❗🦠 A variante brasileira do coronavírus conhecida como P1 (presente em Manaus) já foi identificada em 10 estados, e continua a mostrar seu potencial transmissível.
Em Jaú (SP), após recente aumento de casos e internações, ela foi achada em 3 amostras enviadas ao Adolfo Lutz👇
De acordo com o Ministério da Saúde, a P1 já está em:
Amazonas;
Ceará;
Espírito Santo;
Pará;
Paraíba;
Piauí;
Rio de Janeiro;
Roraima;
Santa Catarina;
São Paulo.
Como será esse jogo de gato e rato das vacinas correndo atrás das mutações?
É provável que o mundo caminhe para uma situação em que a vacina da covid seja periódica (anual?) e reúna variantes mais prevalentes na população naquele ano, semelhante à da gripe.
Claro que isso não vai ser tão fácil, e a ciência vai ter muito trabalho pela frente. Mas é importante visualizar cenários possíveis até para não cair no desespero de que entramos numa pandemia eterna.
Sigam as ótimas considerações da professora Christiane nesse fio: 1)
Alerta: se sua máscara está "folgada", entrando ar por laterais/por cima/baixo, ela não está protegendo direito você nem aos outros.
Se você usa máscara de tecido, ou mesmo cirúrgica, é importante verificar isso. Mesmo na PFF2, elásticos frouxos têm que ser trocados (continua..)
Uma opção seriam os adaptadores de máscara (mask fitters)
Eles são dispositivos reutilizáveis que prendem máscara de tecido ou cirúrgica e podem dar um ajuste melhor no rosto.
“Já foi demonstrado cientificamente que eles melhoram o desempenho da filtração em até 90% ou mais”, disse John Brooks, diretor médico do comitê de COVID-19 do CDC e, uma coletiva de imprensa com a Infectious Diseases Society of America.