42 minutos do 2º tempo, entramos oficialmente na HORA DO LOUCO. Faça algo, Palmeiras.
Teremos seis de acréscimo para o Palmeiras tentar forçar mais meia hora de futebol ou para o México finalmente cumprir aquilo que parecia que aconteceria logo quando o Mundial passou a englobar todos os continentes, mas nunca ocorreu - jogar uma decisão.
É válido perceber que, embora já tenhamos tido asiáticos na final do Mundial, a Concacaf terá colocado um campeão seu na decisão antes da Ásia (e da Oceania) - isso porque os times de lá que chegaram à decisão entraram como campeões do país-sede.
Até hoje, o único campeão CONTINENTAL de fora de Europa e América do Sul a chegar à final do Mundial foi o Mazembe em 2010. As outras "zebras" que tiraram sul-americanos (Raja/13, Kashima/16 e Al Ain/18) representavam o país-sede e entraram como campeões nacionais.
Na hora do louco, teve até Weverton sendo responsável pela penúltima finalização (uma cabeçada em escanteio) palmeirense, mas o campeão da Libertadores não pôde superar as semifinais.

O Tigres leva o México (e a Concacaf) à final do mundo pela primeira vez na história.
CONSISTÊNCIA: Tigres chegou em finais continentais em praticamente todos os anos desde 2015. Foi vice da Libertadores em 15 e da Concacaf em 16, 17 e 19. Demorou uma vida para finalmente ser campeão mas, quando chegou lá, também fez o que nenhum conterrâneo seu jamais conseguira.
Para a América do Sul, fica o registro da 5ª eliminação em semifinal nas últimas 11 edições do Mundial. Esta talvez tenha sido a menos surpreendente de todas (não tanto pelo Palmeiras, mas pela qualidade do Tigres), mas se soma a uma sequência de quedas que se tornaram comuns.
A questão "América do Sul ainda merece entrar nas semifinais?" provavelmente vai ficar sem resposta porque o Mundial expandido virá antes de repensar este. De todo modo, não há um candidato claro para nos substituir - como vimos acima, nenhum continente fez múltiplos finalistas.
(já que Ásia e África, quando tiveram mais de uma equipe, fizeram isso com os campeões do país-sede, não com campeões continentais - ninguém garante que a América do Sul não teria feito mais finalistas se jogasse em casa com mais frequência, vide Corinthians x Vasco em 2000)
De 2005 para cá, a distribuição de vagas em finais está assim:

15x campeão da Europa
11x campeão da América do Sul
3x campeão do país-sede (2 asiáticos, 1 africano)
1x campeão da África
1x campeão da Concacaf

Amanhã a gente sabe se tem Europa x16 ou África x2.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Impedimento

Impedimento Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @impedimento

6 Feb
O Mirassol bate o Floresta e é o campeão da Série D 2020. Era a última divisão do Brasileirão ainda pendente - nesta temporada em que, ao contrário das anteriores, a ordem de encerramento foi B-C-D em vez de D-C-B.
O estado de São Paulo empata com Ceará e Minas Gerais com 2 títulos na 4ª divisão nacional. O Floresta perdeu a oportunidade de isolar o futebol cearense com 3 canecos, após os títulos do Guarany de Sobral em 2010 e do Ferroviário em 2018.
* última divisão INFERIOR ainda pendente, é claro. A Série A continua acabando depois de todo mundo, como de costume.
Read 4 tweets
3 Feb
Está chegando o primeiro sorteio da Libertadores e vale lembrar dessa situação aqui.
No entanto, mudou um pouco em relação à explicação que demos na época: não é pegar a tabela de 7/2 e distribuir as vagas e pronto. Agora o Uruguai terá duas datas "de corte" para a pré-Libertadores.
Em 7/2, pega a tabela e pergunta aos times, de acordo com a ordem de classificação, se querem ser o Uruguay 4 *que entra na 1ª pré) ou se preferem tentar algo melhor. O QUESTIONAMENTO prossegue até que alguém aceite.

Em 21/2, o mesmo procedimento, agora pela vaga de Uruguay 3.
Read 13 tweets
25 Feb 20
#60Jogos60Copas: 60 partidas históricas da Libertadores em seus 60 anos. Hoje, o maior Superclássico argentino da história da Copa… antes de 2018. Voltamos a 2004, às semifinais entre os velhos rivais. Confrontos que tiveram galináceos, unhadas e um desfecho então usual.
O #60Jogos60Copas vem recuperando, desde 2019, 60 jogos memoráveis e simbólicos da história da Libertadores (que não foram finais, tirando uma exceção). A série se aproxima do fim, mas você pode conferir os 54 jogos anteriores aqui
Agora, que o River Plate de Marcelo Gallardo não só parece ganhar de tudo como também derrota o Boca em TODOS os jogos transcendentais entre eles, talvez seja difícil para os mais jovens visualizarem a situação, mas no início do século a situação era bem diferente.
Read 49 tweets
20 Jan 20
20 de janeiro de 1983. Morre, aos 49 anos, Garrincha.
O caderno de esportes do Jornal do Brasil abria com o seguinte texto de João Máximo: "Penitência por um ídolo morto".
"Nós, que amamos Garrincha com a mesma força com que o destruímos (e que nesse amor-destruição nem nos demos conta de que, mais que chapliniano, ele foi um personagem trágico), devemos-lhe, agora, um minuto de penitência.
Read 17 tweets
2 Jan 20
Agora que o Brasileirão terá um clube cujo nome faz referência explícita a uma empresa "de fora" do futebol, é uma boa oportunidade para recordar alguns clubes sul-americanos que fizeram barulho e também traçam a origem de seus nomes em instituições originalmente alheias ao jogo.
Claro: essa é uma história diversa. Muitos dos times que trazem nomes de empresas foram fundados pelos próprios empregados da companhia, lá no início do século 20 - era uma relação diferente da que costuma ocorrer hoje, com empresas chegando e se adonando de clubes já existentes.
Há, também, os casos de clubes que surgiram em instituições de ensino, muito comuns em países como o Chile e o Peru, repletos de "universidades" disso e daquilo.

Vamos dar uma viajada por clubes sudacas cujos nomes remetem a alguma CORPORAÇÃO, ESCOLA ou afins.
Read 34 tweets
14 Dec 19
🇵🇪 Terminou hoje, com direito a empate de compadres, o Quadrangular de Acesso do Peru - um dos torneios mais peculiares do continente para definir quem sobe para a primeira divisão e quem vai (ou fica) na segunda. Sigam o fio.
No Peru, hoje, existem duas maneiras de subir à primeira divisão:

Ou você é campeão da B, como o Cienciano foi em 2019, ou você ganha a Copa Perú, título que neste ano acabou nas mãos de um certo Carlos Stein.
A Copa Perú é uma maravilha à parte, também muito sui generis do futebol peruano: um torneio paralelo que reúne anualmente MILHARES de times amadores ao redor do país e não é uma divisão - mas dá ao seu campeão acesso direto à elite. É assim que muitos clubes surgem "do nada" lá.
Read 11 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!