• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Roberto Takata

Roberto Takata Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @rmtakata

10 Feb
Invertebrados gamer.
1. Ctenophora. Lembram águas-vivas. Sua posição na evolução dos animais é alvo de disputas acirradas. Têm duas fileiras de cílios locomotores em forma de pente (de onde ganham o nome, gr. ctenos, pente). Alguns são iridescentes.
vimeo.com/15436152
2. Vaga-lume. Besouros de várias famílias q emitem luzes por diferentes órgãos. Os caga-lume (vaga-lume é um eufemismo) tipicamente têm a traseira iluminada. A luz tem várias funções: iscas para presas, comunicação pra sexo, evitar predadores.
Read 4 tweets
10 Feb
Desde q o Caetano Veloso o elogiou.
Desde qdo Caetano Veloso virou baluarte da filosofia política e da teoria social para validar baluartes da filosofia política e teoria social? Desde que a imprensa o entrevistava para dar opinião sobre qq tema político, filosófico e social.
Desde qdo a imprensa tornava pessoas especialistas de referências sobre algum assunto? Durante a breve era da mídia de massas através do bastante estudado efeito do cultivo (midiático).
Read 7 tweets
10 Feb
Os cafés brasileiros são ruins. Não entendo direito brasileiro no exterior q prefere pagar (ainda mais) caro por café brasileiro do que consumir a marca local ou outro importado.
Em uma pesquisa de 2013, havia impurezas em 95% das amostras de café vendidas no país.
g1.globo.com/bom-dia-brasil…
Representantes da indústria juram de pés juntos q estão melhorando a qualidade e que o café comercializado no mercado interno seria tão bom qto o exportado (e veremos q nem o exportado é lá essas coisas).
economia.uol.com.br/noticias/redac…
Read 9 tweets
10 Feb
“I think the team in general still feels pretty confident that it’s phosphine, that the signal is real and that there are no real abiotic explanations.”<=There is no real biotic explanations either.
nytimes.com/2021/02/08/sci…
Mais provável pelo jeito que o sinal seja um artefato. E, se vierem mesmo a confirmar que há fosfina, mais provável que a molécula não seja uma bioassinatura. Convém aplicar um pouquinho de Bayes aí. A probabilidade a priori de vida em Vênus é extremamente baixa.
Pq não é uma explicação real falar que, se não há explicação conhecida de processos abióticos nas condições de Vênus que gerem fosfina nas quantidades supostamente observadas, então deve ser vida. Pq tampouco há explicação conhecida para vida em Vênus nas condições observadas...
Read 4 tweets
26 Jan
Os procedimentos científicos (não existe uma metodologia única, ainda que se possa extrair princípios gerais do conjunto) foram sendo aperfeiçoados ao longo de séculos para diminuir a influência dos vieses do ambiente e do observador, e do acaso. Ñ é perfeito, mas traz um ganho.
Nós, seres humanos, somos repletos de limitações de percepção (instrumentos vários foram sendo criados para ampliar o alcance tornando visível fenômenos invisíveis), de cognição e memória (o registro escrito sistemático, a matemática e as máquinas de calcular... ajudam).
O processamento mais intuitivo das informações nos ajudam no dia a dia, mas com frequência acabam nos enganando tb. Vieses diversos como de disponibilidade (o q nossa memória recupera mais facilmente), de saliência (o q parece se destacar mais) podem nos levar a concluir errado.
Read 12 tweets
25 Jan
Só médico que pode falar de saúde? NÃO. Primeiro q há uma carrada de profissionais de saúde que não são médicos: biomédicos, farmacêuticos/bioquímicos, enfermeiros, fisioterapeuta, médico veterinário, psicólogo, dentista, até (a depender da especialidade) biólogo e outros.
Pra enfrentar a covid-19, o governo federal chamou voluntários de 14 profissões da saúde: "serviço social, biologia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, psicologia e...
técnicos em radiologia" gov.br/pt-br/noticias…
Read 10 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!