Proteínas são essenciais pra vida e para as funções que mantém a vida. Entendê-las então é um passo para entender a vida como ela é. E o que a proteína faz e a função que exerce depende da estrutura em 3D dela.
👇
Mas entender a estrutura 3D é um grande problema. Em geral, se tem a sequência de aminoácidos em 1D e essa sequẽncia pode se dobrar tendo então a forma dela em 3D que vai determinar a função que ela vai exercer.
👇
Agora vem o problema, enquanto na natureza isso acontece em milisegundos, entender isso no laboratório é complicado. Cada sequência pode ter 10^300 possibilidades de dobramentos. Prever cada um de forma robusta levaria a idade do Universo.
👇
Esse é um problemão então! Afinal, se a gente tivesse uma forma de prever a estrutura 3D da proteína com base na forma 1D sem levar A IDADE DO UNIVERSO, seria um passo enorme para entender a proteína e a vida em si.
👇
Mas aí que entra a inteligência artificial para ajudar. E foi isso que a DeepMind se propôs a resolver.
Usando técnicas de deep learning como grafos neurais e blocos de atenção, eles conseguiram obter um modelo que consegue chegar muito próximo da estrutura esperada.
👇
O erro é tão baixo que fisicamente seria do tamanho de um átomo.
Esse resultado pode acelerar (e muito) a Biologia, Medicina e a Ciência de forma geral. Possibilitando entender membramas, remédios, doenças, e resolver esse problema de mais de 50 anos!
👇
A abordagem que eles usaram então foi treinar uma rede neural composta por redes de resíduo, blocos de atenção e grafos usando mais de 170000 dados. Eles usaram por volta de 100 a 200 GPUs que rodaram por semanas.
Os buracos negros supermassivos moram no centro das galáxias. Mas esse bebê aí está longe de onde deveria estar e está se movendo ainda mais pra fora da galáxia. Estimativas esperam que pela velocidade atual em 20 milhões de anos ele escapou dela completamente.
Ainda não se sabe ao certo o que rolou ali mas a ideia mais aceita é que tenha sido um merger entre dois BNs com massas diferentes e após o merger ele levou um "chute" devido as ondas gravitacionais.
Você quer que o tempo passe logo para pandemia acabar? Vá para perto de um buraco negro supermassivo. 😱
É sério. Te explico: se a pandemia acabar em 14 meses, para alguém perto de um buraco negro será apenas semanas.
Vou falar um pouquinho sobre esse efeito.
Você tá aqui na Terra em janeiro de 2021, se aparata para planeta perto de um buraco negro e fica de boas lá por alguns dias, quando você volta pra Terra é janeiro de 2022.
MAS COMO? Você só ficou alguns dias lá? E você SABE disso. Você marcou no calendário!
O motivo é que o tempo não é absoluto e mais do que isso, o tempo é distorcido pelo buraco negro.
Então pensa assim, cada pessoa vê o tempo passando de forma diferente. E o tempo depende do quão perto você tá de um objeto massivo e até se esse objeto gira ou não.
De um lado, carta de rejeição pela Nature em 1992 com argumento que o trabalho "não representa avanço o suficiente na área".
De outro, o mesmo trabalho vencendo Nobel de Medicina em 2019.
E não foi único caso: Enrico Fermi também teve paper rejeitado pela Nature por ser "fora da realidade" em 1933 e em 1938 ele ganhou Nobel de Física pelo trabalho.
Sabe o Ciclo de Krebs? Então, o paper de Hans Krebs foi recusado também e logo depois ganhou o Nobel de Medicina em 1937.
- O que passou pela sua cabeça quando você viu o sinal que tinha algo no centro da Via Láctea?
Andrea: Eu acho que a primeira coisa foi dúvida que você tem que provar à você mesmo que você está vendo o que você acha que está vendo. Então, ambos, dúvida e animação. O sentimento +
na frente da pesquisa aonde você deve sempre questionar o que você está vendo. É uma combinação de coisas.
"O prêmio Nobel de Física desse ano é sobre os mistérios mais obscuros do Universo."
Essa foi a forma como o Prof. Göran K. Hansson começou o anúncio sobre o Nobel de Física desse ano que é sobre buracos negros!
Ele então anunciou que metade do prêmio Nobel de Física iria para Roger Penrose pela descoberta que a formação de buracos negros é uma predição robusta da teoria da relatividade geral.