Em dezembro/20 anunciamos a segunda fase da estratégia "Leitos para Todos".
🏩Leitos/COVID-19 no ES:
01/12/20 - 464/UTI, 519/enfermaria. Total: 983 leitos COVID-19.
25/03/21- 825/UTI, 784/Enfermaria. Total: 1609 leitos COVID-19.
626 leitos equivalentes a 6 hosp. de campanha. Image
Já afirmei em diversos momentos momentos: leitos são resistência. Não vamos derrotar a pandemia com leitos, mas rompendo a cadeia de transmissão. A carga de doença alcançou uma incidência superior a capacidade de atendimento hospitalar da rede particular, filantrópica e pública.
Seguiremos testando em massa, reforçando a capacidade de testagem de sintomáticos e de seus contactantes assintomáticos. No entanto, a velocidade de transmissão do vírus com a atual carga de infectados possui uma velocidade de transmissão maior que a capacidade de testagem.
Associando a testagem em massa aos protocolos (reduz a circulação de ativos) e com distanciamento e o uso de máscaras o risco de transmissão é reduzido. Essas medidas são oportunas para enfrentar a pandemia nos contextos de baixa transmissão ou queda da mesma.
Hoje vivemos a pior fase de crescimento de casos, internações e óbitos desde o início da pandemia no ES. Com o contexto é de risco: colapso nacional e com o avanço da circulação da variante B.1.1.7, denominada "variante inglesa", mais letal e transmissível que as originárias.
Casos, rápida aceleração. Precisamos interrompê-la. Jovens e adultos infectados em grandes quantidades sendo internados. Uma carga de doença já estabelecida. Image
Internações/COVID-19 em UTI+Enfermaria, saímos de 961 pacientes internados no dia 1º de março para 1412 no dia de hoje. Não para de crescer, ainda estamos na fase de rápida aceleração da curva de internações de pacientes respiratórios. O mesmo comportamento na rede privada. Image
Óbitos, nos próximos dias iremos ultrapassar o pico de perdas de vidas pela COVID-19 da primeira expansão da doença no Espírito Santo. Image
Limitada a capacidade de controlar a transmissão pelos protocolos, distanciamento voluntário, testagem de sintomáticos e contatos, medidas extremas de isolamento social são obrigatórias para evitar o esgotamento pleno das capacidades assistenciais.
Já estamos com toda a rede privada, filantrópica e pública operando no limite da capacidade máxima.

Governamos assumindo a responsabilidade das decisões necessárias para proteger as pessoas no dia de hoje. O futuro pertence a quem resiste e luta.

#fiqueemcasa
#useMascara

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Nésio Fernandes

Nésio Fernandes Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @dr_nesio

28 Mar
🔴Nesses últimos dias seguimos tendo no Espírito Santo as maiores pressões assistenciais de toda a pandemia.

🤧No último dia 25/03 tivemos o recorde de internações de pacientes confirmados em 24h: 178 pcts. ImageImage
Como explicado em outro momento, a melhora da capacidade de "giro de leito" tem otimizado o uso dos recursos hospitalares. No mês de março tivemos os melhores desempenhos de altas nos finais. Image
🚑🚑🚨🚨Somente no dia de hoje, até às 22h34min, foram 109 atendimentos do SAMU que resultaram em internações hospitalares.🚨🚨🚑🚑 Image
Read 6 tweets
28 Mar
🔰Informação do Painel de Vacinação do PNI/MS.

✅Mantemos o 6º lugar na posição nacional entre os Estados que mais aplicaram as doses recebidas. Image
👍 A Grande Vitória teve um desempenho extraordinário no dia de hoje. Juntos registraram 13.315 doses aplicadas. O número deve aumentar para mais de 16.000 pois no controle de Vila Velha hoje foram aplicadas aprox. 3.500 doses que serão registradas até segunda. ImageImage
👥Durante essa semana ampliamos com os municípios o entendimento da meta de aplicação plena da totalidade das doses recebidas com a capacidade máxima de vacinação diária disponível no município.
Read 9 tweets
27 Mar
📊 Para entender a velocidade da transmissão no ES.

🚀 Na 3ª expansão da pandemia no ES saímos da casa dos 5.000 casos observados para 12.000 em 4 semanas epidemiológicas.
🛩️ Já na 2ª expansão foram foram 8 semanas.
🛫 E no começo, na 1ª expansão nunca chegamos a 12.000 casos. Image
🌀Nas duas expansões anteriores, após o "pico", o "platô" durou de 3-5 semanas, considerando que a queda da 4-5 semana do platô da 2ª expansão no período de natal/ano novo foi artificial.

🔜 Esperamos alcançar o pico/platô nas próximas duas semanas.
Pela curva de óbitos podemos observar uma velocidade ainda maior da pandemia.

Nas duas últimas semanas já registramos 474 óbitos, 35% a mais que a soma das duas semanas anteriores. Ainda não terminamos de registrar todos os óbitos deste último período, devemos passar de +50%. Image
Read 7 tweets
26 Mar
🏩 Em um ano da pandemia, estruturamos uma robusta rede hospitalar no Espírito Santo. Monitoramos o desempenho assistencial da rede por meio de uma plataforma que monitora 689 hospitais no Brasil.

🏣🏥🏨🏩🏪 Entre esses, estão 33 hospitais do Espírito Santo, sendo 12 públicos. Image
📊 No monitoramento, o desempenho da rede pública do ES se aproxima ao da rede privada no BR. Mesmo tendo um paciente mais grave que a rede privada. São dados consolidados a partir do dia 01/02/21, período do estabelecimento da crise sanitária nacional.
👵🏽👴🏽 Ainda somos um Estado com pacientes mais longevos que o Brasil, no entanto, esse indicador está em queda por conta do novo perfil dos jovens e adultos infectados e da vacinação dos idosos. A partir de abril será possível observar melhor esse perfil nas internações.
Read 4 tweets
27 Feb
No Espírito Santo (ES), adotamos uma Matriz de Risco com medidas qualificadas ao grau de risco aplicado aos município. Na saúde valorizamos o SUS, mobilizamos a APS, ampliamos leitos, testamos amplamente e incorporamos tecnologias e estimulamos a transparência.
Não negamos a pandemia, nem a ciência, não praticamos charlatanismo com tratamentos irresponsáveis e que não funcionam. Em nenhum momento colapsamos. Nos prepararmos para situações críticas. A cada ciclo da pandemia desenhamos diversos cenários possíveis e nos preparamos.
O governador @Casagrande_ES viveu a pandemia no corpo e na família, liderou o Estado e coesionou as instituições, dialogou com a sociedade. Com autoridade e empatia, semanalmente, comunicou e determinou as medidas de fortalecimento do SUS.

Read 17 tweets
28 Jan
Aqui uma análise do comportamento da segunda expansão da pandemia no Espírito Santo (ES) e dos cenários possíveis para o próximo período.

Durante a primeira onda, a Grande Vitória (GV) teve comportamento antecipado de casos, internações e óbitos em relação ao interior.
Até o presente momento a segunda expansão da pandemia no ES foi caracterizada por aumento de casos, internações e óbitos em quase todo o seu território.

No entanto tivemos um comportamento assimétrico invertido em relação a primeira onda: o interior se antecipou a GV.
Ao longo de 2020 o vírus viveu "amplo espalhamento" no no Brasil (BR) e no ES. Em diversos municípios pequenos a primeira onda só ocorreu no último quadrimestre, em outros, o mesmo período, representou uma segunda expansão equivalente ou maior que a primeira onda.
Read 26 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!