TVs brasileiras deviam veicular massivamente campanhas educativas sobre como lavar as mãos corretamente, quais as máscaras que realmente funcionam, como usá-las. Esse mesmo conteúdo deveria estar sendo bombardeado nas redes, em anúncios pagos pela Fiesp, por empresas privadas ...
Se a sociedade brasileira como um todo não se mobilizar, não adianta. Bolsonaro é uma parte gigantesca do problema, nas não é tudo. A sobrevivência depende em grande medida de atos individuais, que precisam sem ensinados, difundidos, martelados exaustivamente.
Distribuição de máscara e de álcool gel, entregas de sabonete em comunidades carentes, cestas básicas, botijões de gás, marmitas, o diabo. Toda pessoas que não estiver fazendo uma contribuição mensal para algum projeto efetivo, está sendo, hoje, parte do problema, não da solução.
A urgência do debate político no Brasil acaba soterrando uma porção de outras ações possíveis e urgentes que não estão sendo feitas, ou são insuficientes. É hora de cada um olhar para o lado e fazer alguma coisa. A pandemia é longa, vai demorar a passar. É preciso agir.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with João Paulo Charleaux

João Paulo Charleaux Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @jpcharleaux

17 Mar
Se não houvesse uma pandemia, teríamos de inventá-la? Se não fosse a covid-19, estaríamos experienciando a mesma sensação apocalíptica em relação a algum outro evento, como as mudanças climáticas ou ao colapso da democracia, como o mesmo temor e ansiedade?
Para além da realidade que se impõe – e, claro, a pandemia é real –, somos parte de uma geração abduzida por um compromisso atávico com a escatologia, no sentido da reflexão exaustiva e indignada sobre o fim, o término, a extinção da própria experiência na Terra?
Essas perguntas não são a negação da realidade que estamos experimentando, mas são uma tentativa de pensar na maneira como nós processamos as experiências extremas que estamos vivendo, cada um a seu modo.
Read 6 tweets
16 Mar
O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto (PSDB), é um caso a ser investigado. No início de março, foi contra o lockdown: "Não dá para ficar fechado" por causa das "perdas de arrecadação" no município. Agora, anunciou o colapso total do sistema de saúde do município. 1/4
Em 5 de março: "A taxa de ocupação de UTIs é baixíssima, temos só duas pessoas intubadas, uma há mais de 20 dias e a outra intubada ontem”. Nove dias depois: "Não tem mais vaga na UTI de São Sebastião e não temos mais médicos intensivistas para atender a essa grande demanda." 2/4
Em 5 de março: "Não dá para ficar fechado." Nove dias depois: dos 20 internados na UTI, 11 estão intubados. As vagas de emergência zeraram. Dos 53 pacientes, 15 eram crianças. 3/4
Read 4 tweets
10 Mar
Quero contar uma história. O dia 11 de maio de 2017 foi uma 5ª. Como repórter especial do @NexoJornal, acompanhei o depoimento de Lula ao juiz Sergio Moro no caso do tríplex. Saí da redação com o dia amanhecendo, depois de analisar as cinco horas de depoimento. 1/14
Hoje revisitei o texto escrito naquela madrugada. O depoimento não foi ao vivo. A 13ª Vara só liberou os vídeos depois do fim da conversa entre Moro e Lula. Por isso, atravessei a noite trabalhando. É importante rever a cobertura, à luz das críticas feitas à imprensa hoje. 2/14
Meu texto é público, obviamente, e está disponível para leitura no link abaixo. Cada um pode ler e tirar suas conclusões. A minha é a seguinte: não lembro de ter produzido um relato mais equilibrado sobre política brasileira em toda a minha vida. 3/14 nexojornal.com.br/expresso/2017/…
Read 14 tweets
10 Mar
Minutos depois do discurso de Lula, Bolsonaro, grande antagonista político nas projeções para 2022, se pronuncia no Planalto. Presidente diz que criou o "maior programa social do mundo" e se antecipou na compra por vacinas, o que contraria relato dos próprio laboratórios.
Bolsonaro enaltece vacinas, não minimiza pandemia, não critica a China, não fala em mimimi, não chama brasileiros de maricas e alerta para o fato de que vacinados também podem contrair o vírus. Discurso do presidente bascula radicalmente. Fala em apoiar "vizinhos na Am do Sul".
Bolsonaro troca "atendimento precoce" por "atendimento imediato". Recomenda coquetel de remédios cuja eficácia não é comprovada e cita amostragem informal de funcionários públicos que teriam se salvado graças a produtos como a cloroquina.
Read 6 tweets
10 Mar
Lula escolheu começar mostrando face humana, conciliadora e cheia de empatia pelos mais pobres, pelos parentes de mortos na pandemia, sem rancor com seus adversários judiciais. Busca contraste com posição raivosa de Bolsonaro e manda afago a militares e policiais.
Primeira menção internacional do discurso vai para @alferdez, presidente da Argentina, que sempre falou em favor de Lula, visitou-o na cadeia e intercedeu pelo petista em visita ao Para Francisco. Bolsonaro e Fernández terão encontro em 26 de março, em Buenos Aires.
Lula menciona título de cidadão parisiense dado a ele pela socialista Anne Hidalgo no ano passado. Eu estava presente neste dia, e vi Lula dizer aos franceses que a Lava Jato era uma operação da CIA. Andava viciado na piada do "tesão de 30 anos".
Read 17 tweets
17 Feb
O Brasil deve ter um tipo muito peculiar de caçador – o sujeito que compra 60 revólveres e pistolas, em vez de usar rifles e espingardas, como se faz em outras partes do mundo. Armas de cano curto são feitas para matar pessoas num alcance ideal de até 7 metros. Caça é conversa.
“No Reino Unido, você pode legalmente ter um rifle ou uma espingarda, mas você não pode ter uma arma curta”, me disse ontem, por telefone, o pesquisador americano Aaron Karp, um dos maiores estudiosos de dados sobre produção e comércio de armas no mundo.
“Na Índia, por exemplo, é possível que uma pessoa tenha até três armas, e é muito comum nesses casos a pessoa ter uma arma curta [pistola, revólver], um rifle e uma espingarda. E a Índia não faz distinções entre praticantes de tiro esportivo ou outros cidadãos”, disse.
Read 4 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!