1/14 : Quer saber o que o economista mais famoso do Brasil estuda ? O Esquina das Ideias teve acesso exclusivo à dissertação de mestrado do @gilnogueiraofc e vamos desvendar essa curiosidade ! Segue o fio e tachaki tachaki!🧶🎙️

#BBB #Gilberto #EconTwitter #Ciencia #podcast
2/14 : Nosso querido economista estudou um problema que o atingiu pessoalmente durante sua vida. Com o sofrimento de seu pai ter se envolvido com drogas, @gilnogueiraofc buscou contribuir para o debate acerca da repressão às drogas com seu trabalho de pesquisador.
3/14 : O Brasil, assim como outros países, adotou uma política de repressão às drogas de forma mais intensa no final dos anos 90. Seguindo os princípios discutidos na ONU para redução da demanda de drogas, o Brasil criou um aparato institucional de repressão ao mercado de drogas.
4/14: O combate ao mercado ilegal de drogas estaria baseado na ideia de que a existência desse mercado gera consequências para a sociedade (externalidades negativas), ou seja, redução de bem-estar. Esse problema se daria tanto pela venda de produtos viciantes, gerando impactos +
5/14: + ao usuário, como na expansão da violência. A literatura tem mostrado que a maior parte da violência gerada pelo mercado de drogas é a violência sistêmica causada pela guerra do tráfico, isto é, associada ao funcionamento do próprio mercado.
6/14: Além disso,a literatura tem mostrado um possível paradoxo entre repressão da política e a violência do mercado de drogas.O paradoxo estaria associado ao fato de que,com a estrutura verticalizada no mercado (diferença entre atacado e varejo)e um mercado altamente lucrativo +
7/14: a repressão violenta não gera necessariamente redução da violência no mercado de drogas. Dessa forma, dependendo de como o mercado está estruturado, a repressão policial pode, na verdade, aumentar a violência do tráfico de drogas.
8/14: Com essas questões em mente, Gilberto desenvolveu um modelo microeconômico teórico para tratar o problema da relação entre a violência sistêmica e a repressão do governo ao mercado de drogas.
9/14: A novidade que Gilberto trouxe para esse campo de pesquisa foi buscar modelar a relação entre revenda de drogas e violência a partir do comportamento estratégico dos revendedores (atuantes do varejo). Sim, nosso jogador Gilberto também pensa estratégia nas suas pesquisas.
10/14 :A violência, assim como a escolha de preços e quantidades, é uma escolha estratégica do revendedor (varejista) pois ele também tem poder de mercado (mark-up),assim como o traficante (atacadista, que se relaciona com a produção e distribuição de altas quantidades de drogas)
11/14: Outra questão importante no trabalho de Gilberto é a análise da repressão em diferentes estágios da cadeia produtiva do mercado de drogas. A conclusão que o trabalho chega é que a repressão do Estado pode gerar tanto aumento quanto redução de violência +
12/14:quando a atuação repressiva é diretamente ligada ao setor de varejo. Quando a repressão atua no setor de atacado, a ação de repressão é mais bem sucedida. Também é identificado que quanto menor a repressão no atacado, menor o efeito de redução de violência pelos varejistas.
13/14 : Dessa forma, a dissertação de @gilnogueiraofc ajuda a pensar a política de segurança pública fundamentando as decisões de agentes do tráfico num modelo teórico microeconômico.
14/14: Nada menos do que o esperado, portanto, que @gilnogueiraofc tenha mostrado grande capacidade analítica para entender as interações entre os participantes da casa! O Esquina das Ideias deseja um bom jogo para @gilnogueiraofc , estamos na torcida! #teamgil #EconTwitter #BBB
Não deixe de seguir o @edipodcasts . Acesse nossos conteúdos pelo linktr.ee/Esquinadasidei…
Quer compreender melhor o modelo usado pelo Gilberto, confere aqui 👇👇 #gilberto #bbb #EconTwitter
é possível encontrar a dissertação de mestrado no seguinte link : sucupira.capes.gov.br/sucupira/publi…

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Esquina das Ideias

Esquina das Ideias Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @edipodcasts

11 Feb
1/17: Vem cá conhecer o modelo teórico microeconômico que o @gilnogueiraofc utilizou em sua dissertação de mestrado para explicar o comportamento de traficantes e a opção estratégica pela violência no tráfico. OBS: economês on

#BBB #Gilberto #EconTwitter #Ciencia #podcast
2/17: Os consumidores nesse modelo são uniformemente distribuídos em uma linha unidimensional [0,1] e duas empresas se encontram em pontos arbitrários desta linha, A (mais a esquerda) e B (mais a direita).
3/17: Caso escolha participar do mercado, a utilidade do consumidor é dada por uma função que leva em conta os preços, distância em relação às firmas e a violência gerada por essas firmas e pela polícia, além de possuir um valor de utilidade de reserva.
Read 17 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!