O que revela o livro do General Villas Bôas – uma thread 👇
---
Muito tem se falado sobre as revelações que ex-comandante do Exército fez no livro de Celso Castro sobre o julgamento do habeas corpus do Lula no STF (+)
Mas o livro “Conversa com o comandante”, da editora @EditoraFGV é muito mais rico do que isso. Eu o li semana passada para finalizar o meu livro Dano Colateral que sai pela @edobjetiva em junho (+).
Algumas passagens esclarecem o papel do próprio Villas Boas e seu grupo na construção do governo Bolsonaro e na volta dos militares à política.(+)
Por exemplo: o general, que fazia parte do Alto Comando do Exército durante a Comissão Nacional da Verdade, realizada pelo governo Dilma Rousseff, Chama a CNV de uma “facada nas costas” da presidente (+)
O mesmo general, como sabemos, teve alguns encontros com o Vice-presidente Temer antes do Impeachment e avalizou as movimentações pelo acordão que tirou Dilma do governo (+)
exame.com/brasil/temer-s…
Em que pese a CNV, órgão extraordinário ligado diretamente à presidência. ter recomendado um pedido formal das Forças Armadas pelas violações cometidas pela ditadura, Villas Boas explica que seu grupo decidiu simplesmente não pedir desculpas.(+)
“Nós estudamos detalhadamente o desenvolvimento dos processos em andamento na Argentina e no Chile. Deles extraímos duas conclusões relevantes", escreve o general. (+)
"A sequência dos eventos no Brasil estava repetindo o que se cumpriu naqueles países, desde as indenizações até a revisão da lei da Anistia, passando pela Comissão da Verdade”. (+)
“Em um e outro, houve comandantes que apresentaram pedidos de desculpas, no pressuposto de que com essa atitude estariam colocando um ponto final nos processos". (+)
"Pelo contrário: esses pedidos foram considerados confissão de culpa, motivando a intensificação dos procedimentos de investigação. Internamente, nos respectivos Exércitos, isso afetou seriamente a autoestima institucional”. (+)
Em outro trecho, ele revela seu dedo na composição do Ministério bolsonarista. Foi Villas Bôas que decidiu que o General Heleno deveria ser ministro-chefe do GSI, cargo anteriormente ocupado pelo seu amigo de infância Sérgio Etchegoyen. (+)
“Presidente, nós não queremos o Heleno da Defesa”, disse o então comandante do Exército ao presidente recém-eleito. “Eu avaliava que seria mais proveitoso ele ocupar um cargo que proporcionasse a convivência diária com o presidente”, detalha. (+)
Villas Bôas ainda ofereceu um nome para a Defesa, o almirante Leal Ferreira – a quem ele mesmo convidou por telefone. Ferreira negou o convite, e então Villas Bôas também atuou na escolha do atual nome, o general Fernando de Azevedo. (+)
Antes do governo Temer, era impensável um militar assumir o Ministério da Defesa, criado justamente para consolidar o controle civil das Forças Armadas. Agora, temos o próprio comandante do Exército fazendo ligações para convidar alguém para o cargo. (+)
Villas Bôas deixou o comando do Exército em 11 de janeiro de 2019, pouco depois de Bolsonaro assumir. Mas, antes disso, fez questão de mexer os pauzinhos para pessoalmente para satisfazer um antigo sonho o ex-capitão: graduar-se na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO).(+)
Eu explico. Bolsonaro estudava na ESAO quando bolou um plano p/ explodir bombas em quarteis do Rio em protesto por aumento de salários. A revista Veja revelou o plano e deu o nome do santo, Bolsonaro, que virou alvo de investigação interna e não conseguiu se formar na ESAO. (+)
Diz Villas Boas: “Bolsonaro concluiu o ano letivo, o que constatei quando no comando da ESAO; ele me pediu para verificar o que constava a respeito. Depois de eleito presidente, solicitou eu recebesse o diploma, o que foi feito em uma cerimônia simples”. (+)
Fuçando na internet encontrei um vídeo da cerimônia, realizado dois meses antes da posse. Bolsonaro recebeu o diploma do próprio comandante do Exército e, emocionado, garantiu que não estaria sozinho, mas com mais pessoas, “em grande parte das Forças Armadas”. (+)
Ele promete, diante de Villas Bôas, que pretende realizar uma “a guinada do nosso país ao rumo daquilo que não devia ter saído, naquele período de 20 e poucos anos atrás”. Diz isso sob aplausos e comoção dos oficiais ali presentes. (+)
Tem mais uma coisa essencial no livro: Villas Boas explica sua estratégia para que os militares voltassem a ter voz ativa no debate sobre a política nacional. Eis o que ele diz: (+)
“Ao final dos governo militares, e mesmo antes, o Exército empreendeu a ‘volta aso quarteis’, assumindo a postura de ‘O Grande Mudo’. Consequentemente, a sociedade se desacostumou de ouvi-lo no que se relaciona à segurança da sociedade e do Estado” (+)
Especificamente, o comando do Exército reclama de não ter sido consultado sobre a demarcação de Raposa Serra do Sol. Os militares também reclamam do Brasil ter aderido à Convenção 169 da OIT, que garante que indígenas são consultados sobre projetos em suas terras. (+)
“Estabeleci como meta que o Exército voltasse a ser ouvido com naturalidade. Teríamos que romper com o patrulhamento que agia toda vez que um militar se pronunciava, rotulando de imediato para quebra de disciplina ou ameaça de golpe”. (+)
A estratégia foi desenhada por ele e pelo CComSex e incluiu não só a entrada dos generais no Twitter como um sinal verde para os membros do Alto Comando abrirem a boca: “Estimulei os generais de Exército no sentido de serem proativos e ocuparem espaços de comunicação”. (+)
Há muito mais no livro de Villas Bôas, mas para mim esses trechos demonstram que a volta dos generais à política foi bem mais planejada do que pensamos. Vou falar um pouco mais sobre isso no livro que sai em junho. Até lá!
epoca.globo.com/guilherme-amad…

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Natalia Viana 🇧🇷

Natalia Viana 🇧🇷 Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @VianaNatalia

15 Dec 20
Muita gente ficou surpreso quando Sérgio Moro anunciou que ia trabalhar para uma consultoria que ajuda empresas a se livrarem de denúncias de corrupção. Eu não. Foi a decisão mais previsível pra que acompanha a parceria da Lava-Jato com os procuradores dos EUA.

Segue o fio! 👇
1) A consultoria americana Alvarez e Marsal anunciou que Moro será o chefe de investigações, disputas e compliance no seu escritório envidraçado na Vila Olímpia, à beira da Marginal Tietê, pertinho do luxuoso Shopping JK.
jornaldebrasilia.com.br/politica-e-pod…
2) Especializada em reestruturação corporativa, a Alvarez & Marsal é a administradora judicial da Odebrecht, após a construtora ter pedido recuperação judicial por causa das investigações da Lava-Jato no Brasil, nos EUA e em dezenas de países da América Latina.
Read 22 tweets
28 Nov 20
A Lava Jato Mentiu para o STF – e nós podemos provar

(Segue o Fio! 👇 )
A decisão proferida na última terça-feira pelo ministro do STF Ricardo Lewandovski a respeito de um pedido da defesa de Lula à Lava Jato traz um tom de profunda indignação. (cont.)
“Não deixa de causar espécie (...) o ostensivo descumprimento de determinações claras e diretas emanadas da mais alta Corte de Justiça do País, por parte de autoridades que ocupam tais cargos em instâncias inferiores”. (cont.) correiobraziliense.com.br/politica/2020/…
Read 17 tweets
12 Nov 20
AVISO DE FIO! 👇

A tentativa funesta do @minsaude de esconder os dados da pandemia e reforçar os recuperados me lembrou uma história que ocorreu na Ditadura e mostra como os militares escondiam dados – e como mulheres se organizaram para denunciar a realidade. Segue o Fio!
1) Pra quem não sabe os dados sobre inflação e a economia eram fortemente controlados pelos militares durante o “milagre econômico”. As críticas eram censuradas e os dados sobre a inflação, manipulados.
2) O Ministro Delfim Netto, por exemplo, “controlava” a inflação apelando para “truques” como abastecer a cidade do Rio de Janeiro, onde eram medidos os preços dos alimentos usados pela FGV para o cálculo da inflação. Ele “mantinha” a inflação a 12%, um número irreal.
Read 18 tweets
8 Jul 20
⚠️THREAD ⚠️
A Lava-Jato e o Governo Americano

A @agenciapublica em parceria com o @TheInterceptBr publicou 5 reportagens investigativas sobre a relação entre a Lava-Jato e o Departamento de Justiça Americano (DOJ). Essa thread resume e organiza as principais descobertas 👀
1) Desde pelo menos 2015 já havia comunicações entre o DOJ e Deltan Dallagnol. Em fevereiro, Rodrigo Janot foi aos EUA acompanhado de Dallagnol e outros procuradores para apresentar as investigações e discutir um acordo de cooperação judicial. g1.globo.com/politica/opera…
Por sua vez, o então chefe da Unidade de Corrupção Internacional do FBI, George “Ren” McEchern diz que desde 2014 o FBI estava buscando países que “poderiam convidar agentes do FBI até o país para analisar investigações de corrupção que tivessem um nexo com os Estados Unidos”.
Read 30 tweets
14 Jun 20
THREAD - POR QUE NÃO VEREMOS MULHERES GENERAIS DE QUATRO ESTRELAS

Já que alguns generais estrelados se tornaram garantidores do governo de @jairbolsonano, resolvi fazer essa thread sobre como as Forças Armadas alijam as mulheres dos cargos de comando. Segue o fio! 👇
Das Três Forças, a primeira a permitir o ingresso de mulheres foi a @marmilbr, em 1980. Mas elas só podiam realizar atividades “de mulher”: tarefas administrativas e técnicas. (+)
A @fab_oficial passou a aceitar mulheres em 1982 no seu “Corpo Feminino da Reserva da Aeronáutica”, para, da mesma forma, exercer funções técnicas e administrativas. (+)
Read 16 tweets
6 Jun 20
THREAD

Bolsonaro nunca teve apreço pela democracia. Sabendo que esticaria a corda até o limite, desde o começo do governo ele buscou agradar os militares com regalias e presentinhos. Esse necessário fio reúne os agrados de @jairbolsonaro às Forças Armadas com nosso dinheiro 👇
Bolsonaro ampliou a presença de militares no governo para níveis sem precedentes. 7 dos 22 ministros são egressos do @exercitooficial; 2 são da ativa do Exército;1 é da @marmilbr . O total de servidores militares da ativa é de 3 mil, 43% a mais (+)
poder360.com.br/analise/os-2-8…
Na principal ação que esse governo conseguiu concretizar, a Reforma da Previdência, os militares foram não apenas blindados; eles saíram da reforma com um aumento de salário. Eis o que aconteceu (+)
Read 22 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!