Ontem, escrevi um par de tweets, irritado, sobre o que me parece ser uma narrativa de endeusamento de um jovem militante do partido do Voldemort do Algueirão. Vou abrir uma pequena thread sobre este assunto, agora com mais calma.
Nas respostas aos tweets, algumas pessoas vieram-me dizer que a manifestação do pessoal da restauração, e a organizada pelo jovem, era manifestações distintas. Andei à procura de informação que me esclarecesse isto, mas não encontrei.
Mesmo assim, dou o benefício da dúvida a quem me disse isso, e sou "forçado" a estabelecer dois cenários para o que aconteceu ontem:
Cenário 1: O que ontem, irado, escrevi (com um erro de português que ainda me está a assombrar - obrigado @iAModp ;)
Este cenário é que, ao contrário do que nos querem fazer crer, é impossível que uma só pessoa possa, em cinco dias, ter tratado de toda a logísitica para organizar tal manifestação ontem no Rossio
Cenário 2: Que o jovem militante do partido do Voldemort do Algueirão tenha tido a capacidade, por si só, de se infiltrar numa manifestação organizada à parte, pelo sector da restauração lisboeta.
Um dos argumentos para endeusar o Ljubo é que o homem passou por uma guerra, que "diz as verdades", que "tem tomates para enfrentar o governo", e que "a ele ninguém lhe come as papas na cabeça"
Seria bastante irónico que um puto de 21 anos militante do Voldermort do Algueirão tivesse feito farinha com o Ljubo, ao realizar o hijack de uma manifestação, com direito a usar a infraestrutura daquela manifestação.
Talvez a realidade seja um misto destes dois cenários, em que o poder de organização de um partido - com forte presença nas redes sociais através de páginas, grupos, e canais - se tenha juntado a um chef-estrela com sede de protagonismo.
Que algumas figuras públicas tenham dado o seu apoio a tudo isto, diz-nos muito do imediatismo dos tempos que correm. Que a organização do sector da restauração Lisboeta, tenha sido comido de cebolada por um partido radical, diz-nos muito sobre o perigo que todos enfrentamos.
Umas últimas palavras sobre as ameaças físicas e verbais feitas a jornalistas na tarde de ontem:
Quem incentivou à violência é figura pública, e está identificado. Compete aos jornalistas agora, sem demoras, apresentarem queixa, sob pena de serem coniventes pela inacção.
Independentemente se gostamos, ou não, do orgão de comunicação social cujos jornalistas sofreram aquelas ameaças físicas e verbais, não existem atenuantes para o que aconteceu: é crime e não é tolerável.
Podemos discutir, e devemos discutir, o papel dos media no crescimento destes fenómenos no nosso país, a maneira como tratam estes assuntos, a maneira como produzem conteúdos que são gasolina num incêndio que já arde com intensidade.
O que não podemos, na minha opinião, é aceitar este tipo de comportamentos porque não gostamos do OCS em questão, porque quando acontecer com um OCS pelo qual temos simpatia, talvez já seja tarde.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Jorge Gomes

Jorge Gomes Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @jmgvostpt

14 Nov
UM PLANO ALTERNATIVO PARA O COMBATE À PANDEMIA

Este é um exercício baseado em dados, dados esses disponibilizados pela @DGSaude, até dia 26 de Outubro de 2020.

É uma visão alternativa do que tem sido proposto, do que tem sido feito, e do que tem sido divulgado.
Vale o que vale mas, sendo crítico do que está a ser feito, não poderia deixar de tentar contribuir para uma solução ou, pelo menos, para o início de uma discussão que merece ser feita, na minha opinião.
A 03 de Agosto, a situação não era de milagre no nosso país. Aliás, nunca existiu milagre, como até os próprios defensores do milagre já vieram defender e, na minha opinião, era esta a altura para começarmos a tomar medidas.
Read 40 tweets
11 Nov
Acabei agora de ler o artigo do @danielolivalx hoje no @expresso, com o título "No desespero, decide-se bem com boa informação".
Em comum, com o que é escrito pelo @danielolivalx, tenho a preocupação de se estarem a tomar decisões assentes em dados que não são granulares o suficiente para se tirarem conclusões. Como eu, e muitos outros já referimos, juntar coabitantes e familiares na mesma fatia, é errado
Também carecem de validação os outros principais factores de contágio, que foram mudados no espaço de três dias, sem que ninguém tenha questionado as entidades competentes sobre essa mudança:
Read 12 tweets
10 Nov
Será verdade que a @DGSaude pediu para as pessoas fecharem os vidros dos carros na A28?

Vou deixar aqui umas pistas:
1. A imagem não foi manipulada. Foi transmitida hoje no jornal da tarde da @SIConline, e a pessoa que está na imagem é a Teresa Leão
2. Esta investigadora do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, diz enquanto enumera conselhos práticos que "circular de janelas fechadas pode ser uma boa alternativa também"
Read 8 tweets
10 Nov
O que acontece quando não existem dados públicos, é que cada OCS escreve o que quer, baseado no que quiser, e não há hipótese de contraditório.
Isto quer dizer que, neste momento, a @DGSaude é uma enabler de notícias falsas, por pura falta de transparência.
Com vários OCS, locais e regionais, a avançarem com números que ninguém sabe de onde vêm, estão a colocar várias populações em níveis de ansiedade evitáveis.
Esperar "pelo momento certo" soa a estratégia política, não a ciência ou saúde pública.
Esta "estratégia" (estou a ser simpático) de guardar dados, de não os divulgar, de não ser transparente, vai trazer muitos maus resultados. Ninguém vai compreender que a uma 2ª feira sejam 121 concelhos, e a uma 6ª passem a 280. É assim que se perde credibilidade.
Read 7 tweets
9 Nov
Hoje de manhã já confessei à @Idzabela, ao @tomahock, e ao @camandro que até eu próprio estou farto de me ler a escrever sobre os dados que (não) temos sobre a #COVID19PT em Portugal. Mas por mais farto que esteja, e que alguns (muitos?) de vocês estejam, abro uma thread:
O primeiro relatório de situação, com a confirmação de casos em Portugal, foi divulgado no dia 03 de Março de 2020.
A 24 de Março, os relatórios diários passaram a incorporar os os novos casos por concelho, que são divulgados diariamente.
Read 26 tweets
8 Nov
"Deslocações a mercearias e supermercados e outros estabelecimentos de venda de produtos alimentares e de higiene, para pessoas e animais;"

Portanto, pode-se continuar a ir às compras, mesmo depois das 13h.

#EstadoDeEmergênciaPT
Afinal tomar a temperatura corporal pode ser eventualmente pedida, não tem cariz obrigatório. Não se refere em que circunstâncias.

#EstadoDeEmergênciaPT
Os senhores deputados e membros do governo continuam isentos de todas as regras e mais algumas, porque devem ser imunes

#EstadoDeEmergênciaPT
Read 5 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!