No Espírito Santo (ES), adotamos uma Matriz de Risco com medidas qualificadas ao grau de risco aplicado aos município. Na saúde valorizamos o SUS, mobilizamos a APS, ampliamos leitos, testamos amplamente e incorporamos tecnologias e estimulamos a transparência.
Não negamos a pandemia, nem a ciência, não praticamos charlatanismo com tratamentos irresponsáveis e que não funcionam. Em nenhum momento colapsamos. Nos prepararmos para situações críticas. A cada ciclo da pandemia desenhamos diversos cenários possíveis e nos preparamos.
O governador @Casagrande_ES viveu a pandemia no corpo e na família, liderou o Estado e coesionou as instituições, dialogou com a sociedade. Com autoridade e empatia, semanalmente, comunicou e determinou as medidas de fortalecimento do SUS.

Em dezembro de 2020, analisamos e previmos um cenário crítico. Naquele momento, decidimos uma nova fase da estratégia “Leitos para Todos”, com meta de 900 leitos de UTI-COVID19 até abril/21. Administramos a segunda expansão da doença sem colapso, com garantia de acesso ao SUS.
Neste momento, no ES, vivemos uma queda do nº de casos, uma estabilização das internações e dos óbitos pela COVID-19. Previmos que, pela sazonalidade das doenças respiratórias no ES, em mar/abr uma nova fase de aceleração poderia ocorrer. A terceira onda da doença foi anunciada.
O custo humano da gestão da pandemia no Brasil não terá precedentes em guerras, em crises econômicas anteriores ou em comparação a qualquer outra doença. Com a ajuda da negação, o SARS-COV-2 matou e matará mais do qualquer outra crise.
Desde o início da pandemia, afirmamos que a tese da imunidade de rebanho seria insana. A segunda expansão da doença no Brasil, ocorrida a partir de outubro, confirmou-se com a asfixia do povo amazonense - palco do pior cenário que o Brasil vive.
A circulação de novas cepas do coronavírus não responde plenamente ao comportamento das novas “ondas”. O SARS-COV-2 “originário” tem comportamento conhecido e grande consenso sobre formas de transmissão e prevenção.
O aumento das interações sociais, o relaxamento do uso das máscaras, a aposta no charlatanismo medicamentoso, a ampla difusão do negacionismo levaram à exposição de suscetíveis e a frequência maior de segunda infeção nos doentes da primeira expansão da doença no mundo.
A condução das medidas efetivas para combater uma pandemia não se restringe a portarias e decretos de gestores. É necessário alto grau de coesão social, institucional e científico e de medidas econômicas concretas por parte da União.

twitter.com/i/events/13653…
A coesão social está grandemente determinada pelas ideias hegemônicas de uma época. A tripla fragmentação (direita/moderados/esquerda) ideológica/política da sociedade reduz a capacidade de união nacional. A responsabilidade desse fenômeno é das instituições e líderes políticos.
Vivemos a iminência de um colapso nacional e o cenário manauara já começa a repetir-se em todas as regiões, simultaneamente: neste sábado 27/02/21, 22 estados do Brasil em situação de colapso ou pré-colapso.

Medidas isoladas estão sendo tomadas. A possibilidade de que respostas parciais e isoladas não respondam adequadamente à dimensão nacional do problema é grande.

www1.folha.uol.com.br/equilibrioesau…
No dia 05/05/20, em coletiva de imprensa, afirmei que "seria uma ingenuidade sanitária, intelectual e política acreditar que se o país colapsar nós não colapsaremos. O Espírito Santo não é uma ilha."

"Ainda que toda a nossa estratégia de enfrentamento esteja acertada, se o conjunto estratégico do país não tiver um novo rumo, apontar um novo caminho, e o país colapsar, o ES pode colapsar junto! Estamos entre o Sudeste e o Nordeste, regiões com maior número de casos."
Nunca estivemos tão próximos de viver esse momento tão crítico. Salvar o país representará salvar o Espírito Santo. "Um por um" ou "cada um por si" será difícil suportar o colapso nacional.

Thread by @dr_nesio: No Espírito Santo (ES), adotamos uma Matriz de Risco com medidas qualificadas ao grau de risco aplicado aos município. Na saúde valorizamos o SUS, mobilizamos a APS, ampliamos leitos, testamos ...… threadreaderapp.com/thread/1365704…

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Nésio Fernandes

Nésio Fernandes Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @dr_nesio

28 Jan
Aqui uma análise do comportamento da segunda expansão da pandemia no Espírito Santo (ES) e dos cenários possíveis para o próximo período.

Durante a primeira onda, a Grande Vitória (GV) teve comportamento antecipado de casos, internações e óbitos em relação ao interior.
Até o presente momento a segunda expansão da pandemia no ES foi caracterizada por aumento de casos, internações e óbitos em quase todo o seu território.

No entanto tivemos um comportamento assimétrico invertido em relação a primeira onda: o interior se antecipou a GV.
Ao longo de 2020 o vírus viveu "amplo espalhamento" no no Brasil (BR) e no ES. Em diversos municípios pequenos a primeira onda só ocorreu no último quadrimestre, em outros, o mesmo período, representou uma segunda expansão equivalente ou maior que a primeira onda.
Read 26 tweets
1 Jan
Hoje pude rever essa entrevista dada ao @AGazetaES. Em síntese e novas considerações:
1) Enquanto diversos países do mundo já começaram a vacinar, o Brasil não.
2) O registro das vacinas nos países está relacionado ao avanço das negociações das mesmas.

globoplay.globo.com/v/9140256/
3) A @anvisa_oficial estabelceu normas que atrasam o registro das mesmas. Essa questão esta sendo revisada pela Agência e temos a expectativa de aceleração da incorporação das vacinas no país.
4) A aprovação do uso emergencial da vacina da Pfizer pela @WHO só reforça a acertividade de termos uma legislação estadual que permita a compra das vacinas mesmo sem registro na @anvisa_oficial, desde que esteja em uso em outros países e com devida autorização e regulação.
Read 12 tweets
31 Dec 20
O ano terminou, mas a pandemia infelizmente não. Apesar de todas as tolices, estupidezes e verdadeiros crimes de responsabilidade que vivemos em 2020, precisamos reconhecer que existem realidades que permitem a esperança.
O grande brasileiro, que tive a oportunidade de conhecer, Ariano Suassuna dizia que o "otimista é um tolo. O pessimista, um chato. Bom mesmo é ser um realista esperançoso."
Aqueles que acreditam que já vivemos tudo de pior em 2020, que não há o que piorar, que agora é só acionar a boa vontade das instituções e que o Brasil irá melhorar por obrigação da história, são otimistas.
Read 15 tweets
15 Dec 20
Um fenômeno pouco analisado até o presente momento na segunda expansão da COVID-19 no ES, está relacionada a ocorrência de uma primeira onda tardia de casos observados em inúmeros municípios do interior. Analisemos a média móvel de 14 dias (MM14D), a letalidade e os óbitos.
Dores do Rio Preto possui 7 mil habitantes, apresentou sua primeira curva significativa de casos observados a partir da segunda quinzena de novembro. O município teve somente dois óbitos registrados pela COVID-19. Último pico registrado de 8,64 no dia 7/12.
Alto Rio Novo (8 mil hab.), teve na primeira oscilação o pico de 3,86 casos observados no dia 17/07, chegando a apresentar em dezembro 7,21 casos, quase o dobro de crescimento.
Read 21 tweets
10 Dec 20
Desde o início da pandemia soubemos que os casos de COVID-19 evoluíam em formas não-críticas em 90-95% dos casos, em especial na população jovem. No entanto, mesmo entre eles, o número de perdas será sempre proporcional ao total de casos.
No dia 28 de fevereiro registramos 5 casos de COVID-19 no ES e de lá até hoje foram 285 dias. Neste período entre jovens de 20-29 tivemos 143.713 notificados, 125.304 testados e 37.546 confirmados.
Deste total de jovens infectados e confirmados por testes até o dia de hoje, 48% foram infectados nos últimos 100 dias. Nesta faixa etária os casos saltaram de 3.804 em setembro para 7.781 em novembro, um crescimento de 104,55%.
Read 14 tweets
6 Dec 20
Com os dados disponíveis até dia 5/12, o Estado do Espírito Santo já ultrapassou o pico de casos observados na primeira expansão da COVID-19. Na semana epidemiológica (SE) 27 (28/06-04/07) tivemos 9.035 casos, exatas 20 SE após, na SE47 (15-21/11) já apresentamos 9.219 casos.
Avaliando os picos diários, no dia 22/06 alcançamos um pico diário 2.003 casos observados contra 2.026 no dia 23/11.
Na Média Móvel de 14 dias (MM14D), tivemos um pico de 1.285 casos dia 02/07, contra 1.284 no dia 23/11, nos próximos dias este dado tende a ser superado.
Read 27 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!