A DESINFORMAÇÃO NUNCA DESLIGA

Na quinta-feira da semana passada, a apresentadora (substituta) do Jornal das 22h da GloboNews anunciava as manchetes daquele dia.
Uma delas despertou minha curiosidade:

“Presidente Bolsonaro confunde toque de recolher com estado de sítio.”
Como assim “confunde”?

Resolvi fazer um esforço e não mudar de canal para aguardar a matéria jornalística.
Chegada a hora, a apresentadora “explica” que o presidente, “erroneamente” (assim mesmo) “confundiu o toque de recolher” decretado por alguns governadores e prefeitos com o estado de sítio.
Prossegue a jornalista: diferentemente do estado de sítio, que está na Constituição, o toque de recolher “está previsto na Lei 13.979, de 2020” (a chamada lei da pandemia), “que prevê restrições à liberdade de locomoção”.

Hein???
Fiquei tão assustado que fui correndo conferir o texto da Lei 13.979. A lei é curta (somente 9 artigos), e havia me chamado a atenção o fato da apresentadora não ter dito em qual deles estava previsto o toque de recolher.
Será que algo havia me escapado, eu que em tantas postagens já havia tratado da inconstitucionalidade do toque de recolher fora do estado de sítio?

Será que depois de 34 anos de atuação no Ministério Público e quase o mesmo tempo lecionando eu estaria desaprendendo Direito?
Não. Nada disso. Simplesmente a emissora faltou com a verdade. Não foi dito o número do artigo simplesmente porque há nenhum artigo da Lei 13.979 que preveja toque de recolher. As medidas que poderão ser adotadas para enfrentamento da emergência sanitária estão previstas
no artigo 3º, distribuídas por 9 incisos, em algarismos romanos:

I - isolamento (separação de pessoas doentes ou contaminadas de outras)
II - quarentena (restrição ou separação de pessoas suspeitas de contaminação das que não estejam doentes)
III- determinação de realização
compulsória de exames, testes laboratoriais etc.
III-A - uso obrigatório de máscaras
IV - estudo ou investigação epidemiológica
V - exumação, cremação e manejo de cadáveres
VI - restrição excepcional e temporária, POR RODOVIAS, PORTOS E AEROPORTOS, de entrada e saída DO PAÍS e
locomoção INTERESTADUAL E INTERMUNICIPAL.

Aqui uma observação: se alguém não sabe ver a diferença entre essa restrição do inciso VI e o toque de RECOLHER, que significa a PROIBIÇÃO DE CIRCULAR EM VIA PÚBLICA e portanto A OBRIGAÇÃO DE PERMANÊNCIA NO PRÓPRIO LAR (RECOLHIMENTO
domiciliar, daí o nome), é melhor desistir do jornalismo.

Só para completar, o inciso VII trata de requisição de bens e serviços, o inciso VIII de importação de medicamentos etc., e acabaram-se as medidas.
Os demais artigos tratam de detalhes sobre uso de máscaras e distribuição
de equipamentos de proteção individual, notificação obrigatória de autoridades sanitárias, muitas regras sobre dispensa de licitação, suspensão de prazos e outras providências burocráticas.
E só.

O único dispositivo legal que prevê, em caráter excepcionalíssimo, a obrigação das
pessoas permanecerem “em localidade determinada” é o inciso I do artigo 139 da Constituição, exatamente o artigo que estabelece as medidas que podem ser tomadas SE FOR DECRETADO O ESTADO DE SÍTIO (apenas pelo presidente da República, e somente se o Congresso Nacional autorizar).
Vejam que no meio jurídico há inclusive quem entenda que o toque de recolher, ou seja, o recolhimento DOMICILIAR, não seria admissível NEM MESMO NO ESTADO DE SÍTIO - a “obrigação de permanência EM LOCALIDADE DETERMINADA” não poderia significar o confinamento no reduzido espaço
da residência, e sim a obrigação de não ultrapassar os limites de uma rua, ou quarteirão, ou bairro etc.

Uma coisa é certa: sem estado de sítio, é inconstitucional a decretação de toque de recolher.

Portanto, o presidente Bolsonaro não “confundiu erroneamente” toque de recolher
com estado de sítio - o primeiro só pode ser adotado com a decretação do segundo.

Quem errou foi o jornalismo do Grupo Globo - que insistiu no erro no jornal O Globo do dia seguinte.
Das duas uma: ou quem presta consultoria sobre assuntos jurídicos ao jornalismo do grupo é formado em Medicina (ou qualquer outra coisa, menos Direito), ou não se trata de erro, e sim de uma campanha sistemática de desinformação de um grupo empresarial que desistiu de informar
e prefere fazer política - mas fingindo que está informando.

Em tempo: vou postar na área de comentários decisão judicial de hoje exatamente nesse sentido; o foco da decisão é lockdown, mas também trata da
inconstitucionalidade do toque de recolher sem estado de sítio; parabéns ao juiz!

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Marcelo R. Monteiro

Marcelo R. Monteiro Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @MarceloRochaMon

19 Mar
PARA OS AMIGOS DE O GLOBO, LIBERDADE DE EXPRESSÃO. PARA OS INIMIGOS, LEI DE SEGURANÇA NACIONAL

Há um mês, o ministro Alexandre de Moraes expediu um juridicamente inexistente “mandado de prisão em flagrante” e mandou a Polícia Federal, tarde da noite, na casa de um parlamentar ImageImage
para prendê-lo, por ter gravado vídeo em que fala mal de ministro do STF.

A prisão teve por base a Lei de Segurança Nacional, e simplesmente ignorou norma expressamente prevista no artigo 53 da Constituição Federal, que dá imunidade penal a parlamentares por
QUAISQUER (Q-U-A-I-S-Q-U-E-R) palavras e opiniões, por mais absurdas que alguém possa considerá-las. A lei é clara, e quando a lei é clara não há o que interpretar; nas palavras do grande Antonin Scalia, um dos maiores juízes que a Suprema Corte americana já teve: quando
Read 15 tweets
8 Mar
A DUQUESA OPRIMIDA

A princesa-duquesa-atriz-oprimida (observem a expressão de sofrimento no rosto da jovem, na primeira imagem) revelou em entrevista à apresentadora Oprah o quão dura é a vida de princesa.
Disse, por exemplo, que não sabia que precisava se curvar para saudar a rainha.

Disse também (um tanto inusitada, a pergunta) que assistiu à série “The Crown”, da Netflix. Pelo visto, não prestou atenção.
Ficou abalada com a discussão que teve com a cunhada Kate Middleton, esposa do príncipe William. O motivo da discussão que a fez chorar? O vestido de noiva e as roupas das daminhas...
Read 4 tweets
5 Mar
O JORNALISMO HIPÓCRITA E A MORDAÇA “DO BEM”

Abaixo, você vê o jornalismo militante de O Globo se referindo ao ofício do MEC contra atos político-partidárias no interior de universidades públicas como “MORDAÇA”.
Procurem no Google as matérias do mesmo jornal sobre a prisão, há duas semanas, do deputado federal Daniel Silveira; vejam se encontram a palavra “MORDAÇA” - aliás, nem se deem ao trabalho, não vão encontrar.
Mesmo diante do texto claríssimo do artigo 53 da Constituição, que dá imunidade PENAL aos parlamentares por QUAISQUER de suas opiniões e palavras, o STF mandou prender um parlamentar “em flagrante” (aspas, muitas aspas) claramente em razão de suas opiniões políticas.
Read 5 tweets
4 Mar
AMADO JORNALISTA

O jornalista e militante Guilherme Amado, da revista Época (grupo Globo), tem sempre uma palavra de solidariedade para os companheiros do PSOL.

Veja essa: a advogada Luciana Pires, respondendo a uma crítica (na verdade , uma insinuação ofensiva) feita pelo
deputado Marcelo Freixo, postou uma fotografia do deputado ao lado de traficantes.

Porém, de acordo com o companheiro Amado, a advogada estaria disseminando “fake news”.

Mas como “fake news”? Não existe a tal fotografia? Seria montagem?

Não, companheiros! A fotografia é real.
Porém os cidadãos que nela aparecem ao lado do sorridente Freixo (da esquerda para a direita, “Polegar”, o já falecido “Tuchinha”, “Gaúcho da Pedra do Sapo” e “Mister M”) NÃO SÃO TRAFICANTES!
Read 5 tweets
2 Mar
O IMPORTANTE É MANTER A NARRATIVA

O diretor-presidente da Organização Mundial de Saúde declarou ontem, em entrevista, que os casos de coronavírus estão aumentando EM TODO O PLANETA.
Em plena pandemia, seria de se esperar que uma notícia dessas merecesse pelo menos uma chamadinha na primeira página de O Globo de hoje, 2 de março de 2021.
Que nada! A notícia está escondidinha num pé de página - da página 20, para ser mais exato. Nem coube no meu print: tive que editar a imagem, porque a notícia era a terceira de cima para baixo. Não mereceu nem o topo da página 20...
Read 6 tweets
1 Mar
Carlos Lula é Secretário de Saúde do governador do Maranhão, o comunista Flávio Dino.

Em nome dos secretários de Saúde dos demais estados (ou pelo menos assim ele diz), o senhor Lula (não confundir com o ex-detento) sugere o fechamento de TODAS as escolas,
de todas as praias, bares, igrejas, templos etc.

E o mais interessante: “toque de recolher nacional”.

Vamos lembrar pela enésima vez: o recolhimento domiciliar compulsório só é permitido se for decretado o ESTADO DE SÍTIO pelo presidente da República, com autorização do
Congresso Nacional (artigos 137 e 139, inciso I da Constituição Federal - e ainda assim é discutível se a expressão “obrigação de permanência em LOCALIDADE DETERMINADA”, no inciso I, autoriza o confinamento DOMICILIAR).
Read 7 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!