Sobre a autonomia do Banco Central, está havendo muita fake news da esquerda sobre isso, afinal, eles temem qualquer coisa que eles não possam controlar com uma mão de ferro. Vamos trazer luz para o debate.
Segue o fio.
Para quem não sabe, o Banco Central (BC) é responsável por garantir a estabilidade da moeda, ou seja, que a moeda cumpra uma das suas três atribuições: a reserva de valor. Moedas perdem essa capacidade com o fenômeno conhecido como inflação, como vimos por décadas no Brasil.
Quando o BC não tem autonomia, os cargos indicados sempre correm o risco de sofrer pressão política, sob o risco de demissão. Ou seja, o Banco Central pode deixar de perseguir a estabilidade monetária e passa a tomar decisões que agradem o líder político do momento.
Sintetizando, hoje o presidente e as diretorias do BC são indicadas pelo presidente, o Senado Federal avalia e então ficam lá até que o presidente (seja o mesmo ou o do próximo mandato) queira trocá-lo.
O PLP 19/19 cria um mandato de 4 anos para o presidente do BC e para a diretoria, e faz com que a demissão deles só possa ser feita com a concordância do Senado. Você pode ver desenhadinho nesse esquema do @goescarlos:
Agora, o que acontece quando um presidente pode interferir no Banco Central? Isso:
Vocês lembram o quanto a inflação aumentou durante o Gov Dilma? Pois é, isso é porque o Gov. Federal fez pressão para baixar o juros na canetada. Esse tipo de decisão, sem embasamento técnico, faz com que a inflação ascenda e o seu carrinho de compras no mercado fique mais caro.
Por isso, não caia nas fake news da esquerda, eles querem controlar o BC simplesmente para ter mais poder na nossa economia.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
ARTHUR LIRA DEU UM GOLPE NA CÂMARA DOS DEPUTADOS! Ontem, seu primeiro ato como presidente foi anular a eleição de toda a mesa diretora, menos a dele.
É complexo, mas segue o fio que vou explicar as consequências disso e por que aconteceu.
Na Câmara existem os blocos partidários, que é quando partidos se unem para conseguir vagas na mesa diretora e nas comissões. Quanto maior for o bloco partidário, maior o seu espaço. Por isso partidos se unem: para garantir essas vagas.
Os blocos poderiam ser montados até às 12h de ontem, que era o prazo determinado. Porém, faltando 20 min para terminar o prazo, o sistema travou e o PT não conseguiu aderir ao bloco de Baleia Rossi a tempo. Só foi conseguir completar a adesão às 12h06.
MUITO mais preocupante que a eleição americana é o fato de que o governo brasileiro ainda não tem planejamento orçamentário para 2020, já deixou diversas MPs caducarem por insistir na eleição de Arthur Lira para a presidência da Câmara e ainda não mostrou como conseguirá (1)
pagar a dívida sem subir os juros nem apresentar estratégia de corte de gastos a curto prazo. Por birra da nova base do governo (centrão) tivemos apenas 1 sessão do Congresso nesse ano. Para vocês terem ideia, ainda não foram analisados os vetos do PACOTE ANTI CRIME. (2)
A LDO, que deveria ter sido aprovada em Julho para viabilizar a LOA agora em novembro, sequer começou a tramitar. Isso porque o governo quer descumprir acordo e assumir o comando da comissão de orçamento a todo custo (depois de ver a postura do governo nesse ano, duvido (3)
Em tempo: não consigo afirmar que o sujeito sendo acusado é culpado porque o processo corre em segredo de Justiça. Isso não muda o fato de que a moça sofreu constrangimento ilegal e que a tese acatada pelo juízo é esdruxula. Por quê? Explico em seguida.
O primeiro promotor do caso denunciou o sujeito por estupro de vulnerável pois, segundo testemunhas e provas periciais, a moça estava fora de si. O promotor pediu e conseguiu prisão preventiva na 1a instância, mas o TJ derrubou. Pelo que se sabe, a única medida cautelar
adotada foi a apreensão de passaporte. Até aí, tudo bem, prisão preventiva precisa apresentar elementos sólidos (para além de indícios de cometimento do crime, risco de fuga ou perigo à ordem pública, por ex) para ser deferida e mantida pela 2a instância
Assim como a aspirina q vc @anitta toma quando fica doente n te faz mal, os pesticidas utilizados pelo agro brasileiro tb n, e por isso nossa comida é certificada e vendida para mais de 200 países, alimentando 1 bilhão e 500 milhões de pessoas.
Não fosse pela produção do agro brasileiro, que desmata menos e produz + do q o resto do mundo, CENTENAS DE MILHÕES de pessoas morreriam de fome. A produção de orgânicos? N representa nem 1%, são + caros (produto de elite) e precisam de + terra (desmatamento) para produzir menos
Os danos à saúde que podem ser causados pelos pesticidas são aos produtores que não utilizam EPIs, ou seja, trabalham ilegalmente (o que deve ser firmemente combatido). Mesmo assim, não há prejuízo à saúde do consumidor. Aliás, os orgânicos já mataram + por e. Coli
Sobre o SUS: O Decreto nº 10.530 não fala em privatização do SUS como muitos que não leram espalham. O que o decreto faz é a abertura de uma CONSULTA PÚBLICA para elaborar ESTUDOS sobre a POSSIBILIDADE de ação do setor privado na construção, modernização e operação de UBSs
Essas ações, ao contrário do que muitos pensam, já são praticadas em diversos Estados e Municípios. A título de exemplo, no município de Jundiaí uma unidade que foi premiada pelo Smart City pela atenção à saúde da família é operada pela iniciativa privada g1.globo.com/sp/sorocaba-ju…
Aliás, a iniciativa privada é muito presente no SUS pelas Organizações Sociais e pelas Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (lei 9637 e lei 9790).
Mais da metade dos gastos com procedimentos médicos do SUS vem da iniciativa privada, aproximadamente 54%
Ontem eu protocolei um pedido no Ministério da Economia, com um estudo em anexo feito pela Consultoria Legislativa da Câmara dos Deputados, para a redução do IPI dos vídeogames.
Mas antes de você que não gosta vir dizer que estou fazendo um projeto populista, leia a thread.
Estudei durante meses com a Consultoria Legislativa para chegar numa alíquota que não prejudicasse os cofres públicos e ao mesmo tempo fomentasse a produção nacional de videogames (mesmo os feitos por empresas estrangeiras mas produzidos no Brasil).
Segundo a pesquisa da superdata, o total gasto com jogos digitais em Março de 2020 superou US$ 10 bilhões no mundo.
Na comparação com Março de 2019 o crescimento foi de 42% para jogos de console, 14% para jogos de celular e 12% para jogos de computador.