Mais notícias sobre buracos negros saíram na Nature Astronomy:
Encontraram evidência de um buraco negro intermediário de 55 mil massas solares. E talvez primordial!
E isso é MEGA importante pra física de buracos negros, chega mais. 👇
Buracos negros vem em dois tipos geralmente: os estelares e os supermassivos.
Nós sabemos como os estelares nascem (na morte de estrelas), mas não sabemos como os supermassivos chegaram ao tamanho que eles chegaram e nem como nasceram.
Para isso, falta algo que ligue os estelares aos supermassivos que chamam buracos negros intermediários.
Eles representam os buracos negros que estão entre a massa dos estelares até a massa dos supermassivos.
Porém, um buraco negro intermediário nunca tinha sido encontrado. ATÉ AGORA.
No trabalho publicado na Nature Astronomy, os pesquisadores reportaram que encontraram evidência de um buraco negro intermediário de 55 mil massas solares.
Eles encontraram esse bichinho enquanto analisavam raios gamas e perceberam que a luz estava sendo 'distorcida' por algo no meio.
Acontece que esse 'algo' pode ser um buraco negro intermediário distorcendo a luz ao redor dele.
Inclusive, eles acham que esse buraco negro é um buraco negro primordial, ou seja, que foi criado logo no inicio do Universo por regiões de alta densidade no espaço-tempo.
E ele pode talvez ser uma semente de um buraco negro supermassivo que conhecemos hoje.
By the way, the GPU was donated by @nvidia so thanks, the work was possible thanks to it! And thank you to our collaborator João Paulo Navarro from @NVIDIABrasil
A DALL-E foi publicada esse mês pela OpenAI. Você deve conhecer a OpenAI como aquela empresa que criou a GPT-3 - um dos modelos - ou O modelo - de inteligência artificial mais poderosos até hoje.
O modelo tem 175 bilhões de parâmetros, dando um exemplo:
Se você fizer analogia entre parâmetros de uma rede e sinapses que o cérebro realiza: o GPT-3 supera o número de sinapses feita por neurônios de ratos (~100 bilhões).
O seu antecessor, GPT-2, tem 1.5 bilhões de parâmetros.
Proteínas são essenciais pra vida e para as funções que mantém a vida. Entendê-las então é um passo para entender a vida como ela é. E o que a proteína faz e a função que exerce depende da estrutura em 3D dela.
👇
Mas entender a estrutura 3D é um grande problema. Em geral, se tem a sequência de aminoácidos em 1D e essa sequẽncia pode se dobrar tendo então a forma dela em 3D que vai determinar a função que ela vai exercer.