A insistência de ministros do STF em decidir ao arrepio do devido processo e da Constituição diminui a credibilidade da Corte mais do que são capazes as críticas que recebe, fundadas ou infundadas, educadas ou ofensivas. Autoritarismo contra quem eles acusam de autoritarismo.
É claro que é de bom tom que o mesmo respeito ao devido processo seja sempre observado pelos deputados quando se pronunciam. Eu, por exemplo, sou crítico a muitos atos do STF ou ministros, mas defendo sempre que suspeitas de desvios sejam averiguadas por vias institucionais.
Defendo muito a CPI da Lava Toga e maior atitude do Senado no papel que é seu de fiscal-corregedor do Supremo. Não há intocáveis numa República! Averigue-se os indícios e puna-se, mas somente se houver comprovação, senão caímos no mesmo erro dos que agora abusam de próprio poder.
Pedir fechamento do STF, prisão de ministros ou críticas gratuitas e violentas jamais fizeram ou farão parte do meu repertório. Repudio manifestações nesse sentido, à direita ou à esquerda - que, aliás, hoje celebra, mas já teve deputado do PT pedindo fechamento do STF.
Deputados, porém, de direita ou de esquerda, têm imunidade para se pronunciar até mesmo de formas que não me agradam; para excessos ou abusos há a Comissão de Ética. Já da Suprema Corte e de seus Ministros espera-se ponderação, equilíbrio e respeito MÁXIMO à Constituição.
Por piores que sejam as ofensas dirigidas a alguém, a própria vítima não pode dispor do seu poder para revidar com prisão arbitrária do ofensor. O fato do autor ser parlamentar só agrava o arbítrio do STF, pois envolve o Parlamento todo numa discussão resolvida na Constituição.
O Parlamento, infelizmente provocado, terá de reagir ao arbítrio e apontar à Suprema Corte o caminho do devido processo e do respeito à Constituição. Hoje é com um deputado que talvez você não goste. Amanhã (como já foi no passado) pode ser contra um que você gosta. Inaceitável.
Trata-se de um momento muito delicado, preocupante. É preciso de muita serenidade, acima de tudo. Que possamos superar mais esse triste episódio sem causar mais traumas à nossa jovem democracia e sem deflagrar mais uma crise institucional em meio a uma pandemia.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Marcel van Hattem

Marcel van Hattem Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @marcelvanhattem

19 Jan
Assista minha entrevista à JP, sem cortes. Meu compromisso é de independência e análise técnica de pedidos de impeachment. Havendo crime, admite-se o processo. Vale para qualquer presidente. E disse o óbvio: impeachment sem crime de responsabilidade é tumulto na democracia.
Disse também que nos preocupa muito uma série de indícios de irregularidades como, por exemplo, o uso da ABIN para fins pessoais pelo Presidente da República e seu filho, e que já protocolamos requerimentos de informação a respeito cumprindo com nosso papel de fiscalização.
Critiquei também a postura, tanto do presidente como de grande parte da oposição, de acirrar ânimos com fins eleitoreiros durante uma pandemia. Precisamos acalmar os ânimos agora e sou candidato a presidente para representar TODOS os deputados que querem um Brasil melhor.
Read 4 tweets
10 Dec 20
A bancada do PSOL eh 70% branca e tem 2 suplentes negros - um de SP e uma do RS. Se querem 50% de negros e pardos na Câmara (IBGE=55%), Fernanda do RS poderia renunciar bem como tb um dos três de SP (Sâmia, Ivan ou Erundina). Mas, nao: impõem aos outros o que nao fazem em casa.
Talvez não renunciem porque o suplente de SP disse o seguinte: "partido é racista e não mantém coerência". noticias.uol.com.br/politica/eleic…
Já outra candidata negra do PSOL de SP, Keit Lima, reclamou que a maior parte do dinheiro público do partido vai para os brancos. Disse ela: "Não dá para um partido ficar gritando ‘Marielle vive’ e não dar estrutura para mulheres negras serem eleitas". www1.folha.uol.com.br/poder/2020/10/…
Read 8 tweets
10 Dec 20
DISCRIMINAÇÃO E INTOLERÂNCIA COMBATE-SE COM O FIM DA IMPUNIDADE! Apresentei na tribuna da Câmara o posicionamento contrário da bancada do NOVO à ratificação de uma Convenção internacional (PDL 861) que supostamente combateria o racismo. Acompanhe a thread.
Todo ser humano precisa ser contra toda forma de racismo e de intolerância, mas o texto da Convenção carece de uma série de aprimoramentos que deveriam ser feitos para, após, ser votado seu texto. Até agora apenas cinco países ratificaram o texto da Convenção.
E duas importantes nações do continente sequer assinaram-no, a saber: Canadá e Estados Unidos. Detalhe importante: Quem presidia os Estados Unidos no momento da assinatura por parte de outros países era Barack Obama.
Read 8 tweets
19 Oct 20
Fim de semana de tiroteio no Twitter... O ex-candidato do Novo, @joaoamoedonovo entrou numa polêmica que tem, a meu ver desviado atenção de outros problemas maiores no país: reformas, retomada econômica, combate à corrupção. A pobreza! Sem dinheiro, aliás, como pagar por vacinas?
Tudo bem. Nessa (mais uma vez, como na questão do inquérito fake do STF, por exemplo), a gente discorda.
Eu sou a favor de vacinas: tomei não faz muito tempo a da gripe e da febre amarela. Mas para mim é apenas óbvio que se eu não estiver seguro sobre a eficácia de uma vacina contra a covid nem de seus efeitos colaterais, é meu direito não tomá-la. Ponto.
Read 13 tweets
2 Oct 20
Infelizmente, LAMENTAVELMENTE, está sacramentado. Jair Bolsonaro indica como futuro ministro do Supremo Kassio Nunes Marques, que tem a bênção do Centrão , do presidente da OAB, do PT, de Gilmar Mendes, de Dias Toffoli e de Davi Alcolumbre. Image
A mulher de Kassio trabalhou como assessora do PT no Senado e o próprio atual desembargador Kassio Nunes Marques chegou ao TRF-1 por articulação de Wellington Dias (petista, governador do Piauí) e indicação de Dilma Rousseff.
Dentre suas decisões como desembargador, destaco a que liberou a farra da lagosta no Supremo e a que impedia o terrorista comunista Cesare Battisti de ser extraditado para a Itália para cumprir pena pelos seus crimes.
Read 6 tweets
24 Aug 20
A fala descompassada do presidente da república contra um jornalista que está cumprindo seu dever - o de questionar uma autoridade -, é deplorável. Foi graças aos questionamentos da imprensa ao longo dos anos que muitas suspeitas de corrupção foram confirmadas como escândalos.
Também os papeis do MP, de investigar, e do Judiciário, de julgar, devem ser respeitados. Quem não deve, não teme. Bastaria esclarecer os fatos. Isso é o que se espera sempre de quem está no poder, em qualquer esfera: transparência constante e não apenas ser honesto, mas parecer.
O próprio presidente muitas vezes usou do expediente de ler os jornais em tribuna e nas redes quando as suspeitas de corrupção envolviam oponentes - e o fez com tanto sucesso que se elegeu também graças à pauta anti-corrupção defendida na campanha.
Read 5 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!