de Mata Atlântica. Para tentar tirar seu próprio negócio do papel, João Carlos Ribeiro se candidatou a prefeito da cidade. theintercept.com/2020/10/17/bil… 🧶 2/4
O bilionário tem apoio do governador do Paraná, @ratinho_jr. O político está disposto a gastar mais de R$ 300 milhões em dinheiro público para construir uma estrada que é fundamental para o funcionamento do porto. theintercept.com/2019/12/11/rat… 🧶 3/4
Read 4 tweets
19 Oct 20
A reportagem mais recente da #VazaJato contou como @deltanmd interferiu na sucessão de @SF_Moro como juiz da Lava Jato. Ele atuou para impedir que o juiz federal Julio Schattschneider, chamado por ele de "cara horrível", ficasse com a vaga. Só que…theintercept.com/2020/10/13/del… +
...Schattschneider respondeu a @deltanmd, numa nota publicada em seu perfil no Instagram. Nela, o juiz afirma ter confiança num "poder Judiciário forte, mas independente e imparcial".
"Se a forma como tenho exercido a magistratura não agrada a determinadas pessoas, apenas posso lamentar", escreveu Schattschneider, num recado direto a @deltanmd. ImageImageImageImage
Read 4 tweets
22 Sep 20
Bolsonaro mentiu em discurso na ONU. O presidente disse ter tolerância zero com o crime ambiental, mas já mostramos que não é assim que as coisas acontecem no seu governo. Segue o fio 🧶👇🏾
Em agosto, um agente da Abin, sem experiência na área, assumiu o setor-chave para proteção da Amazônia e punição dos maiores criminosos ambientais do país. O governo Jair Bolsonaro despreza qualquer parecer técnico e as regras: interc.pt/2ETOILK por
@contaneves
Não foi a primeira vez. Já contamos como o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, loteou o órgão com policiais militares sem nenhum conhecimento técnico. interc.pt/3bSPapp por
@contaneves
,
@deolhonosdados
Read 8 tweets
18 Sep 20
1. Nesta quinta, os deputados da @assembleiasc aprovaram mais uma etapa do processo de impeachment do governador de SC, @CarlosMoises, do PSL. E é o presidente da @assembleiasc, Julio Garcia, do PSD, quem tem mais motivos para comemorar. Vem que a gente te explica nesse fio. 🧶 Image
2. Na terça, 15, Garcia, três filhos e sua ex-mulher foram denunciados pelo @MPF_SC por lavagem de dinheiro em um esquema com contratos públicos. Um empresário ex-genro do deputado repassou R$ 3 milhões à família Garcia em pagamentos de contas pessoais. Image
3. O esquema revelado na denúncia mostra uma intrincada rede de poder que envolve Legislativo, Executivo, Judiciário, Tribunal de Contas, empresas e a imprensa catarinense. É nesse cenário que Garcia transita com "proeminência", destaca o MPF. Image
Read 13 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!