FV Profile picture
4 Mar, 5 tweets, 1 min read
Terminei o doc dw 2009 sobre o Monty Python, disponível no Netflix (ao menos no daqui). Coisa fina. Dá um conforto na alma ver.
Conheci Python na faculdade, um professor falou coisas incríveis. Na mssma semana fui à 2001, ao lado da Cásper, e peguei o Live at Hollywood Bowl. E depois os outros.
Diferente da maioria dos meus amigos, achava o Cálice Ságrado o filme mais fraco, e O Sentido da Vida, meu predileto. A esquete do "Every Sperm is Sacred" é uma das maiores peças de humor em todos os tempos e é, ao mesmo tempo, uma homenagem a e o enterro dos grandes musicais.
Mas faz 20 anos que vi esses filmes e quero rever. Voltar a filmes e livros depois de tantos anos é uma das experiências mais legais, porque você analisa o filme, como você via o filme antes, o você daquela época e compara com você hoje.
Aliás, acabo de me dar conta de que faz 20 anos que entrei na faculdade.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with FV

FV Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @fdvives

4 Mar
Está próximo de uma reviravolta - e provavelmente de um filme - o caso da "mulher mais odiada da Austrália". Vou contar.
Kathleen Folbigg foi condenada por matar seus quatro filhos em momentos diferentes, sempre quando estavam em torno dos 2 anos de idade. Agora um grupo de cientistas diz que há evidência recente suficiente pra crer que dois deles tiveram morte súbita por um defeito genético.
E os cIentistas também dIzem haver indícios de que os outros dois filhos também tiveram morte súbita por conta de UM SEGUNDO DEFEITO GENÉTICO. O grupo, que tem até alguns Nobel inclusos, pediu que ela seja libertada: abc.net.au/news/2021-03-0…
Read 6 tweets
2 Sep 20
Meu filho está fascinado que peru é um bicho e também um país, mas que em inglês o bicho é "turkey", que é na verdade um outro país (Turquia). E eu fui pesquisa e, bem... está tudo relacionado.
O peru é natural da região entre México e EUA, mas, por ser um bicho estranho, é historicamente é associado a países exóticos por quem vê. Desta forma, em Israel, peru é "odu", palavra que também serve pra designar o país Índia.
No Camboja e Escócia, o peru é chamado de "frango francês". Na Malásia, "frango holandês". E há várias designações gentílicas para o bicho, sempre em caráter exótico.
Read 6 tweets
4 Mar 20
Uma das minhas maiores birras na vida é o povo da minha idade, que foi criança ou adolescente nos anos 80, bancar um saudosismo ao estilo "as novas gerações são horríveis, a minha é que era boa". Era tudo uma porcaria, cara. Você que era criança.
As suas lembranças são boas porque você se lembra de coisas boas da sua família e de sua vida. No mais, a TV era uma porcaria, a escola era violenta e o Brasil já era a merda que é.
To dizendo isso porque começou a bombar na ORS uma página do bairro onde morei em Jundiaí. E de repente passei a ver gente que não lembrava da existência há 25 anos, ou vizinhos de quem tinha me esquecido completamente.
Read 7 tweets
7 Jul 19
Jards Macalé pensava em se matar naquele estranho final de anos 70. A música não era mais a mesma, e o pulo de vanguardista para tio esquisito tinha sido rápido demais. Ele não entendia mais o mundo que mudava e o mundo não mais o entendia, e ainda havia tomado um pé na bunda.
Jards decidiu, então, ligar para os amigos para, sem dar na telha, se despedir.

João Gilberto foi um deles e notou haver algo errado com o amigo. E disse "Jards, venha me visitar, venha, venha". Jards assim o fez.
Ao chegar no apartamento do Leblon, Jards abriu a porta e se deparou com um ambiente a meia luz. E João Gilberto e seu violão cantando "Rancho Fundo", de Ary Barroso. "Deita aí no sofá, Jards, deita".
Read 6 tweets
22 Jun 19
Vi o "Democracia em Vertigem". Achei menos petista do que o trailer prometia, o que é bom. É mais apegado à democracia que à esquerda e, me parece, empata com a visão de grande parte do mundo sobre o que aconteceu no Brasil de 2013 pra cá.
O principal pecado do doc, pra mim, é não explicar como se desenrolou a crise econômica. Porque isso é simplesmente o principal fator pro impeachment. Não é o único, mas a condução desastrada (pra dizer pouco) de Dilma deitou o governo na frentr do rolo compressor golpista.
Mas, de resto, está tudo muito bem amarrado e embasado. É a história de um fracasso de projeto social-democrata carcomido pela corrupção e histeria coletiva alimentada por uma centro-direita que migrou tanto à direita que perdeu o controle da narrativa. O absurdo venceu.
Read 6 tweets
20 Apr 19
Duas histórias de sextas-feiras santas.
Antigamente, no interior paulista, os circos mambembes encenavam a paixão de Cristo por essa época, já que era de mau tom circo em feriado santo. Um professor da escola certa vez contou que um desses circos escolheu o palhaço pinguço pra ser Jesus na encenação.
Tem uma hora na peça em que o Cristo penitente é humilhado. Esfregam feno na cara dele, cuja fala daí vai na linha "Perdoai-os, ó Pai". Só que, sabendo do Cristo pinguço, os colegas jogaram cachaça no feno. Esfregaram na cara dele, que, em vez fala, bradou: MAIS FENO, ROMANOS!
Read 5 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!