Hoje é um dia simbólico de luta, de celebração e sobretudo, de reconhecimento.

E o fio de hoje é sobre isso: O protagonismo das mulheres na ciência

Acompanhe abaixo
Esse fio começa lá na década de 20. Grunya Sukhareva exercia sua profissão em uma clínica psiquiátrica infantil, em Moscou. Nascida em Kiev, pertencente a uma família judia, Grunya saiu da sua cidade natal para trabalhar em Moscou, em 1924.
Lá, ela conheceu um menino de 12 anos de idade com uma série de comportamentos atípicos. Autodidata para a leitura aos 5 anos de idade, o menino passava os dias lendo tudo que conseguia, deixando todos os brinquedos de lado.
O padrão atípico de locomoção, bem como a preferência pela companhia de adultos, no lugar de crianças, chamou a atenção de seus pais que procuraram orientação médica.
Grunya recebeu este menino em seu consultório e prontamente o observou atentamente, descrevendo-o como “um tipo introvertido, com uma inclinação autista para si mesmo”.
O termo autismo (que denota um “estado voltado para si”) foi cunhado pelo médico psiquiatra alemão Paul Bleuler, em 1911, caracterizando um conjunto de sintomas que indivíduos com alguns casos severos de esquizofrenia poderiam apresentar.
Grunya estava diante da primeira caracterização do que seria conhecido mais tarde, na nossa atualidade, como o Transtorno do Espectro Autista. Grunya poderia, em vida, ter recebido um amplo reconhecimento por tamanho avanço no campo dos transtornos do neurodesenvolvimento.
Todas as palestras subsequentes sobre autismo citariam ela, fora todas as citações no meio acadêmico como a primeira pessoa a descrever esse transtorno em uma criança de 12 anos. Infelizmente, isso ficou na esfera do que poderia ter acontecido.
Não faz muito tempo que se atribuía a descrição dos primeiros casos de autismo a Leo Kanner e a Hans Asperger, que publicaram seus trabalhos quase duas décadas após a primeira descrição de Grunya.
O que aconteceu? Em 1925, Grunya publicou um artigo descrevendo em detalhes comportamentos do tipo autista em seis meninos. No entanto, apenas uma pequena fração das publicações russas foi traduzida para outros idiomas e, na tradução dessa publicação de Grunya para o alemão +
houve um erro de tradução de seu sobrenome para “Ssucharewa”. O artigo ganhou a tradução para inglês apenas em 1996, 15 anos após sua morte.
Outros possíveis motivos são levantados, como a não-citação do trabalho de Grunya por Asperger, que cooperava com o partido nazista e não teria citado Grunya por ela ser judia.

Fato é que a ciência se esqueceu de Grunya, e infelizmente, não foi somente dela.
Essa história se repete, com diferentes narrativas, para Chien-Shiung Wu, que trabalhou no projeto Manhattan no desenvolvimento da bomba atômica, em que todas as suas contribuições foram desconsideradas por seus colegas,
Chen Ning Yang e Tsung Dao Lee, os quais foram laureados com Prêmio Nobel a partir da descoberta de Wu sem sequer mencioná-la.
Ida Tacke, a qual contribuiu imensamente para a área da química e física atômica, mas não recebeu os créditos pela descoberta do masúrio, elemento de número atômico 43 da tabela periódica, atualmente chamado de tecnécio a partir da “redescoberta” por Carlo Perrier e Emilio Segre.
Cecilia Payne, responsável pela descoberta dos elementos que constituíam as estrelas, foi encorajada a não publicar seus achados pelo revisor do trabalho, Henry Norris, que quatro anos mais tarde, publicou um estudo sobre os elementos que constituíam o Sol,
demonstrando as mesmas conclusões de Payne. Rosalind Franklin, que descobriu a estrutura do DNA, o principal constituinte do nosso material genético, não teve o reconhecimento por tamanha descoberta. James Watson e Francis Crick tomaram conhecimento dos seus dados.
Crick não somente a convenceu de publicar esses dados após a publicação deles, como ambos foram laureados com o Prêmio Nobel, deixando a visão de que Franklin confirmou os achados, quando, na realidade, foi a protagonista dessa grande descoberta.
Segundo dados de um levantamento da UNESCO no período de 2009 a 2017, apenas 35% dos estudantes nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática são mulheres. unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0…
Atualmente, temos muitas iniciativas em prol das mulheres na ciência e da construção e defesa de seus espaços nos meios científicos.
De acordo com os dados do CNPq, Inep e do Parent in Science, as bolsas de produtividade em pesquisa para mulheres correspondem a 36% do total. generonumero.media/infografico-os…
O relatório da Elsevier Gender in the Global Research Landscape aponta que 75% dos trabalhos nas áreas de ciência da computação e matemática são realizados por homens. elsevier.com/__data/assets/…
Iniciativas em prol das mulheres na ciência, e em defesa da construção e ocupação desses espaços por elas, têm surgido, não só resgatando as tantas histórias das mulheres do passado, como reconhecendo e amplificando as mulheres do hoje e do amanhã.
A fundação L’Oréal juntamente com a UNESCO celebram anualmente a premiação da L’Oréal-UNESCO Para as Mulheres na Ciência. Iniciativas como o @500womensci , a qual tem grupos em muitos locais do mundo, incluindo em diversas cidades no Brasil,
reúnem mulheres e ações em prol da maior inserção e inclusão das mulheres na ciência. O @parentinscience – Maternidade na Ciência traz a discussão sobre a maternidade e a paternidade durante a trajetória acadêmica, bem como seu impacto na carreira científica de mulheres e homens
Nesse dia 11 de fevereiro, em que celebramos o Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência, faço essa pequeníssima revisitação histórica para reconhecermos o brilhante trabalho de tantas mulheres,
cujas descobertas revolucionaram nossa compreensão acerca da realidade e foram pilares para grandes passos subsequentes.

Infelizmente, muitas mulheres não encontram espaços e oportunidades na mesma proporção como seus colegas homens no meio acadêmico.
Ainda vemos mesas redondas, palestras e eventos recheados de pesquisadores, muitas vezes com uma pesquisadora mulher, quando muito. Revisitar nossa história é um dever para não reverberarmos os erros do passado.
Em 2017, uma carta foi enviada para a revista Journal of Pediatric Neurosciences, trazendo um tributo a Grunya Sukhareva por todas as suas contribuições anteriormente descritas ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/P…
e, apontando uma ressalva pertinente: “negando a originalidade e a exatidão de seu relatório, mais de 90 anos após seu lançamento, seria um erro histórico, que esperamos não seja perpétuo”.
Que a ciência nunca mais esqueça de suas cientistas. Por Grunya, por Wu, por Franklin, por todas que, hoje, somos cientistas, e por todas que se tornarão no amanhã.
Texto completo publicado na @fontebr_ fontebr.jor.br/2021/02/11/o-p…
Marcando aqui algumas mulheres para quem quero estender meu agradecimento, meu reconhecimento e orgulho, vocês me inspiram!

@melmarkoski @laribrussa @TaschnerNatalia @dogarrett @binerighetti @veramagalhaes @gabilotta @bollemdb @flavississima @ntsnaleatorias @olgachaim
@martielafreitas @nathpsl todas as mulheres da @analise_covid19 @UPVacina @obscovid19br #todospelasvacinas e #equipehalo #teamhalo e tantas tantas outras (perdões se esqueci de marcar)

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Mellanie Fontes-Dutra, PhD 💉 #TodosPelasVacinas

Mellanie Fontes-Dutra, PhD 💉 #TodosPelasVacinas Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @mellziland

13 Feb
@WHO fazendo um alerta importante. Lembrando que fuga não significa que a vacina não abrangeria ou funcionaria em algum nível. Mas nos preocupa conhecer qual nível é esse, e por isso os estudos são cruciais.

www1.folha.uol.com.br/equilibrioesau…
O @butantanoficial anunciou que está investigando a CoronaVac sobre a variante emergente de Manaus, P1

noticias.uol.com.br/saude/ultimas-…
Sabemos que a CoronaVac tem um potencial para abranger essas variantes dada a sua tecnologia, que induz a formação de diferentes anticorpos contra diferentes porções do vírus

bbc.com/portuguese/bra…
Read 11 tweets
12 Feb
O novo Boletim Genômico (12/2), registrou o 1º caso da linhagem P1 (emergente de Manaus) no RS. O caso foi notificado em um morador de 88 anos da região da Serra, que apresentou os primeiros sintomas da doença no final de janeiro.

estado.rs.gov.br/estado-divulga…
Além da P1, a variante predominante no Estado é a P2, ainda em estudos. “Não sabemos como irá evoluir o cenário a partir da interação das duas variantes no mesmo ambiente”, explica a diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), Cynthia Molina Bastos.
Read 4 tweets
12 Feb
Como se proteger das variantes e evitar que o surgimento delas acelere:

- Evitar aglomeração
- Usar máscara
- Praticar o distanciamento físico

O que estamos vendo? O completo contrário. 1 ano depois de pandemi. Tem gente que não deve ter assistido o que aconteceu em Manaus.
Depois de um ano, honestamente, quem faz uma coisa dessas é irresponsável, sem a menor noção de sociedade, completamente omisso e negligente à situação que estamos vivendo, alienando-se a dor e sofrimento de tanta gente que perder E PERDE pessoas para a pandemia.
Tu pode ter COVID-19, pode se recuperar e ficar bem, mas não pense que o fato de ser jovem é um passe-livre pra não experienciar formas graves e sequelas da COVID-19. E sua inconsequência, falta de empatia e completa irresponsabilidade pode contaminar alguém.
Read 4 tweets
12 Feb
Preprint do estudo da AstraZeneca com a variante emergente B.1.351 (descrita na África do Sul).

Comentei sobre isso aqui nesse fio (+ outros comentários sobre variantes no geral, sobre o que sabemos das vacinas frente a essas variantes emergentes)
Read 7 tweets
11 Feb
Hoje é o Dia Internacional das Meninas e Mulheres na Ciência e convido a todas essas cientistas maravilhosas a deixar aqui no reply:

- Sua linha/área de pesquisa
- GIF que ilustre seu sentimento por estar contribuindo tanto na ciência

Bora seguir, acompanhar e prestigiar 🌻
Aproveita e marca aquela mulher inspiradora que vem mandando muito bem na ciência! 💜
Read 4 tweets
9 Feb
Informações sobre vacinas vindas da Covax Facility (Consórcio da OMS): a @anvisa_oficial dispensa registro/autorização pra uso emergencial no país das vacinas vindas pelo Covax, uma vez que teriam sido avaliados por técnicos da OMS.

correiodopovo.com.br/not%C3%ADcias/…
Segundo a reportagem, "A Diretoria da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) decidiu por unanimidade, nesta terça-feira, dispensar de registro ou autorização de uso emergencial vacinas contra Covid-19 que o Brasil receberá por meio do consórcio Covax Facility."
"O Brasil tem acordo com o Covax Facility para aquisição escalonada de 42,5 milhões de doses de imunizantes que integram a iniciativa. As primeiras doses — da vacina Oxford/AstraZeneca — devem chegar a partir da metade do mês" segundo a reportagem
Read 10 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!