ELASTOMÉRICOS ou EPRs Purificadores de Ar com Filtro Substituível
A gente fala todo dia aqui das PFFs (Peças Faciais Filtrantes) e que toda PFF protege de verdade. Hoje é dia de falar de algo que protege ainda mais: os respiradores elastoméricos.
🔷VANTAGENS
Apesar de serem mais pesados, "feios" e mais caros, os elastoméricos têm uma séria de vantagens em relação às PFFs, especialmente para certos grupos que precisam do máximo de proteção.
↘️Proteção
Os elastoméricos são utilizados com filtros P1, P2 e P3.
A classe dos filtros indica a eficácia mínima de filtragem para aerossóis de 0,3 micrômetros (o tamanho mais difícil de filtrar).
Ficar ou Não Ficar em Casa? (Abstinência Total ou Redução de Dano)
Quantas vezes você já se pegou com raiva de quem faz aglomeração? Se pegou xingando ao ver uma reportagem de uma festinha clandestina ou mesmo cancelou a Pugliesi?
Desde o começo da pandemia, o discurso se voltou para a responsabilidade individual e como a "sua diversão" pode "matar alguém". Todos deveriam ficar em casa. Era um esforço coletivo, um esforço de guerra, que todos deveriam cumprir, sem excessão.
Inicialmente, não foi oferecida uma alternativa. Caminhar sozinho na praia? Não pode. Visitar alguém que precisa de ajuda? Não pode. Garantir seu próprio sustento? Não pode. Só pode ficar em casa.
Em março de 2020 a mídia noticiou que havia falta de máscaras e o governo passou a importar, "a qualquer custo e sem as certificações exigidas", sem falar antes com a representante do setor (@ANIMASEG).
Sobre COMUNICAÇÃO e porque dizer que PFF protege de verdade.
Durante uma pandemia, comunicação de qualidade é fundamental. Muitas pessoas não terão tempo de pesquisar a fundo e entender todas as nuances.
Minha experiência de comunicação para saúde vem da luta contra o HIV.
O que funcionou bem na pandemia do HIV foi ter uma medida simples e efetiva de cortar o contágio: a camisinha.
No começo havia mitos e dificuldades:
-Não funciona;
-É cara;
-É desconfortável;
-Não é para todo mundo, só para quem tá mais exposto;
-Se todo mundo usar, vai faltar.
Com o tempo, o uso foi aumentando e vimos que funciona, que não faltou, que não custou caro, que a gente se acostumou a usar e hoje é faz parte do dia a dia de muitas pessoas.
Enquanto a vacina não vem, é isso que precisamos com as PFFs.