O MEU PROJETO QUE EXPANDE O ENSINO EM TEMPO INTEGRAL EM SÃO PAULO FOI APROVADO!🙌
Agora vai para a sanção do Governador ✅
Escola em tempo integral = MAIS OPORTUNIDADES PARA TODOS! 💡
Mas deixa eu contar um pouco mais sobre o projeto ->🧵
A meta para 2040 é q 80% das escolas estaduais sejam capazes de ofertar esse modelo e 60% dos alunos sejam atendidos assim. Um desafio e tanto!
Ñ depende de 1 governo. É política de Estado.
A implantação será gradativa, priorizando as áreas com menores índices socioeconômicos!
Os colégios de ensino integral estão conectados à realidade do jovem e ligada ao desenvolvimento de suas competências cognitivas e socioemocionais, tão abaladas pela pandemia...
Um ambiente que busca a capacitação global dos estudantes!
É uma escola que ESCUTA o aluno!
No dia a dia serão incluídas aulas práticas, laboratórios e orientações de estudo. O que é aprendido na sala de aula de manhã é visto na prática de tarde!
Por isso é necessário ampliar o dia escolar de 4-5h para 7-9h/dia ⏰
Chega da desculpa ‘não sei pq estou aprendendo isso’
Os professores dessas escolas atuam em dedicação exclusiva e recebem gratificação de 75% no salário.
Com o professor passando o dia na mesma escola será possível ter + tempo p/ preparar aulas e criar laços com alunos.
O que é ótimo para o aluno! Vários estudos mostram isso!
O modelo está em franca expansão no 🇧🇷!
Os mais atraídos foram os estados mais pobres, que viram a chance de melhoria na educação!
E, para financiar o aumento de custo da escola, esses estados passaram por cortes em gastos e medidas de GESTÃO!
Os estados que estão apostando: Paraíba, Espírito Santo, Ceará e Pernambuco já estão obtendo resultados acima da média nas notas do IDEB 📈
SP tem 6% das matrículas em tempo integral no E. Fundamental e 10% no E. Médio, abaixo da média nacional: 11% e 12% respectivamente
Em 2007, Pernambuco ocupava o 22º lugar do ranking dos estados na educação
Em 2008 expandiu o ensino integral
Resultado:
-evasão 90% menor, sendo a menor taxa do país
-reprovação 40% menor
-distorção idade série 60% menor
Em 2019 o estado ficou no 3º lugar no ranking nacional!
E tem mais 👇
Um estudo mostrou que os jovens que estudaram nas escolas de tempo integral em Pernambuco (q hoje são 60% das matrículas) tinham maior chance de entrar na Universidade.
Também tinham salários maiores q alunos da escola regular, mesmo sem o efeito do Ens. Superior!
Em SP esperamos como resultados:
✅ reduzir a diferença de aprendizagem entre os alunos ricos e pobres
✅ queda significativa no abandono escolar e reprovações
gerando + OPORTUNIDADES!
Mesmo em caso de mudança de governo, a expansão do ensino integral está garantida em lei! 🙏
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Atualmente gastamos 4,5% do PIB e temos péssimos resultados ‼️
O motivo é bem simples: O BALDE ESTÁ FURADO. Pode continuar colocando cada vez mais água ali, mas os INCENTIVOS errados fazem com q a água continue vazando...
Me acompanhe -> 🧵
Lá trás, em 1988, com a Const. Federal, ficou decidido que as responsabilidades da educação seriam divididas em:
- União: Universidades e institutos federais
- Estados: ensino fundamental e médio
- Municípios: ensino infantil e fundamental
Mas Daniel... de onde vem essa grana?
O Governo repassa 18% de todos os impostos federais,
enquanto os estados e municípios são obrigados a passarem, no mín, 25% de sua arrecadação
O dinheiro vem da sopa de letrinhas de impostos: IR, IPVA, ICMS, ISS, ITBI
Mas e aqueles municípios que não conseguem pagar o MÍNIMO?
Será q existe uma forma para tornar a escola ATRATIVA p/ alunos e ao mesmo tempo ter professores +SATISFEITOS?
Estudantes engajados e vendo VALOR na educação. Acredite, a receita é simples: MAIS E MELHORES AULAS‼️
EDUCAÇÃO q gera OPORTUNIDADES: o ensino em tempo integral ->🧵
A proposta é que a escola seja conectada à realidade do jovem e ligada ao desenvolvimento de suas competências cognitivas e socioemocionais, tão abaladas pela pandemia...
Um ambiente que busca a capacitação social dos estudantes!
É uma escola que ESCUTA o aluno!
No dia a dia serão incluídas aulas práticas, laboratórios e orientações de estudo
Por isso é necessário ampliar o dia escolar de 4-5h para 7-9h/dia
Chega da desculpa ‘não sei pq estou aprendendo isso’
Por passarem + tempo na escola é evidente q os custos irão aumentar... 💰
BOLSONARO QUER UM DESCONTO NA CONTA DE LUZ DEPOIS DE INTERFERIR NA PETROBRAS ⚠️
Uma ideia coberta de 'boas intenções', mas os resultados já são bem conhecidos 🤯
Vou explicar em detalhes como essa ‘ajudinha’ pode ser prejudicial a você. Me acompanhe 🧵
Vamos voltar lá para 2012, na MP 579:
A medida renovou antecipadamente as concessões de empresas geradoras e transmissoras que venceriam em 2015, desde que elas aceitassem ter os preços DEFINIDOS pela Aneel
Quer renovar? Aceite aqui minhas regrinhas...
Mas calma q tem mais...
A legislação ainda reduziu encargos, previu subsídios e indenização dos investimentos p/ concessionárias
O objetivo era baixar o preço da energia entre 16%-28%, assim o país ficaria + competitivo. Isso é o que contavam, né?
Competição com preços pré-definidos e subsídio? 😖😕
Vimos q fechar escola ñ é a solução para controlar os surtos de #covid
Até msm os países q mantiveram escolas fechadas por pouco tempo estão detectando diferenças de aprendizado
Trago aqui VÁRIOS ESTUDOS q comprovam esse IMPACTO negativo 🧵
Com poucas medidas de restrição, os países europeus registraram:
🇳🇱 Holanda: a média de novos aprendizados foi ZERO
🇩🇪 Alemanha: o tempo de estudo caiu de 7,4h para 3,6h/dia
🇧🇪 Bélgica: DIFERENÇA de 18% de aprendizado entre diferentes escolas
Mas há grupos ainda piores...
As crianças + prejudicadas são as em situações de vulnerabilidade ou refugiadas de guerra
E aquelas cujos pais têm menor escolaridade terminaram as aulas online sabendo MENOS do q no início da pandemia
Realidades à parte, a matéria da @theconomist confirma outro estudo, da @FGV
Antes da reabertura das escolas, crianças estavam expostas ao vírus em shoppings, bufês infantis e praias, lugares q NÃO contam com PROCESSOS definidos para MONITORAR casos
Contra todas as evidências, querem colocar a culpa na ESCOLA 🧵
Durante a semana mostrei fotos de escolas q se adaptaram:
É obrigatório o uso de máscaras, álcool em gel, distanciamento e medição de temperatura
Outro cuidado foi separar os alunos e professor em peq. grupos (BOLHAS) q ñ têm contato com outros grupos
Tudo baseado em ciência!
Caso ocorra algum caso positivo, SOMENTE essa bolha é afastada.
É ESPERADO q surjam novos casos e o protocolo favorece o RASTREIO da doença e REDUÇÃO na transmissão!
Assim, crianças saudáveis têm a oportunidade de continuar assistindo às aulas presenciais com suas BOLHAS.
Investigação do Ministério da Educação q descobriu um esquema de CORRUPÇÃO de R$1 BILHÃO em contratos do FIES é mais um capítulo trágico da política pública q se perdeu ao longo do caminho⚠️💸
Seu nobre objetivo contrasta com a PÉSSIMA utilização de dinheiro público -> 🧵
O programa atingiu o máximo de matriculados em 2014, com mais de 1 milhão de estudantes
Porém, a partir do momento em que começaram a aumentar as exigências, o número de entrantes caiu bastante.
Foi a BUROCRACIA q enterrou o programa? A história ñ é tão simples assim...
Até 2015 para obter o financiamento bastava acessar o sistema do MEC, preencher um cadastro p/ indicar a instituição e curso pretendido
Depois, comparecer na faculdade escolhida e validar as informações. Por fim, ir ao banco para assinar o contrato.