Atualmente gastamos 4,5% do PIB e temos péssimos resultados ‼️
O motivo é bem simples: O BALDE ESTÁ FURADO. Pode continuar colocando cada vez mais água ali, mas os INCENTIVOS errados fazem com q a água continue vazando...
Me acompanhe -> 🧵
Lá trás, em 1988, com a Const. Federal, ficou decidido que as responsabilidades da educação seriam divididas em:
- União: Universidades e institutos federais
- Estados: ensino fundamental e médio
- Municípios: ensino infantil e fundamental
Mas Daniel... de onde vem essa grana?
O Governo repassa 18% de todos os impostos federais,
enquanto os estados e municípios são obrigados a passarem, no mín, 25% de sua arrecadação
O dinheiro vem da sopa de letrinhas de impostos: IR, IPVA, ICMS, ISS, ITBI
Mas e aqueles municípios que não conseguem pagar o MÍNIMO?
Nesse caso o Gov. Federal ajuda via FUNDEB, q é um fundo de custeio da Educação Básica. Cada estado tem o seu.
Até 2020 o governo ajudava com 10% do total. A partir de 2021 o FUNDEB terá repasses crescentes, até chegar em 23%,em 2026.
Mas de QUANTO dinheiro estamos falando ?
Gasto com educação no 🇧🇷, em 2017:
E.Superior: R$75,4bi
E.básica: R$34,6bi
Adm e encargos: R$7,2bi
Total em educação: R$117,2bi
Ou seja, do total do gasto da União com educação, grande parte foi para a EDUCAÇÃO SUPERIOR!
É justo MAIS dinheiro ser direcionado p/ MENOS pessoas?
A OCDE tb conta a mesma história sobre os investimentos em educação:
🇧🇷 Geral: 4,5% do PIB
🌐OCDE: 4.9% do PIB
E. Fund por aluno:
🇧🇷US$3.800
🌐OCDE:US$ 8.600
E. Médio por aluno:
🇧🇷US$ 4.100
🌐OCDE:US$10.000
E. Superior por aluno:
🇧🇷US$14.000
🌐OCDE:US$16.300
Enquanto os outros países priorizam a EDUCAÇÃO BÁSICA, por aqui investimos pesado nas faculdades, e olha q nem é em pesquisa…
Universidades públicas que gastam quase 100% da Folha com salários e dependem unicamente da transferência de recursos do governo. Baixa autonomia $!
Além do gasto 4x maior no aluno do ensino superior, precisamos voltar para a história do BALDE FURADO 🪣💦
Nas últimas décadas, mais q dobramos o gasto por aluno no Brasil, passando da ordem de R$3mil para R$6,5mil.
Mas o aprendizado subiu bem pouco, na faixa de 20% ⚠️
O furo está aí: INCENTIVOS desalinhados.
Professores que mostram resultado, mas não são valorizados. Aos poucos, perdem o interesse… ficam encostados
Alunos que não veem valor na educação. Ensino desconectado com a realidade e futuro. Aos poucos perdem o interesse… abandonam
E como podemos MELHORAR?
- Políticas educacionais focadas na QUALIDADE
- Repasse de impostos olhando resultado
- Ensino em tempo integral
Precisamos ter consciência q essas mudanças levam tempo para serem vistas. Décadas.
Mas o balde está furado, e não adianta colocar + água!
O MEU PROJETO QUE EXPANDE O ENSINO EM TEMPO INTEGRAL EM SÃO PAULO FOI APROVADO!🙌
Agora vai para a sanção do Governador ✅
Escola em tempo integral = MAIS OPORTUNIDADES PARA TODOS! 💡
Mas deixa eu contar um pouco mais sobre o projeto ->🧵
A meta para 2040 é q 80% das escolas estaduais sejam capazes de ofertar esse modelo e 60% dos alunos sejam atendidos assim. Um desafio e tanto!
Ñ depende de 1 governo. É política de Estado.
A implantação será gradativa, priorizando as áreas com menores índices socioeconômicos!
Os colégios de ensino integral estão conectados à realidade do jovem e ligada ao desenvolvimento de suas competências cognitivas e socioemocionais, tão abaladas pela pandemia...
Um ambiente que busca a capacitação global dos estudantes!
Será q existe uma forma para tornar a escola ATRATIVA p/ alunos e ao mesmo tempo ter professores +SATISFEITOS?
Estudantes engajados e vendo VALOR na educação. Acredite, a receita é simples: MAIS E MELHORES AULAS‼️
EDUCAÇÃO q gera OPORTUNIDADES: o ensino em tempo integral ->🧵
A proposta é que a escola seja conectada à realidade do jovem e ligada ao desenvolvimento de suas competências cognitivas e socioemocionais, tão abaladas pela pandemia...
Um ambiente que busca a capacitação social dos estudantes!
É uma escola que ESCUTA o aluno!
No dia a dia serão incluídas aulas práticas, laboratórios e orientações de estudo
Por isso é necessário ampliar o dia escolar de 4-5h para 7-9h/dia
Chega da desculpa ‘não sei pq estou aprendendo isso’
Por passarem + tempo na escola é evidente q os custos irão aumentar... 💰
BOLSONARO QUER UM DESCONTO NA CONTA DE LUZ DEPOIS DE INTERFERIR NA PETROBRAS ⚠️
Uma ideia coberta de 'boas intenções', mas os resultados já são bem conhecidos 🤯
Vou explicar em detalhes como essa ‘ajudinha’ pode ser prejudicial a você. Me acompanhe 🧵
Vamos voltar lá para 2012, na MP 579:
A medida renovou antecipadamente as concessões de empresas geradoras e transmissoras que venceriam em 2015, desde que elas aceitassem ter os preços DEFINIDOS pela Aneel
Quer renovar? Aceite aqui minhas regrinhas...
Mas calma q tem mais...
A legislação ainda reduziu encargos, previu subsídios e indenização dos investimentos p/ concessionárias
O objetivo era baixar o preço da energia entre 16%-28%, assim o país ficaria + competitivo. Isso é o que contavam, né?
Competição com preços pré-definidos e subsídio? 😖😕
Vimos q fechar escola ñ é a solução para controlar os surtos de #covid
Até msm os países q mantiveram escolas fechadas por pouco tempo estão detectando diferenças de aprendizado
Trago aqui VÁRIOS ESTUDOS q comprovam esse IMPACTO negativo 🧵
Com poucas medidas de restrição, os países europeus registraram:
🇳🇱 Holanda: a média de novos aprendizados foi ZERO
🇩🇪 Alemanha: o tempo de estudo caiu de 7,4h para 3,6h/dia
🇧🇪 Bélgica: DIFERENÇA de 18% de aprendizado entre diferentes escolas
Mas há grupos ainda piores...
As crianças + prejudicadas são as em situações de vulnerabilidade ou refugiadas de guerra
E aquelas cujos pais têm menor escolaridade terminaram as aulas online sabendo MENOS do q no início da pandemia
Realidades à parte, a matéria da @theconomist confirma outro estudo, da @FGV
Antes da reabertura das escolas, crianças estavam expostas ao vírus em shoppings, bufês infantis e praias, lugares q NÃO contam com PROCESSOS definidos para MONITORAR casos
Contra todas as evidências, querem colocar a culpa na ESCOLA 🧵
Durante a semana mostrei fotos de escolas q se adaptaram:
É obrigatório o uso de máscaras, álcool em gel, distanciamento e medição de temperatura
Outro cuidado foi separar os alunos e professor em peq. grupos (BOLHAS) q ñ têm contato com outros grupos
Tudo baseado em ciência!
Caso ocorra algum caso positivo, SOMENTE essa bolha é afastada.
É ESPERADO q surjam novos casos e o protocolo favorece o RASTREIO da doença e REDUÇÃO na transmissão!
Assim, crianças saudáveis têm a oportunidade de continuar assistindo às aulas presenciais com suas BOLHAS.
Investigação do Ministério da Educação q descobriu um esquema de CORRUPÇÃO de R$1 BILHÃO em contratos do FIES é mais um capítulo trágico da política pública q se perdeu ao longo do caminho⚠️💸
Seu nobre objetivo contrasta com a PÉSSIMA utilização de dinheiro público -> 🧵
O programa atingiu o máximo de matriculados em 2014, com mais de 1 milhão de estudantes
Porém, a partir do momento em que começaram a aumentar as exigências, o número de entrantes caiu bastante.
Foi a BUROCRACIA q enterrou o programa? A história ñ é tão simples assim...
Até 2015 para obter o financiamento bastava acessar o sistema do MEC, preencher um cadastro p/ indicar a instituição e curso pretendido
Depois, comparecer na faculdade escolhida e validar as informações. Por fim, ir ao banco para assinar o contrato.