A Lava Jato Mentiu para o STF – e nós podemos provar
(Segue o Fio! 👇 )
A decisão proferida na última terça-feira pelo ministro do STF Ricardo Lewandovski a respeito de um pedido da defesa de Lula à Lava Jato traz um tom de profunda indignação. (cont.)
“Não deixa de causar espécie (...) o ostensivo descumprimento de determinações claras e diretas emanadas da mais alta Corte de Justiça do País, por parte de autoridades que ocupam tais cargos em instâncias inferiores”. (cont.) correiobraziliense.com.br/politica/2020/…
Por que o Ministro está tão exasperado? Porque mais uma vez a Lava Jato se recusou a entregar comunicações mantidas com autoridades americanas, embora diversos juízes tenham ordenado isso. (cont.)
Desta vez, ao descumprir decisão do próprio Lewandowski, os procuradores de Curitiba chegaram ao cúmulo de escrever que “não foi produzida nenhuma documentação relativa a comunicações com autoridades estrangeiras para tratar do acordo de leniência” da Odebrecht. (cont.)
Ora, nós da @agencia, que é parceira do site @TheInterceptBr na análise dos diálogos vazados, sabemos que houve, e muita, comunicação com os americanos.
No dia 13 de outubro de 2015, por exemplo, o procurador Orlando Martello enviou um email para Patrick Stokes, então chefe da divisão que cuidava de corrupção internacional no Departamento de Justiça Americano (DOJ). (cont.)
Ele explicava que o STF não admitiria o interrogatório de delatores por agentes americanos em nosso território, mas sugeria como contornar isso – seja levando-os para os EUA ou fazendo um “teatrinho” no qual os brasileiros abririam a sessão e depois passar para os americanos
“Eu pessoalmente não acho que esta é a melhor opção porque haverá alguns advogados, como os da Odebrecht, que vão ficar sabendo deste procedimento (advogados falam uns com os outros, especialmente neste caso!) e vão reclamar”, escreveu Martello, em inglês. apublica.org/2020/03/como-a…
A troca com os americanos também era discutida com frequência no chat de sugestivo nome “Chat Acordo ODE”. (cont.)
Uma delas foi uma correspondência por email iniciada em 8 de setembro de 2016 pelo adido do FBI na embaixada americana David Williams ao procurador Paulo Roberto Galvão, oferecendo ajuda para quebrar a criptografia do sistema de propinas da Odebrecht, MyWebDay. (cont.)
“Boa tarde Paulo, e a todos. Se não me engano o assunto de baixo é o mesmo que o Carlos Bruno explicou para mim recentemente na despedida do Adido Frank Dick na embaixada do Reino Unido”, escreveu o agente americano. A discussão seguiu, por email apublica.org/2020/07/o-fbi-…
Se todo mundo sabe que a Lava Jato negociou com procuradores americanos e o FBI, por que a Força-Tarefa nega? Só há duas respostas – e ambas podem incorrer em crime, partindo de funcionários públicos. (cont.)
Ou os procuradores estão escondendo os registros, e descumprindo a determinação da mais alta Corte, ou eles destruíram todos os documentos relevantes de uma investigação em benefício próprio. (cont.)
Lewandowski escreve, e com razão, que o ato é mais grave “porque coloca em risco as próprias bases sobre as quais se assenta o Estado Democrático de Direito”. (cont.)
O ministro determinou, agora, que a Corregedoria-Geral do MPF verifique se de fato não existem documentos sobre as comunicações, o que pode demonstrar, para os advogados de Lula, que a colaboração foi “informal”, e portanto, ilegal. /
👇
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
A tentativa funesta do @minsaude de esconder os dados da pandemia e reforçar os recuperados me lembrou uma história que ocorreu na Ditadura e mostra como os militares escondiam dados – e como mulheres se organizaram para denunciar a realidade. Segue o Fio!
1) Pra quem não sabe os dados sobre inflação e a economia eram fortemente controlados pelos militares durante o “milagre econômico”. As críticas eram censuradas e os dados sobre a inflação, manipulados.
2) O Ministro Delfim Netto, por exemplo, “controlava” a inflação apelando para “truques” como abastecer a cidade do Rio de Janeiro, onde eram medidos os preços dos alimentos usados pela FGV para o cálculo da inflação. Ele “mantinha” a inflação a 12%, um número irreal.
A @agenciapublica em parceria com o @TheInterceptBr publicou 5 reportagens investigativas sobre a relação entre a Lava-Jato e o Departamento de Justiça Americano (DOJ). Essa thread resume e organiza as principais descobertas 👀
1) Desde pelo menos 2015 já havia comunicações entre o DOJ e Deltan Dallagnol. Em fevereiro, Rodrigo Janot foi aos EUA acompanhado de Dallagnol e outros procuradores para apresentar as investigações e discutir um acordo de cooperação judicial. g1.globo.com/politica/opera…
Por sua vez, o então chefe da Unidade de Corrupção Internacional do FBI, George “Ren” McEchern diz que desde 2014 o FBI estava buscando países que “poderiam convidar agentes do FBI até o país para analisar investigações de corrupção que tivessem um nexo com os Estados Unidos”.
THREAD - POR QUE NÃO VEREMOS MULHERES GENERAIS DE QUATRO ESTRELAS
Já que alguns generais estrelados se tornaram garantidores do governo de @jairbolsonano, resolvi fazer essa thread sobre como as Forças Armadas alijam as mulheres dos cargos de comando. Segue o fio! 👇
Das Três Forças, a primeira a permitir o ingresso de mulheres foi a @marmilbr, em 1980. Mas elas só podiam realizar atividades “de mulher”: tarefas administrativas e técnicas. (+)
A @fab_oficial passou a aceitar mulheres em 1982 no seu “Corpo Feminino da Reserva da Aeronáutica”, para, da mesma forma, exercer funções técnicas e administrativas. (+)
Bolsonaro nunca teve apreço pela democracia. Sabendo que esticaria a corda até o limite, desde o começo do governo ele buscou agradar os militares com regalias e presentinhos. Esse necessário fio reúne os agrados de @jairbolsonaro às Forças Armadas com nosso dinheiro 👇
Bolsonaro ampliou a presença de militares no governo para níveis sem precedentes. 7 dos 22 ministros são egressos do @exercitooficial; 2 são da ativa do Exército;1 é da @marmilbr . O total de servidores militares da ativa é de 3 mil, 43% a mais (+) poder360.com.br/analise/os-2-8…
Na principal ação que esse governo conseguiu concretizar, a Reforma da Previdência, os militares foram não apenas blindados; eles saíram da reforma com um aumento de salário. Eis o que aconteceu (+)
THREAD
Vou fazer aqui um longo fio sobre a atuação do FBI no Brasil, toda baseada em fatos. AQUI NÃO TEM NENHUMA TEORIA DA CONSPIRAÇÃO. Há quase uma década nos da @agenciapublica acompanhamos o tema de perto, porque ele é muito importante para a soberania nacional.
1) Começando pelo começo: Nos anos 90, a atuação do FBI no Brasil incluía pagar diretamente operações e delegados da PF e era tão descarada que o ex-chefe do FBI no Brasil Carlos Costa denunciou a situação em longas entrevistas ao jornalista @Bob_Fernandes
2) Depois, deu depoimentos ao Congresso e a MPF. Disse que Policiais Federais do Brasil "sentem-se inferiorizados e desmoralizados devido à dependência de verbas" do governo dos Estados Unidos. conjur.com.br/2004-abr-13/mi…
Por que o Exército quer esconder as circunstâncias do fuzilamento de Evaldo Rosa e Luciano Macedo, no caso dos 80 tiros? Segue o fio 👇
1. No dia da morte de Evaldo, o Exército estava metido em uma Operação Militar que ocupava efetivamente a Favela do Muquiço, em Guadalupe, no Rio de Janeiro. Naquela manhã, os soldados haviam entrado em conflito armado com traficantes.
2. A Pública pediu via Lei de Acesso à Informação a Ordem de Operação e recebeu duas negativas. O comando do Exército afirmou que “não haveria “consequências positivas para o interesse público a exposição de tais informações”.