Moro na serra gaúcha, núcleo empresarial bolsonarista. As opiniões retratadas na matéria são comuns inclusive entre trabalhadores e profissionais liberais tb. O tema “corrupção” e o viés moralizador que Bolsonaro representaria são centrais na concepção dessas pessoas. +
Embora muitos sejam sonegadores e cometam outros tipos de corrupção “aceitáveis” em seu meio. Veem Bolsonaro com purismo tb, como alguém que quer o progresso e liberdade “dos empreendedores” e não enxergam o quão sua incompetência e estupidez pessoal inviabiliza isso. +
Fora as exceções, o empresariado médio e o bem sucedido (+ bolsonarista) não tem nível alto de escolaridade e se identifica com a condição rudimentar de Bolsonaro de se expressar e interpretar a realidade. A pandemia e os fechamentos constantes do comércio tem os unido mais. +
Outra elemento que vem se naturalizando é a disseminação de um fatalismo sobre as mortes. Eles não conseguem atribuir o volume da tragédia a Bolsonaro pq acham que “iria acontecer de qualquer forma”. Creem que o governador se preocupa mt com mortes que “vão ocorrer mesmo.” +
Eles acreditam nas mentiras de que o STF impediu Bolsonaro de agir dando poder apenas para prefeitos e governadores e de que o governo federal repassou recursos e os governadores fizeram mal uso. Tratamento precoce e dicotomia entre saúde e economia são muito fortes entre eles. +
Isto é, boa parte da narrativa fraudulenta de Bolsonaro é aceita e conforta esse empresariado nesse momento difícil para todos. Para pequenos e médios comerciantes é muito complicado mesmo. Eles se agarram ao fato do Bolsonaro querer liberar tudo como se ele quisesse os salvar.+
Mas não entendem que enquanto mais de 100% das UTIs estiverem lotadas, enquanto as mortes estiverem batendo nas portas das pessoas, não haverá consumo normalizado. Sociedade com medo se paralisa (por não querer gastar, por falta de renda, etc), mesmo sem cumprir isolamento.
Ao aderir e difundir a narrativa bolsonarista sobre a pandemia, muitos empresários se deslocaram politicamente rumo ao grupo mais radical. Vários estabelecimento nas rotas turísticas tem faixas pedindo intervenção militar e fechamento do STF e do Congresso nas suas fachadas. +
Isso demostra que a ideologia reacionária e antidemocrática sempre esteve presente nesse grupo, mas também que, em virtude de uma conjuntura adversa, pela dificuldade de uma elite econômica inculta de compreender o fenômeno que vive, muitos entram na onda como manada mesmo.
O pensamento binário é muito característico desse núcleo empresarial. Eles atribuem virtude a Bolsonaro em função do preconceito que nutrem em relação a “esquerda” (aqui está até o Psdb de Eduardo Leite hoje, mas o origina é o PT).
Outra marca que se identifica é o grau de convicção e intransigência com eles defendem suas posições. Como são ricos (ou bem sucedidos) e de certa forma reconhecidos nas cidades, exibem com orgulho e ar de autoridade sua ignorância e argumentos com base nas notícias do zap.
Fio digitado no cel ao acordar, cheio de erros de digitação 😜
Dar fim aos mínimos constitucionais da saúde e educação ou mesmo unificar esses pisos seria uma medida que ataca o coração da Constituição Federal. Desvincular seria um ataque frontal à garantia do direito à educação. Por quê? Acompanha aqui👇 1/n 🧵📓✍️
"Em todos os municípios o percentual aplicado em saúde estava mais distante do mínimo constitucionalmente definido quando comparado ao de aplicação em educação – em geral, o dobro da diferença (3 p.p. acima p/ educação e 5 a 7 p.p. acima p/ saúde)." 2/n ipea.gov.br/portal/index.p…
"A análise revela que o maior risco da unificação dos mínimos constitucionais recairia sobre as aplicações em MDE, ou seja, a educação teria maior risco de perda de recursos que a saúde em 951 municípios, enquanto a saúde estaria em maior risco em 97 municípios." 3/n
1/Ministério da Educação não gasta o dinheiro que tem disponível e sofre redução de recursos em 2020. Orçamento executado da pasta foi o menor desde 2011. Segue 👇
2/O discurso de campanha de Bolsonaro era de que se iria priorizar a educação básica. O repasse do MEC para educação básica foi o menor da década em 2020 (mesmo diante de demandas que a pandemia trouxe de adaptações, inclusão digital, formação docente, combate a evasão. 👇
Um🧵sobre a rede federal de ensino e seus dilemas orçamentários. Em 2003 o país tinha 45 universidades federais, hoje tem 69 (6 em implantação). Desde 2008 a rede federal conta também com 40 institutos federais (com campi em mais de 600 municípios). Veja o mapa da expansão. 1/n
Em 2008 a rede federal oferecia 3.235 cursos, em 2019 esse número dobrou (6.669 cursos). Quando falamos de matrículas, a rede federal também dobrou, saiu de 700 mil em 2008 para 1.335.254 em 2019. Então os gastos do MEC também se duplicaram nessa última década? 2/n
Essa é a execução orçamentária do MEC na última década, corrigida pelo IPCA. Maioria dos recursos são para as universidades e institutos federais e para os hospitais universitários. Repare que mesmo com a expansão descrita acima, a despesa global vem caindo de 2014 para cá. 3/n
Excelente. Quem de fato é a elite do funcionalismo? Porque nenhuma das categorias que pode ser assim considerada está na proposta de reforma administrativa do governo (PEC 32/2020)? Link para o estudo completo no próximo tuite. 1/2
Dados importantes: gasto de pessoal da União caiu em 2020 em relação a 2019, mesmo com o aumento de cerca de 12% com as despesas de pessoal dos militares (civis caiu o gasto). No link abaixo o estudo do Wellington Nunes.
"Dito de forma explícita: sob a retórica de combater privilégios, a PEC 32/2020 propõe ajustes profundos para a grande maioria das carreiras do serviço público nacional, mas exclui justamente aquelas nas quais as distorções remuneratórias de fato se concentram." +
Tem criança se alfabetizando em casa? Conhece alguém que tenha? É muito complexo alfabetizar né? Mesmo com as atividades vindas da escola, o desafio é grande. Vou dar algumas dicas nesse 🧵para facilitar o processo, espero que ajude enquanto estamos no ensino remoto. Segue 👇
Consciência fonológica é tudo no início. A criança precisa relacionar o grafema com o fonema (entender que aquela letra representa um som). Isso deve ser ensinado de forma explícita, garantindo que a criança veja e ouça com clareza. Vá do mais simples ao mais complexo. Como? 👇
Comece com as letras que sempre se pronunciam da mesma forma (V, F). Depois passe para grafemas mais complexos (on, in, dentro das palavras) e mais raros (x). Dê atenção as vogais desde sempre como as “letras mágicas”, que são necessárias para formar as sílabas e palavras. ✍️👇