O cara que está em NY ou Londres, estrangeiro e investe no Brasil olha (entre outras coisas) para os investimentos que podem ser afetados pelo gov e outros onde a possibilidade de influência negativa do gov é menor.
Quando ele olha para algo mais específico, a natureza de expectativa em relacao ao governo é mais macro: simplificação de processos, desburocratização, questoes tributárias, regulação etc.
No fundo, o cara não está nem aí em como o gov se auto-intitula (direita, esquerda, centro). Tudo isso é interpretado pelo gringo em cima das decisoes tomadas.
Naturalmente, mts podem achar a decisao de Bolsonaro correta em relacao à Petrobras enquanto outros acham uma decisao ruim. O cara que olha de fora esta buscando apenas sinais de previsibilidade (concordemos ou não).
A imprevisibilidade é o que mais afeta a confiança de um investidor em relação ao BR. Obviamente, um gov não deve se guiar 100% em cima do que investidores acham ou deixam de achar, mas previsibilidade é importante, principalmente em cima do que já foi dito ou prometido antes.
Independente de Silva e Luna ser um bom nome para a empresa, o que causou preocupacao nao foi a sua nomeaçao, mas a forma e o contexto no qual Castelo Branco foi demitido. O ato em si é menos importante do que a forma. A forma contradiz uma expectativa criada pelo proprio gov.
Podemos achar que a visao do investidor em Londres, sentado na sua cadeira olhando o Hyde Park e indo almoçar no Itsui é ingênua e fora da realidade. Mas está dentro da realidade dele, e no fim, afeta o BR, como vimos nas perdas da empresa em 24hrs.
Tudo tende a se normalizar, mas quando algo for anunciado como intenção, numa mensagem do gov para o investidor externo (como ocorre sistematicamente), o grau de confiança vai se diluindo onde as intenções ñ trazem o peso para uma tomada de decisao a favor de um investimento.
No fim, o governo precisará mostrar mais e dizer menos para poder convencer um tipo especifico de investidor. Claro que o BR seguirá sendo um destino importante de investimentos pela sua magnitude, mercado consumidor e maturidade em relacao a outros países da região.
O que frustra mais o investidor externo, é a visão de que o BR poderia ser um destino obvio e fantastico para um volume maior de investimentos caso acertasse apenas alguns ponteiros.
Para quem lê, ñ se trata de estar certo ou errado, mas apenas uma constatação do sentimento de alguns que decidem com parâmetros diferentes de simples observadores, se colocar mais ou menos $$ no BR vale a pena.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Thiago de Aragão

Thiago de Aragão Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @ThiagoGdeAragao

20 Feb
Duas grandes diferenças de quem olha para o governo de dentro do país versus quem olha para o governo de fora do país (estrangeiros) são: passionalidade e comparação retroativa vs proativa.
O brasileiro une a paixão a favor ou contra um governante baseado no que aconteceu no passado e menos em relação ao que poderia ocorrer no futuro. A justificativa cai mt em cima do que tínhamos, logo o que temos é sempre comparado com o passado. Isso legitima ou não um gov.
O estrangeiro q olha para o Brasil para investir, tmb olha para o que tínhamos, mas tmb olha para o que poderíamos ser. Geralmente sem paixão, com um pragmatismo que assusta muitos no Brasil.
Read 7 tweets
22 Oct 20
A origem da vacina não é algo tão simples assim. A "vacina de Oxford" tmb vai ser produzida na CHN, por um laboratório chinês. A vacina da Pfizer tem como sócio o laboratório chinês Fosun Pharma, spin-off ta estatal Sinopharma. A vacina da Sinovac será produzida pelo Butantã.
Um grande numero dos medicamentos que ja consumimos no Brasil ou são produzidos na China ou contem ingredientes farmacêuticos ativos da China. A vacina de Oxford tem como parceira a Vaccitech, empresa britânica onde um dos acionistas é a Huawei.
A vacina do outro laboratório chinês, Cansino, é liderada por um especialista chinês que era chefe de pesquisa bacteriologica no laboratório francês Sanofi. Ja a vacina russa tem acordo de cooperação com a Sinopharma, estatal que produz, a outra vacina chinesa.
Read 5 tweets
20 Oct 20
A Suécia decidiu banir a Huawei e a ZTE no país. A decisão impede que essas empresas façam parte da construção de redes de infraestrutura de 5G no país.
Suécia -->5G-->Huawei-->Brasil--> China-->EUA-->Acordo comercial - Thread ⬇️
A decisão sueca foi tomada com base numa análise do departamento de inteligência militar das Forças Armadas e aponta como principal razão o risco à segurança nacional. O leilão sueco das bandas de 5G ocorrerá no próximo mês e deverá focar na Ericsson (sueca) e Nokia (finlandesa).
Os suecos não conseguiram identificar mecanismos seguros o suficiente para garantir que informação que circula nas redes não seja vazada para terceiros (e, segundo a inteligencia, o gov da CHN).
Read 11 tweets
17 Oct 20
A sociedade moderna tem expectativas politicas imediatistas. A politica responde com intencoes de curto prazo, ja que poucas politicas públicas de curto prazo sao transformadoras estruturalmente. A narrativa ganha um peso maior do que a execução.
Dizer que quer passa a ser interpretado como sucesso, ao inves de trabalhar numa construcao de longo prazo. Narrativas conjunturais atendem expectativas rapidas enquanto politicas estruturais esbarram nas explicacoes mal feitas dos govs sobre suas vantagens de medio/longo prazos.
Politicas estruturantes nao trazem recompensa de curto prazo. Alem disso, requerem um esforco gigantesco de construcao de viabilidade, onde "cartuchos" politicos sao gastos nessas negociacoes.
Read 9 tweets
30 Sep 20
A decisão alemã em relação à Huawei foi a maior vitória até o momento do gov dos EUA em relação à pressão colocada contra a empresa desde o ano passado. Thread ⬇️
A decisão britânica de isolamento da Huawei tmb foi bastante significativa, mas o fato da ALE ser a grande potência européia e fora do universo anglo-saxão de alianças, faz com que a decisão seja mais impactante contra a empresa.
Sob o comando de Merkel, a Alemanha adotou uma postura de independência no processo analítico de risco tecnológico e geopolítico, que faz com que a decisão tomada seja vista como uma decisão autônoma, sem a influência externa.
Read 6 tweets
30 Sep 20
A Alemanha decidiu tomar uma decisão intermediária em relação à Huawei. Apesar da pressao grande dos EUA para que vários países apliquem um banimento na empresa, como fornecedora de kits 5G, a Alemanha decidiu seguir uma linha particular. Thread ⬇️
Para a ALE, banir a Huawei implicaria em um contorcionismo jurídico complicado. A linha de corte que separaria outras empresas da Huawei não seria clara e daria abertura legal para questionamentos.
Além disso, a atual rede alemã (Deutsche Telekom, Vodafone Deutschland e Telefonica Deutschland) são dependentes da Huawei em vários equipamentos de infraestrutura telefônica. Desde 2017 a Deutsche Telekom vem diminuindo a relação com a Huawei, mas a dependência ainda é alta.
Read 7 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!