Um mito que precisa ser combatido é o de que o Brasileiro é um povo particularmente indisciplinado, não apenas por ser particularmente conveniente para os políticos - que a utilizam para se isentar de suas responsabilidades -, mas por sua origem eugenista/racista.
O mito se baseia amplamente na crença racista de que a composição genética, vamos dizer assim, do povo brasileiro é comprometida na origem por conta dos componentes africano e ameríndio. Lembram da fala racista do Mourão, ela representa bem essa ideologia

congressoemfoco.uol.com.br/eleicoes/moura…
Sempre bom lembrar que a "importação" de europeus já foi política oficial do governo para "melhorar" a "raça brasileira" (vide, por exemplo, o decreto-lei 3.010 de 1938). Isso vem de antes de Vargas - Dom Pedro II tem uma atuação forte nessa área - e não terminou com ele.
Um aspecto geralmente ignorado sobre a Ditadura Militar é a ideologia dos próprios militares, aquilo que eles acreditavam estar fazendo pelo Brasil. No caso, muitos acreditavam que o papel do governo militar era "domesticar" a raça brasileira.
Como o próprio Mourão fala segundo os militares existe (e existia) uma dificuldade de transformar o porte estratégico em projeto de poder devido a "herança maldita". Um governo forte é aquele que encara esse problema de frente.
Quando você olha para a Ditadura Militar você vê como essa ideologia estrutura as ações do regime, especialmente no que diz respeito a educação e profissionalização da população.
Curioso notar que anos depois essa "herança maldita" é continuamente acionada pelos governantes militares para se isentar de suas responsabilidades no que diz respeito a pandemia.

metropoles.com/brasil/politic…
Ainda, curioso notar que estes mesmos sujeitos ignoram o fato de que os EUA, país que adoram elogiar - uma longa tradição eugenista-racista, vide o elogio de Monteiro Lobato à KKK - também teve um quadro de desobediência generalizada.

em.com.br/app/noticia/in…
Por isso é importante que nós também estejamos atentos para não reproduzir esse imaginário em nossos lamentos. Não apenas pelo fato de que ele evoca toda essa tradição racista-eugenista do imaginário, mas pelo fato de que ela faz parte de um projeto de poder político.
A manutenção desse imaginário de que o brasileiro é uma "raça ruim" sempre é seguido de uma solução política violenta e opressora. E isso, mais uma vez, não é uma particularidade brasileira: esse pensamento foi a base do Nazismo.
Falarei mais sobre isso na live de hoje na Twitch (10:00)

m.twitch.tv/ocalheiros

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Orlando Calheiros

Orlando Calheiros Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @AnarcoFino

5 Apr
Temos que parar de tratar o "mercado" e o "empresariado" como sujeitos racionais e pragmáticos. Se tem uma coisa que a história prova é que tanto o "mercado" quanto o "empresariado" jogam contra seus próprios interesses por ideologia.
O "mercado" e o "empresariado" não são compostos por sujeitos capazes de avaliação política fora da curva, não são. Eles agem segundo suas próprias paixões, motivados por pressupostos como os de quaisquer outros. "Apenas" - e coloque aspas aí - tem uma influência maior.
Essa ideia de que os "investidores" são uma encarnação da razão interessada é uma invenção dos próprios que as esquerdas tomam de barato. Para entender os movimentos e interesses do mercado é preciso compreender a própria moral dos sujeitos que o encarnam.
Read 7 tweets
4 Apr
Galera, fica a dica fundamental, jamais percam tempo discutindo com contas do tipo ZeBolso176739728 ou Lilaconserva1736637. Se tem um monte de número no fim é fake ou bot. De uma forma ou de outra não merecem atenção, vamos parar de dar engajamento para esse tipo de manobra.
Manobra mesmo, pois a estratégia é essa, não apenas disseminar a mensagem deles, como nos manter presos naquilo, nos desgastando psicologicamente, ainda, nos fazendo perder tempo com aquilo no lugar de estarmos fazendo algo produtivo, como nos organizar.
Salvo alguma coisa extraordinário nesse domingo, esse deve ser o tema da minha live de segunda na twitch

m.twitch.tv/ocalheiros
Read 4 tweets
3 Apr
Quem me acompanha na twitch tem visto meus alertas sobre essas mobilizações dos bolsolavistas contra alguns nomes das FA que ocupavam cargos no governo Bolsonaro. Ainda ressaltei: apenas o Heleno está sendo poupado nos grupos e no tal mel*nci* g*te.
Já vi menções de que membros das altas cúpulas militares eram leais ao PT - ontem, inclusive, durante sua live, Bolsonaro falou de um general fez parte do seu governo e deve vir como vice do Lula -, falavam, inclusive, do aparelhamento das FA.
Hoje emerge essa teoria da conspiração estapafúrdia de que Heleno impediu um golpe do STF e por isso a troca geral no comando das tropas. Basicamente, a última cartada (desesperada) dos sujeitos.
Read 6 tweets
2 Apr
Quem viu minha live na Twitch mais cedo já sabe, ontem acompanhei a Live do Presidente, aquela que ninguém assistiu e teve chat fechado. Queria saber qual narrativa ele utilizaria para falar sobre a troca dos comandantes das tropas. A resposta? Nenhuma - e isso é um ótimo sinal.
Pois sinal de que eles não conseguiram emplacar nenhuma narrativa eficaz no mundo do whatsapp. Sinal claro de desgaste entre as bases, até mesmo entre setores que até então tinha uma fé inabalável no seu governo.
Basicamente, ontem, ele se limitou a dizer que o PT que "aparelhou" o ministério da defesa e disse que o que se passou entre ele e o ministro da defesa não cabe a mais ninguém. Sim, a narrativa foi essa.
Read 8 tweets
31 Mar
Passei os últimos dias monitorando os grupos do ZAP para ver alguma manifestação anormal para a data, contudo tirando um punhado de "lobos solitários" que afirmavam estar a caminho de Brasília, não teve muita coisa. Até os fakes diminuíram.
Só um monte de meme besta e montagem tosca falando do golpe de 64. A # dos sujeitos foi impulsionada por bots e/ou contas pagas, pouco tração orgânica dessa vez (ao contrário do ano passado).
Tempos distintos, em abril do ano passado a Covid estava apenas no começo, agora já passamos a marca das 300 mil mortes. Isso tem um impacto que não se resolve com meme e bravata.
Read 4 tweets
31 Mar
Uma história de torturas, genocídios e execuções não se celebra, se lamenta. #DitaduraNuncaMais
Os militares querem falar de história? Então vamos falar de história, vamos falar dos pelo menos dez mil indígenas mortos por conta das ações diretas do regime?
Vamos falar das inúmeras pessoas que foram mortas no campo em nome do projeto militar? Da estrutura fundiária assassina que o regime implementou e defendeu?
Read 6 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!