Katharine Hepburn era uma atriz gigante, mas o que nem todos lembram é que ela tinha um sorriso luminoso. (Para quem - ainda - não a conhece, é a única atriz com mais Oscars que Meryl Streep.)
(Vi agora Sua Esposa e o Mundo, que Capra dirigiu em 1948 e trazia também Spencer Tracy - outro gigante -, Adolphe Menjou e uma participaçãozinha de Margaret Hamilton, que apenas 9 anos antes havia se eternizado como a Bruxa Má do Oeste em O Mágico de Oz.)
(Ah, o filme também conta com Angela Lansbury, que tinha só 23 anos na época. Vou incluir uma imagem dela recentemente pra refrescar a memória de quem não lembrar, embora seja fácil identificá-la.)
Mas o que me fez querer falar do filme é uma fala do roteiro de Anthony Veiller e Myles Connolly dita por Hepburn em certo momento: "Vocês políticos se mantiveram profissionais porque os eleitores se mantêm amadores".
Enfim. Eu ainda não tinha visto "Sua Esposa e o Mundo". Apesar das açucaradas inevitáveis de Capra, o cinismo do roteiro (que vem da peça que o inspirou) sobre o universo da política segue tristemente atual.
(Aliás, Angela Lansbury é provavelmente a única integrante do elenco do filme ainda viva. 95 aninhos.)

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Pablo Villaça

Pablo Villaça Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @pablovillaca

21 Feb
Estou vendo Fernanda Montenegro nos assuntos mais comentados por ter dado uma entrevista na qual relembra ter perdido o Oscar. O pior nem foi perder; foi perder pra Gwyneth Paltrow.

Pior: em Shakespeare Apaixonado.

Pior: num prêmio COMPRADO pelo Harvey Weinstein.
O único consolo é que naquele ano o Harvey Weinstein ferrou todo mundo no Oscar, incluindo Steven Spielberg, cujo Resgate do Soldady Ryan era o favoritíssimo até Weinstein mudar totalmente as regras do jogo com a campanha pesada que fez por Shakespeare Apaixonado.
Não vou linkar aqui pela milésima vez meu texto sobre como funciona o Oscar (tá bom, eu linko: cinemaemcena.com.br/coluna/ler/224…), mas foi justamente naquela edição que o modelo contemporâneo das campanhas foi moldado por Harvey Weinstein e pela Miramax.
Read 5 tweets
20 Feb
Vi hoje um dos filmes mais angustiantes da minha vida: o chileno A Casa Lobo, dirigido por Joaquín Cociña e Cristóbal León. É um pesadelo sobre abusos e a perpetuação dos traumas por estes deixados.

É também uma animação absolutamente fascinante. ImageImageImageImage
Realizado ao longo de cinco anos, A Casa Lobo parte de uma história real: a Colônia Dignidade, fundada por um ex-militar nazista no Chile e que, mistura de seita e campo de prisioneiros, ajudou a ditadura de Pinochet a torturar prisioneiros políticos. (pt.wikipedia.org/wiki/Col%C3%B4…)
O filme, porém, é menos sobre a Colônia do que sobre seus efeitos sobre uma menina chamada Maria que escapa depois de vários abusos e se esconde numa casa no meio da floresta - e a narrativa assume sua subjetividade moldada por traumas como ponto de vista. ImageImageImageImage
Read 5 tweets
19 Feb
Estou vendo há uma semana; ainda não posso avaliar como fenômeno coletivo. Falando por mim - e só por mim -, tem sido uma mistura de voyeurismo sancionado, simpatia por alguns “personagens” e o prazer natural de se deixar sentir raiva dos “vilões”. +
Outro dia eu brinquei sobre ver o #BBB como forma de usar o microcosmos do programa pra estudar arquétipos e recortes do Brasil (e terminei confessando que era “por causa dos barracos”). Por um lado, era só piada; por outro, há uma partezinha de verdade nisso. +
Não sei se os “personagens” de fato acabam assumindo contornos de “arquétipos” ou “recortes demográficos”, mas o que eu JÁ SEI é que é possível ver a humanidade de cada um ali e se deixar envolver com suas forças e fragilidades individuais. +
Read 15 tweets
18 Feb
Cara @wbpictures_br, não posso que dizer a decisão de convidar Ratinho para "dublar" #TomEJerryOFilme teria sido inteligente (ou artisticamente válida) mesmo em tempos normais, já que estamos falando de um sujeito que construiu a carreira em cima da baixaria e da vulgaridade.
Gosto de acreditar que um filme -qualquer um - merece mais consideração aos esforços criativos da equipe do que a decisão de escalar um "dublador"* apenas porque seu pseudônimo reflete a espécie do personagem ao qual supostamente daria voz. Acho que Arte envolve mais do que isso.
(*"Dublar" e "dublador" estão entre aspas porque - ao menos que o filme tenha se distanciado imensamente da animação que o original - os personagens são notoriamente mudos, o que sugere que o envolvimento de Ratinho é uma jogada de marketing.)
Read 8 tweets
18 Feb
Que coincidência curiosa: revi agora Síndrome da China e fui conferir nas minhas listas de filmes vistos nos anos anteriores quando tinha sido minha última visita ao longa e... eu o vi em 2011 e em 2001. Ou seja: por algum motivo, a cada 10 anos eu o vejo espontaneamente.
E a cada dez anos (juro que nenhuma das vezes foi planejada) eu volto a constatar que filmaço é Síndrome da China.

Produzido por Michael Douglas (que também faz um personagem secundário), o filme é protagonizado por Jane Fonda e Jack Lemmon (um dos meus atores favoritos).
Mesmo realizado depois da ponta final do "Novo Cinema Hollywoodiano", que a rigor podemos considerar que se encerra em 1977, com Star Wars, Síndrome da China é um filme que mesmo assim se encaixa com perfeição nas preocupações temáticas daquele período.
Read 10 tweets
17 Feb
Vendo o vídeo no IML do deputado preso por gravar fala pra "impressionar Bolsonaro" (o nível adolescente da coisa), fica muito patente como esses caras são todos iguais: foi só ver uma mulher em posição de autoridade - a policial civil - que o sujeito pirou mais uma vez.
Parte da gritaria do sujeito é espetáculo, pois estava registrando tudo pra colocar nas redes, mas parte é obviamente fruto da incapacidade absoluta que esses caras têm de reconhecer que o mundo já mudou sob seus pés e que sua posição de macho branco pode ser desafiada.
Aliás, o vídeo que o levou a ser (merecidamente) preso não é só um show de fascistismo, mas mais uma evidência de como o bolsonarismo jogou o nível de tudo no fundo do esgoto: mesmo tendo gravado o próprio "discurso", o deputado é incapaz de articular uma ideia coerente.
Read 10 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!