Muito jornalista que divulga versões in off de generais precisaria ter mais visão crítica em relação a suas fontes, porque vêm errando demais. A tese de que milicos se incomodam com Bolsonaro e buscam controlá-lo já foi desmentida pelos fatos inúmeras vezes.
Os jornalistas que propagam sem senso crítico essa "oposição" ou independência dos militares em relação a Bolsonaro agem como assessores de imprensa informais dos milicos, ajudando a divulgar uma postura altiva dos fardados que nunca existiu. O fato é que Bolsonaro fez o que quis
As mesmas fontes, pelas bocas dos jornalistas, diziam que milicos não aceitariam a demissão de Santos Cruz, como ontem também afirmavam que não aceitariam a de Pujol, para depois aceitar tudo como têm feito sempre. Militares são o governo Bolsonaro e isso só fica mais claro
Boa parte desses jornalistas erra também ao difundir a crença na existência de militares "moderados" ou "democratas". São moderados que, como Santos Cruz, relativizam tortura e golpe de estado quando perguntados sobre 1964 e que foram ao Haiti matar negros nas favelas.
As Forças Armadas pós 1964 se esforçaram para fazer o controle ideológico de seus membros e impedir que houvesse alas de esquerda em suas fileiras, como os setores de milicos do Partidão que havia antes do golpe. O resultado é que praticamente todo militar é de extrema direita.
Tanto que é bem difícil ver um militar, mesmo entre os tidos como moderados, dizer que 1964 foi um absurdo e que Ustra era um monstro. Se alguém souber, me avise
Com os PMs ditos moderados não é muito diferente. Está cheio de PM que paga de democrático e até engana alguns com essa postura, mas quando você ouve com atenção percebe que defende massacre do Carandiru, bala de borracha em manifestante e mata-leão em trabalhador.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Fausto Salvadori

Fausto Salvadori Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @FaustoSalvadori

19 Mar
Já pisei em muito sangue de chacina. Vi cadáveres desfigurados e testemunhei a dor de famílias despedaçadas. Mas nada me chocou mais, na vida, do que ver uma manifestação de brancos do Morumbi em apoio ao assassinato de uma criança de 10 anos.
Ítalo Ferreira, pequeno e franzino, furtou um carro e foi morto pela @PMESP com um tiro na cabeça. Segundo o @mpsp_oficial, estava desarmado. Os PMs ameaçaram outra criança que estava com Ítalo para que mentisse dizendo que o amigo estava armado. ponte.org/pms-de-sp-mata…
O Major Olímpio esteve no ato em apoio aos PMs assassinos. Defendeu o assassinato. Chamou Ítalo de "bandido mirim". Sobre os movimentos negros que foram ao local, falou com desprezo: era uma gente paga com "50 contos e um lanche" para protestar. ponte.org/negros-escrach…
Read 8 tweets
29 Nov 20
Depois reclamam que protesto só é notícia quando tem violência. Fizeram um protesto pacífico na av. Sapopemba. TVs e portais noticiaram o "problema no trânsito". Algum desses foi averiguar os fatos? Nenhum. Só a @pontejornalismo foi até lá. E descobriu uma história aterradora.
Em busca de um ladrão de carros, a @PMESP invadiu uma casa no Parque São Rafael e executou a tiros Wenny Sabino Costa Martin. Ele tinha 18 anos. Foi morto na frente de dois adolescentes de 13 anos e duas crianças de 3 e 5 anos. ponte.org/pms-invadem-ca…
Todas as testemunhas ouvidas pela repórter @mendoncjeniffer relatam que a @PMESP de @jdoriajr arrastou o menino para dentro do banheiro da casa e o matou lá dentro. Ninguém viu uma arma com Wenny. Mas a PM defende que matou o jovem em legítima defesa, e para isso montou uma farsa
Read 7 tweets
7 Jun 20
Vendo a cobertura de alguns veículos sobre a morte do menino Miguel, é chocante constatar o quanto Sarí Mariana Gaspar Côrte Real, a primeira-dama loura que mandou a criança negra para a morte, foi protegida por jornalistas acostumados a expor suspeitos negros pobres (segue)
Sikera Jr., que festeja a morte de qualquer pessoa nas mãos da polícia bradando "CPF cancelado!", deliberadamente evitou dizer o nome de Sarí ou mostrar imagens dela, alegando respeito à lei de abuso de autoridade (que, como o próprio nome diz, não vale para jornalistas).
Veja o constrangimento no estúdio (em 53:25) quando Sikera pergunta o nome da primeira-dama para o repórter Ricardo Neves, que sugere "ir na internet" para saber a informação:
Read 9 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!