ELASTOMÉRICOS ou EPRs Purificadores de Ar com Filtro Substituível
A gente fala todo dia aqui das PFFs (Peças Faciais Filtrantes) e que toda PFF protege de verdade. Hoje é dia de falar de algo que protege ainda mais: os respiradores elastoméricos.
🔷VANTAGENS
Apesar de serem mais pesados, "feios" e mais caros, os elastoméricos têm uma séria de vantagens em relação às PFFs, especialmente para certos grupos que precisam do máximo de proteção.
↘️Proteção
Os elastoméricos são utilizados com filtros P1, P2 e P3.
A classe dos filtros indica a eficácia mínima de filtragem para aerossóis de 0,3 micrômetros (o tamanho mais difícil de filtrar).
O P1 equivale a uma PFF1 com 80%.
O P2 equivale a uma PFF2 ou uma N95 com 94%.
O P3 é SUPERIOR a uma PFF3 e equivale a N100 com 99,95%. — É a melhor proteção possível sem precisar de algo motorizado ou de um suprimento de oxigênio externo.
Tudo isso com mais facilidade de respirar que uma PFF.
↘️Vedação
A principal vantagem dos elastoméricos é serem feitos com uma "borracha" que se molda ao rosto melhor que as PFFs e por tirantes de elástico mais resistentes que permitem uma tensão maior. Você vai conseguir se mexer muito mais, sem comprometer a vedação.
↘️Preço
Os elastoméricos custam menos que as PFFs no médio e longo prazo. O corpo do respirador pode durar anos e os filtros duram vários meses. Se alguma parte do respirador desgastar, é possível (em muitos modelos) trocar apenas aquela peça.
↘️Ambiental
Usar um elastomérico faz com que você produza muito menos lixo já que um filtro vai durar pelo mais do que 21 PFFs, fazendo o rodízio de 7 dias.
🔷PARA QUEM?
Qualquer adolescente, adulto ou idoso podem utilizar um elastomérico, porém o peso extra e o aspecto visual podem ser um dificultador, então focaremos nos casos abaixo:
↘️Profissionais de Saúde
Profissionais de saúde, especialmente da linha de frente, têm um trabalho bastante desgastante, num ambiente com altíssimo risco de contaminação. Apesar das PFF2s já garantirem a filtragem necessária, com os movimentos feitos durante um plantão…
…,por vezes, é possível que a vedação não seja perfeita e uma pequena quantidade de ar pode ser aspirado sem passar pela filtragem.
Em simulação, houve um vazamento inaceitável nas PFFs durante a realização de reanimação cardíaca em 40% dos usuários. [jamanetwork.com/journals/jaman…]
A gente defende PFF para Todos, e para profissionais de saúde, especialmente os da linha de frente, a gente defende o uso de respiradores elastoméricos com filtros P2 ou, idealmente, P3. Quem tá mais exposto, merece a melhor proteção.
↘️Professores
As válvulas de exalação dos elastoméricos desviam a direção do ar e isso afeta a compreensão do que é dito. Para professores, o uso de um elastomérico deve ser combinado com o uso de um microfone que possa ser posicionado próximo da saída de ar.
↘️Grupos de Alto Risco
Para quem tem várias comorbidades, os elastoméricos são uma proteção maior do que as PFFs e podem ser considerados, especialmente para quem precisará se expor com frequência.
↘️Tratamento Hospitalar
Para pacientes com câncer que precisam fazer tratamentos com frequência em ambiente hospitalar e os acompanhantes, os elastoméricos também podem ser considerados.
🔷FILTROS
Além de proteger contra particulados (poeiras, névoas, fumos e Radionuclídeos) os elastoméricos também costumam ser usados para proteção química (que não é necessária para a COVID-19).
É IMPORTANTÍSSIMO ter certeza que você está usando um filtro para particulados e não apenas para produtos químicos.
↘️Quais?
Os modelos mais baratos costumam oferecer apenas a opção e um filtro P2 (Alltec e Carbografite) e os modelos mais caros oferecem filtros P2 e P3.
Há modelos que usam apenas um filtro e outros que usam dois filtros.
Dois filtros grandes tornam a respiração mais fácil do que apenas um filtro de tamanho médio.
↘️Duração
Os filtros podem ser utilizados enquanto a respiração não estiver difícil (o que indicará a saturação do filtro). A duração do filtro vai depender do quão poluído é o ambiente que você frequenta e é capaz que o filtro dure até um ano ou mais.
By the way, a huge thanks to @PPEtoheros who is raising awareness around elastomeric respirators, especially for health care workers. His work is an inspiration to me and he has supported with great info about this PPE.
E quem já usa um elastomérico, se puder participar da campanha pelo incentivo do uso, dá uma olhada aqui:
Ficar ou Não Ficar em Casa? (Abstinência Total ou Redução de Dano)
Quantas vezes você já se pegou com raiva de quem faz aglomeração? Se pegou xingando ao ver uma reportagem de uma festinha clandestina ou mesmo cancelou a Pugliesi?
Desde o começo da pandemia, o discurso se voltou para a responsabilidade individual e como a "sua diversão" pode "matar alguém". Todos deveriam ficar em casa. Era um esforço coletivo, um esforço de guerra, que todos deveriam cumprir, sem excessão.
Inicialmente, não foi oferecida uma alternativa. Caminhar sozinho na praia? Não pode. Visitar alguém que precisa de ajuda? Não pode. Garantir seu próprio sustento? Não pode. Só pode ficar em casa.
Em março de 2020 a mídia noticiou que havia falta de máscaras e o governo passou a importar, "a qualquer custo e sem as certificações exigidas", sem falar antes com a representante do setor (@ANIMASEG).
Sobre COMUNICAÇÃO e porque dizer que PFF protege de verdade.
Durante uma pandemia, comunicação de qualidade é fundamental. Muitas pessoas não terão tempo de pesquisar a fundo e entender todas as nuances.
Minha experiência de comunicação para saúde vem da luta contra o HIV.
O que funcionou bem na pandemia do HIV foi ter uma medida simples e efetiva de cortar o contágio: a camisinha.
No começo havia mitos e dificuldades:
-Não funciona;
-É cara;
-É desconfortável;
-Não é para todo mundo, só para quem tá mais exposto;
-Se todo mundo usar, vai faltar.
Com o tempo, o uso foi aumentando e vimos que funciona, que não faltou, que não custou caro, que a gente se acostumou a usar e hoje é faz parte do dia a dia de muitas pessoas.
Enquanto a vacina não vem, é isso que precisamos com as PFFs.