(1/11)

Você sabe o que é MISTANÁSIA?

A prática já acontecia no Brasil antes da pandemia e, agora, está se intensificando.

🧶Segue o fio - por @dadaltoluciana e @jkdantas. ⬇️
(2/11)

Trata-se de uma morte cruel, desumana, indigna, por omissão de socorro, falta de atendimento ou falta de medicamento/leito/exame. Ou seja: morre-se numa fila de hospital, à espera de um medicamento, leito de UTI ou de um cilindro de oxigênio, por exemplo.
(3/11)

Na capital paulista, por exemplo, a Prefeitura confirmou, nesta semana, que já houve a primeira morte de uma vítima da doença sem atendimento adequado na rede pública.
(4/11)

Tratava-se de um jovem de 22 anos, que chegou a ir a quatro unidades básicas de saúde antes de morrer numa cadeira de rodas à espera de um leito. Após a morte de Renan Ribeiro Cardoso, o Prefeito Bruno Covas negou a possibilidade de lockdown na cidade.
(5/11)

Em Manaus, durante a crise aguda de falta de oxigênio, foram inúmeros os casos de pessoas que morreram sem ar.
(6/11)

Associações de saúde já notificaram a Anvisa de que em 20 dias o estoque de analgésicos, sedativos e bloqueadores musculares usados para a intubação de pacientes em UTIs, em todo o Brasil, pode acabar.
(7/11)

A morte de qualquer paciente contaminado pela Covid-19 por falta de recursos a esta altura da pandemia é uma morte PREVISÍVEL e EVITÁVEL.
(8/11)

O desdém das máscaras, das medidas de isolamento, a pregação de um tratamento precoce falso, a negação inicial da eficácia das vacinas - que culminou com a recusa de planejamento para a compra - e a desarticulação governamental são elementos que jogam a favor do vírus.
(9/11)

A mistanásia é um termo cunhado no Brasil, nesse país em que tudo falta para quem mais precisa, e é hoje utilizado em todos os países em desenvolvimento. Está intimamente ligada à desigualdade social e à necropolítica.
(10/11)

A diferença entre esta situação e o vírus é que o vírus não faz de propósito.

Neste sábado, 20.03, traremos um fio sobre os motivos pelos quais é injusto que equipes da linha de frente carreguem o ônus de decidir quem vive e quem morre.
(11/11)

Luciana Dadalto é advogada, bioeticista, professora e pesquisadora.

Juliana Dantas é jornalista e apresentadora do podcast Finitude.
@paulapaivapaulo, talvez lhe interesse :)

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Juliana Kunc Dantas

Juliana Kunc Dantas Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @jkdantas

20 Mar
Equipes de saúde da linha de frente não deveriam carregar o ônus de decidir quem vive e quem morre.

Por quê?

🧶Segue o fio - por @DadaltoLuciana e @jkdantas ⬇️
Exigir que esses profissionais, que já estão há um ano trabalhando com medo, à exaustão, e sem abraçar seus familiares, escolham para quem dar um leito, um respirador ou um medicamento, é contra todos os critérios científicos sobre o tema.
Trata-se de uma Escolha de Sofia, termo que ganhou fama após um filme clássico protagonizado por Meryl Streep, no qual "Sofia", uma mãe polonesa, filha de pai anti-semita, é presa num campo de concentração durante a Segunda Guerra e é forçada por um soldado nazista a escolher +
Read 30 tweets
11 Jan
Com todo o respeito pelo Ruy Castro e com todo o desprezo por Trump e Bolsonaro, me sinto no dever de escrever sobre isso.
Não sou psicóloga, sou jornalista. Já fiz reportagens sobre suicídio em grandes redações e atualmente cubro especificamente temas relacionados à morte. +
Antes de a gente seguir neste fio, vale lembrar que se você está passando por alguma situação delicada ou conhece quem está, o @CVVoficial é um atendimento sigiloso, gratuito e 24h. Pelo telefone 188 ou pelos canais de comunicação na internet. +
Também há o mapasaudemental.com.br, desenvolvido pelo Instituto Vita Alere - uma referência em prevenção e posvenção ao suicídio. Neste site há contatos de psicólogos e psiquiatras gratuitos em todo o Brasil, online ou presencial.

Dito isto, sigamos:
Read 16 tweets
5 Jul 20
Nos últimos dias tive uma das experiências mais incríveis da minha vida.

Segue o 🧶
O Hospital Premier, o 1º do Brasil a se dedicar integralmente aos cuidados paliativos, esteve 100 dias em isolamento.
Metade da equipe escolheu ficar e a outra metade - por razões diversas - esteve do lado de fora, recebendo o salário integralmente.
A princípio, a quarentena+
duraria 45 dias. Mas, como sabemos, os números do coronavírus não param de subir. Para proteger os pacientes, em estado de saúde frágil, o único jeito era manter a medida - tão drástica quanto necessária. Se a Covid passasse por algum dos portões, poderia acontecer uma tragédia+
Read 8 tweets
18 Jun 20
Como lidar com alguém em luto - A THREAD

Nos próximos dias, infelizmente, chegaremos aos 50 mil mortos por Covid-19 no Brasil. A estimativa é de que cada uma dessas perdas deixe 10 pessoas em luto. Numa conta rápida: meio milhão de brasileiros em sofrimento.+
Isso sem falar sobre a subnotificação e sobre os óbitos por outros motivos, que continuam acontecendo.

Tem sido difícil encontrar quem não conhecia alguém que morreu por causa do coronavírus - ou que conheça quem esteja em sofrimento pela partida de um parente ou amigo. +
Por isso, compilei alguns aprendizados que venho tendo nos últimos anos, como jornalista dedicada ao envelhecimento, aos cuidados paliativos, à morte e ao luto, e na apresentação do @podcastfinitude.
Read 25 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!