Fio • As 15 maiores epidemias e pandemias da história
A pandemia do Covid-19 está longe de ser a primeira na história. Os flagelos do passado que marcaram as sociedades ocorreram em contextos diferentes.
1. A praga de Atenas, 429-326 a.C.
Ela matou cerca de 25% da população, entre 70 mil e 75 mil pessoas (outras fontes falam em 100 mil vítimas), entre elas, Péricles, o célebre magistrado ateniense.
2. Peste de Antonino, 165-180
A praga Antonina foi uma pandemia que atingiu o Império Romano de 165 a 180 d.C., no reinado de Marco Aurélio que acabou sendo vitimado por ela. Estima-se que tenha matado entre 5 e 10 milhões de pessoas.
3. Peste de Justiniano, 541-544
Batizada com o nome do imperador Justianiano, foi uma pandemia que atingiu o Império Bizantino, especialmente sua capital, Constantinopla, e as cidades portuárias em todo mar Mediterrâneo. Vitimou cerca de 25 a 50 milhões de pessoas.
4. Peste Negra, 1346-1353
A mais famosa pandemia da Europa medieval, foi causada pela bactéria Yersinia pestis que cresce no sangue de ratos. A doença rapidamente se espalhou pela Europa matando cerca de 20 a 25 milhões de pessoas.
5. Epidemia de Cocoliztli, México, 1545-1548 e 1576-1580
Chamada pelos astecas de cocoliztli, foi uma epidemia com febre alta e sangramento que atingiu a colônia de Nova Espanha, atual México.
O surto de 1545-1548 matou 15MM de pessoas e o de 1576-1580, outras 2,5MM de pessoas.
6. Grande Praga de Milão, 1629-1631
A Grande Praga de Milão foi uma série de surtos de peste bubônica que atingiu as cidades do norte da Itália.
No geral, Milão sofreu aproximadamente 60 mil mortes em uma população total de 130 mil.
7. A Grande Praga de Londres, 1664-1665
Foi a última grande epidemia de peste bubônica a ocorrer na Inglaterra (as anteriores foram de 1603, 1625 e 1636).
Em dezoito meses, a Grande Praga matou cerca de 100 mil pessoas, quase um quarto da população de Londres.
8. Grande Praga de Marselha, 1720-1722
Marselha é o principal porto francês e foi nele que a Peste Negra entrou no século XIV e, 4 séculos depois, retornou trazida pelo navio mercante Grande Santo Antônio vindo de Sidon, no Líbano.
Em dois anos, a peste matou 100 mil pessoas
9. As 7 pandemias de cólera, século XIX
Entre 1816 e 1826, a cólera-morbo varreu a Ásia e a Europa. Esta foi a 1ª de sete pandemias de cólera durante os séculos XIX e XX, com a 7ª originada na Indonésia em 1961.
10. A pandemia “Gripe Espanhola”, 1918-1920
Foi uma pandemia causada pelo vírus da gripe H1N1, invulgarmente mortal que infectou e matou milhões de pessoas em todo o mundo, especialmente adultos jovens, tornando-se uma das pandemias mais mortais da história da humanidade.
11. Gripe Asiática (vírus H2N2), 1957-1958
Foi a segunda pior pandemia do século XX, depois da “gripe espanhola” e a primeira para a qual existem registros detalhados disponíveis. A Organização Mundial da Saúde estima que 2 milhões de pessoas foram vítimas da gripe asiática.
12. Gripe de Hong Kong (vírus H3N2), 1968-1970
A cepa da gripe asiática evoluiu p/ o H3N2 que causou uma pandemia mais leve, a gripe de Hong Kong de 1968 a 1969. O primeiro registro do surto em Hong Kong apareceu em 13 de julho de 1968 e, em alguns meses, matou 750 mil pessoas.
13. A pandemia do HIV / AIDS, 1981 até hoje
Desde a sua descoberta na década de 1980, causou a morte de aproximadamente 30MM de pessoas (até 2009). Depois do pico em 2004, com 1,7MM de mortes, reduziu o número de mortes para 1,2MM em 2010, e 770 mil em 2018 (dados da Unaids).
14. Epidemia de Ebola, 2007 e 2013-2016
Acredita-se que os morcegos sejam os portadores, capaz de espalhar o vírus sem serem afetados por eles.
Os surtos de Ebola ocorrem intermitentemente nas regiões tropicais da África Subsaariana.
15. Pandemia de Coronavírus SARS, 2002-2004
O surto de SARS (sigla em inglês de síndrome respiratória aguda) de 2002-2004 teve origem na província de Guangdong, na China, em 11/2002.
Um agricultor internado no Hospital Sun Yat-sen, em Guangzhou, infectou 30 enfermeiros e...
médicos. O Dr. Liu Jianlum, médico que tratou do paciente, ainda desconhecendo a doença, participou de uma festa de casamento em família e viajou para Hong Kong onde chegou doente e foi hospitalizado.
Ele morreu na UTI em 4 de março de 2003. O vírus logo se espalhou para...
hospitais próximos. Inicialmente, o governo chinês desencorajou a imprensa de noticiar a SARS, atrasou a comunicação à OMS, e nem forneceu informações aos chineses. A doença começou a se espalhar rapidamente nos países vizinhos.
Em 03/2003, a OMS, emitiu um alerta global sobre..
uma nova doença infecciosa de origem desconhecida no Vietnã e Hong Kong. Três dias depois, outro alerta, sobre uma pneumonia misteriosa chamada SARS em Cingapura e Canadá.
Em 15 de março, a OMS emitiu um alerta de saúde global aumentado sobre uma pneumonia misteriosa com uma..
definição de caso de SARS após a identificação de casos em Cingapura e Canadá. A partir de então, a situação evoluiu rapidamente c/ medidas radicais: isolamento e quarentena de doentes, fechamento de escolas, lojas, agências bancárias, rests, mercados, bares, universidades etc...
A SARS é causada pelo coronavírus SARS-CoV, identificado pelo médico e microbiologista italiano Carlo Urbani, da organização Médicos Sem Fronteira.
Ele mesmo contraiu a doença vindo a falecer em 29 de março de 2003, após dezenove dias de isolamento. Antes de morrer, ele pediu...
aos médicos que vieram da ALE e da AUSTRALIA para coletarem os tecidos de seus pulmões e usá-los p/ pesquisas. A pandemia atingiu além da China, Hong Kong, Taiwan, Cingapura, Vietnã, Filipinas, Canadá, EUA, Alemanha, FRA, SUÉ, Reino Unido, ITA, Suíça, Austrália e Nova Zelândia.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Era 1 de dezembro de 1955, a costureira de 42 anos saiu do trabalho e entrou num ônibus, em Montgomery, capital do Alabama. Estava no primeiro lugar reservado para pessoas “de cor”. Três pontos depois, o veículo ficou lotado.
A lei estadual determinava que, nesses casos, os negros tinham que se levantar. A fileira tinha quatro lugares. Apenas três pessoas se levantaram.
Rosa Parks se recusou, e foi presa. O caso fez com que ela perdesse o emprego. Em resposta, os negros da cidade passaram a...
boicotar os ônibus.
Um pastor, até então desconhecido, começou a ganhar destaque. Seu nome era Martin Luther King Jr,. Ele havia acabado de chegar à região e liderou as manifestações de repúdio à prisão de Rosa.
Pouco mais de um ano depois, a lei dos assentos de ônibus seria...
Fio • A fome de Bengala foi como ficou conhecida a morte de mais 2 milhões de indianos, devido a secas da região e por políticas britânicas da era Winston Churchill em 1943.
Embora a região do leste da Índia tenha sido afetada pela seca durante grande parte da década de 1940...
as condições eram piores em 1941, anos antes do estágio mais extremo da fome, quando os jornais começaram a publicar imagens dos 'moribundos' nas ruas de Calcutá, então denominadas por eles.
No auge da Segunda Guerra, a mando de Churchill, houve uma grande escassez que foi...
causada por exportações em larga escala de alimentos da Índia para uso em teatros de guerra e consumo na Grã-Bretanha.
A Índia exportou mais de 70 mil toneladas de arroz entre janeiro e julho de 1943 paro uso na guerra. À medida que as importações caíam, os preços dispararam.
Durante a Segunda Guerra, o Exército dos EUA criou uma unidade secreta para enganar os nazistas nos campos de batalha. O 23º quartel-general das Tropas Especiais, também conhecido como Exército Fantasma, usou ilusionismo e outros truques para se...
passar por tropas reais e confundir os alemães sobre o tamanho e a localização das forças aliadas.
O Exército Fantasma empregou centenas de tanques, caminhões, itens de artilharia, jipes e outros veículos infláveis. Esses objetos podiam ser reposicionados da noite para o dia...
fazendo parecer com que as tropas haviam se movimentado. A atenção aos detalhes era algo crítico: usava-se uma escavadeira para criar marcas no chão como se fossem rastros dos tanques falsos.
Era preciso tomar cuidado para que civis não chegassem muito perto como certa vez...
Fio • O professor francês perseguido em SP por querer educar trabalhadores.
O período da República Velha foi marcado por intensos conflitos e mudanças sociais no Brasil. Uma época que produziu importantes figuras, mas que são desconhecidas pela história oficial.
É o caso de Joseph Jubert, um professor e advogado francês que enfrentou fazendeiros e desafiou autoridades por melhores condições de trabalho nas lavouras. Por isso, foi tachado de "vagabundo", "perigoso e com intuitos subversivos".
Após projetar escolas para trabalhadores...
e seus filhos, que seguiriam uma linha de ensino distante dos dogmas da instituição e mais próxima da ciência, entrou em confronto com membros da Igreja Católica.
Quando defendeu uma paralisação de trabalhadores nas fazendas de café, jornais da época...
Fio • Você sabia que no Brasil existia uma fazenda nazista onde crianças órfãs eram escravizadas?
Na década de 1930, no interior de São Paulo, a Fazenda Cruzeiro do Sul, perto de Campina do Monte Alegre, escondia algo assustador.
Na fazenda eram mantidas crianças, principalmente negras, levadas de orfanatos com a falsa promessa de uma vida melhor. Mas a realidade era bem deferente: chegando à fazenda, elas recebiam números no lugar de seus nomes e trabalhos e castigos severos.
Aloysio da Silva, um dos primeiros meninos levados p/ a fazenda: “Ele prometeu o mundo – que iríamos jogar futebol, andar a cavalo. Mas não tinha nada disso. Todos os dez tinham de arrancar ervas daninhas com um ancinho e limpar a fazenda. Fui enganado”. Aloysio era o número 23.