O que é o Bolsonarismo? Pergunta @thiago_domenici no começo da mesa de abertura do evento Publica+10, que vai discutir o futuro do Brasil.
"O Brasil sempre foi autoritário", diz Lilia Schwarcz
O Bolsonarismo vem na crise do pacto de redemocratização brasileiro, que começou em 2013, diz Marcos Nobre.
"nesse momento de crise, em vez de se auto reformar o sistema político resolveu se blindar. E reforça a lava-jato, por exemplo", diz Nobre
Para o filósofo, a Java-Jato funcionou para canalizar esse energia social. Bolsonaro, depois disso, se colocou como o candidato anti-sistema.
Marcos Nobre avisa: Bolsonaro vai se apresentar em 2022 como o "presidente anti-sistema"
Ele ainda conseguiu criar uma "esfera pública alternativa", que gira em torno de 1/3 do eleitorado. O projeto atualmente é tornar esse terço do eleitorado "organicamente autoritário".
"Se ele for eleito em 2022, vai acabar a democracia brasileira", diz Marcos Nobre. #Publica10
O debate tá acontecendo aqui, ao vivo 👇
"O campo democrático apenas se auto-destroi o tempo todo", diz Marcos Nobre. Para ele, o cálculo eleitoral não cabe mais nesse momento e coloca a democracia em risco.
Lilia Schwarcz complementa: "Ele reina na divisão"
Lilia Schwarcz diz que só o impeachment poderia frear essa tendência. "Parece muito difícil a formação de uma frente democrática, progressista, à esquerda, que precisamos muito"
Os dois intelectuais dizem que é essencial uma frente que entre em acordo para se unir num eventual segundo turno de 2022.
"Nossas instituições tão sendo muito testadas. Às vezes funcionam e às vezes não funcionam", diz Lilia Schwarcz
"Ciro tem que crescer para o centro e para isso ele tem que atacar o PT", diz Marcos Nobre.
2022 é completamente diferente de 2018, diz Marcos Nobre. "Não há nenhuma chance de um candidato outsider ganhar"
Ele também diz que a estrutura política brasileira mudou. não e mais PT X PSDB, "é Bolsonaroou anti-Bolsonaro"
Para ele, uma frente ampla só pode acontecer se a sociedade pressionar os partidos políticos.
Marcos Nobre diz que a estrutura política brasileira mudou. não e mais PT X PSDB, "é Bolsonaro ou anti-Bolsonaro"
Lilia Schwarcz lembra do momento depois do suicidio de Vargas como outro momento em que houve "repactuação". "A sociedade civil brasileira já se perdeu e já se encontrou"
#Publica10 Como dialogar com os bolsonaristas? Lilian Schwarcz diz que um bom começo de diálogo passa pela questão religiosa.
"Temos que começar a não chamar os outros pelo singular"
"Ver é bológico. Enxergar é uma opção cultural", diz Lilia. "Uma democracia boa é aquela que é dada pela diferença".
"O problema é que o Bolsonarismo vive bem na divisão e no ódio. O Brasil está cada vez mais no ódio e dividido e nisso o Bolsonaro se fortalece"
"Não podemos objetificar as outras pessoas", diz Marcos Nobre.
"A primeira disputa é a postura de ouvir. A disputa não é em torno de valores. Na disputa de valores ninguém se escuta"
"Os partidos estão impermeáveis à desgraça que vai acontecer daqui a um ano e meio, que é muito pouco tempo para construir o que a gente tem que construir", diz Marcos Nobre.
Sobre a questão dos militares, Marcos Nobre diz que os militares não devem ser considerados como um bloco único.
"A militarização faz parte da tática divisiva de Bolsonaro". Bolsonaro é o caos como método. Ele se elegeu no caos das instituições e tem que manter isso para se manter no poder, diz. "Ele joga um núcleo contra outro o tempo inteiro"
Os militares fazem parte de um esquema maior, que é um esquema divisivo mesmo.
Lilia Schwarcz critica a imagem dos militares como bons administradores. "eles entregaram o governo depois da ditadura com uma inflação e corrupção galopantes"
"essa aura [de salvadores da pátria] não se susutenta de jeito nenhum"
"Mourão está sendo escanteado e os militares que estão ficando são os militares linha dura", diz Lilia Schwarcz
Marcos Nobre se sai com uma boa: "quando você quer montar uma frente ampla, não se fala de nomes"
Marcos Nobre: 2018 foi uma eleição sem candidato a reeleição pela primeira vez desde que foi criado o expendiente
"Um populista autoritário precisa estar em campanha o tempo todo", diz Marcos Nobre. "E nós elegemos o líder de extrema direita mais radical do MUNDO"
"temos uma questão muito maior que Bolsonaro, que é o Bolsonarismo ", diz Lilia Schwarcz
Para Lilia Schwarcz, até Luciano Huck, Ciro, seriam nomes que ela votaria "desde que eles estivessem amparados numa frente ampla"
Marcos Nobre diz que temos que levar em consideração que Bolsonaro é forte, apesar de passar por uma pandemia com 250 mil mortos. "todo fascista em potencial se apresenta como um bufão, como sempre nas cordas"
O que aconteceu depois que saiu Moro, depois que saiu Santos Cruz? Nada. Bolsonaro permaneceu no mesmo lugar onde estava.
"O que Bolsonaro fez aproveitando a pandemia foi criar um governo de guerra, expulsou todo mundo que não estava de acordo com esse projeto".
"Não vamos chamar Bolsonaro de burro e de louco. Ele é um político. E vai implantar o autoritarismo se tiver chance"
"Tem toda razão", diz Lilia. "Chamarmos Bolsonaro de burro é demonstrar que estamos fora desse mundo"
"a gente precisa ficar atento ao fato que Bolsonaro se elegeu presidente seguindo uma cartilha, que dizia que se poderia ser eleito presidente do Brasil sem diálogo, se mantendo nas suas redes"
"Eu leio as redes bolsonaristas. E me impressiona o quanto eles não leem as mesmas notícias que nós", diz Lilia
Marcos Nobre: "derrotar eleitoralmente o bolsonarismo não significa derrotar o Bolsonaro". Assim como Trump foi derrotado mas o trumpismo ainda é majoritário no Partido Republicano
Um partido aceitar perder é a regra básica da democracia. Um partido só pode ganhar se os demais aceitarem perder. "Bolsonaro e o bolsonarismo jamais vão aceitar perder porque são inimigos da democracia"
#Publica10 "A democracia é feita sobretudo da administração das decepções. vamos ter que administrar o fato que o Bolsonarismo é uma expressão do autoritarismo brasileiro".
👆 Diz Lilia Schwarcz. Quem conseguiu esse poder não vai querer ceder esse espaço. Ela diz que a sociedade brasileira está doente por causa do ódio que foi destilado nesses últimos 3 anos. #Publica10
Marcos Nobre: "Se Bolsonaro for eleito em 2022, as instituições democráticas não vão resistir".

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Natalia Viana 🇧🇷

Natalia Viana 🇧🇷 Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @VianaNatalia

7 Mar
A visita de Eduardo Bolsonaro aos EUA na véspera da invasão do Capitólio – uma thread Image
Tem causado frisson aqui no Twitter a série de textos do jornalista @SethAbramson, sobre a visita de Eduardo Bolsonaro aos EUA na véspera da invasão do Capitólio após a “Marcha para Salvar a América”, na qual Trump incentivou que seus apoiadores a invadirem o Congresso. (+)
Seth afirma no texto que Eduardo fez uma “visita surpresa a convite de Ivanka Trump”. Chegou no dia 5 de janeiro. Durante os dias em que houve a invasão, Eduardo se encontrou com membros do círculo íntimo de Trump. Basta seguir o seus próprios Tweets. (+) sethabramson.substack.com/p/brazils-murk…
Read 10 tweets
6 Mar
A primeira pergunta da segunda mesa do festival #Publica10 é feita pela @AndreaDip_ : Estamos próximas do 8 M, com ódio e violência como política de Estado. Vocês acreditam na posibilidade de diálogo no sentido de desarmar esse ódio? Como esse diálogo pode ser feito e com quem?
"Se desistirmos do diálogo perdemos a base para a construção", diz a pastora Lusmarina. "Precisamos desconstruir muitas coisas"
Uma das coisas que precisa ser desconstruída para a pastora é a Lava-Jato, porque ela desconstruiu a política nos últimos anos. "Precisamos nos lançar a essa tarefa"
Read 33 tweets
3 Mar
O que revela o livro do General Villas Bôas – uma thread 👇
---
Muito tem se falado sobre as revelações que ex-comandante do Exército fez no livro de Celso Castro sobre o julgamento do habeas corpus do Lula no STF (+)
Mas o livro “Conversa com o comandante”, da editora @EditoraFGV é muito mais rico do que isso. Eu o li semana passada para finalizar o meu livro Dano Colateral que sai pela @edobjetiva em junho (+).
Algumas passagens esclarecem o papel do próprio Villas Boas e seu grupo na construção do governo Bolsonaro e na volta dos militares à política.(+)
Read 25 tweets
15 Dec 20
Muita gente ficou surpreso quando Sérgio Moro anunciou que ia trabalhar para uma consultoria que ajuda empresas a se livrarem de denúncias de corrupção. Eu não. Foi a decisão mais previsível pra que acompanha a parceria da Lava-Jato com os procuradores dos EUA.

Segue o fio! 👇
1) A consultoria americana Alvarez e Marsal anunciou que Moro será o chefe de investigações, disputas e compliance no seu escritório envidraçado na Vila Olímpia, à beira da Marginal Tietê, pertinho do luxuoso Shopping JK.
jornaldebrasilia.com.br/politica-e-pod…
2) Especializada em reestruturação corporativa, a Alvarez & Marsal é a administradora judicial da Odebrecht, após a construtora ter pedido recuperação judicial por causa das investigações da Lava-Jato no Brasil, nos EUA e em dezenas de países da América Latina.
Read 22 tweets
28 Nov 20
A Lava Jato Mentiu para o STF – e nós podemos provar

(Segue o Fio! 👇 )
A decisão proferida na última terça-feira pelo ministro do STF Ricardo Lewandovski a respeito de um pedido da defesa de Lula à Lava Jato traz um tom de profunda indignação. (cont.)
“Não deixa de causar espécie (...) o ostensivo descumprimento de determinações claras e diretas emanadas da mais alta Corte de Justiça do País, por parte de autoridades que ocupam tais cargos em instâncias inferiores”. (cont.) correiobraziliense.com.br/politica/2020/…
Read 17 tweets
12 Nov 20
AVISO DE FIO! 👇

A tentativa funesta do @minsaude de esconder os dados da pandemia e reforçar os recuperados me lembrou uma história que ocorreu na Ditadura e mostra como os militares escondiam dados – e como mulheres se organizaram para denunciar a realidade. Segue o Fio!
1) Pra quem não sabe os dados sobre inflação e a economia eram fortemente controlados pelos militares durante o “milagre econômico”. As críticas eram censuradas e os dados sobre a inflação, manipulados.
2) O Ministro Delfim Netto, por exemplo, “controlava” a inflação apelando para “truques” como abastecer a cidade do Rio de Janeiro, onde eram medidos os preços dos alimentos usados pela FGV para o cálculo da inflação. Ele “mantinha” a inflação a 12%, um número irreal.
Read 18 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!