THREAD I AO VIVO I Julgamento do Habeas Corpus de Lula
Os juízes que compõem o Plenário do STF julgam o Habeas Corpus (HC) 193.726, decidido pelo ministro Edson Fachin em de março, que devolveu ao ex-presidente Lula (PT) seus direitos políticos

Acompanhe:
Entenda os cenários possíveis do julgamento no Pleno do Supremo Tribunal Federal para o futuro político de @LulaOficial
brasildefato.com.br/2021/04/14/nov…
O que o #STF julga hoje?

Dois agravos regimentais no Habeas Corpus (HC) 193726 ajuizados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
#STF | A primeira petição questiona a decisão do ministro Edson Fachin, que declarou incompetência da 13ª Vara Federal de Curitiba em julgar as ações penais relacionadas a Lula.
#STF | Em consequência, todas as condenações e processos contra Lula que corriam em Curitiba foram anulados, devolvendo ao ex-presidente seus direitos políticos.
#STF | Além de reconhecer a incompetência da 13ª Vara Federal de Curitiba, anulando quatro ações penais contra Lula e remetendo os processos a Brasília, Fachin extinguiu o HC 164.493, em que Moro foi declarado suspeito na 2ª Turma, no último dia 23.
#Justiça I Acompanhe o julgamento do STF sobre a validade das sentenças da Lava Jato contra #Lula.

brasildefato.com.br/2021/04/14/aco…
#STF retoma julgamento dos processos do ex-presidente Lula; Veja ao vivo! ⤵️
brasildefato.com.br/2021/04/14/aco… Image
#STF | "A última vez que se fez isso [julgamento em Plenário], isso custou ao ex-presidente 580 dias na cadeia e a candidatura", lembrou o ministro Ricardo Lewandowski ao lembra dos muitos casos da Lava Jato que foram julgados pela 2ª turma.
#LavaJato | Perito confirma que mensagens trocadas entre Moro e Dallagnol são originais e que não sofreram alteração.

“Na verdade é um detalhado roteiro de lawfare contra o ex-presidente Lula", aponta o laudo.

brasildefato.com.br/2021/04/14/def…
O ministro Lewandowski acaba de questionar: Entre milhares de habeas corpus, por que somente o do ex-presidente Lula vai para plenário?
#STF | Gilmar Mendes afirma: "não posso deixar despercebido o andar trôpego deste processo no que atine à definição do juízo natural. Veja, é ir e vir macabro... Faço esse registro em nome da lealdade histórica.
Ministro Alexandre de Moraes acompanha voto do relator Edson Fachin.
"Quem combate corrupção é a polícia e não o Judiciário. O Judiciário guarda a Constituição", resposta de Lewandowski a Fux ao afirmar que o caso de Lula recebeu tratamento diferenciado.
Ministro Luís Roberto Barroso acompanha voto do relator Edson Fachin.
#CasoLula | Ministra Rosa Weber acompanha voto do relator Edson Fachin.
Ministro Dias Toffoli acompanha voto do relator Edson Fachin.
#STF | Apoiada no regimento interno, ministra Cármen Lúcia acompanha voto do relator.
#Urgente | Com maioria formada, caso de Lula (incompetência da Justiça Federal do Paraná e anulação das condenações) será julgado pelo Plenário do STF.
Gilmar Mendes lê seu voto e fala em "preservação do Tribunal" e destaca que voto remetido ao plenário é uma questão de "conveniência".
#STF | "Vamos tentar ser melhor... Devemos ter compromisso e preservar a democracia... é a infantilização da instituição”, afirma Gilmar Mendes durante julgamento que decide se mantém a decisão que anulou condenações de Lula.
"Vivendo e aprendendo, ou desaprendendo, agora já não sei mais", afirmou o ministro Marco Aurélio sobre o rumo do julgamento do Supremo que confirma, ou não, a decisão que anulou condenações de Lula.
#STF | Gilmar Mendes ao finalizar seu voto “Espero que esta tenha sido a última vez que discutimos um fato tão canhestro e que nos envergonha”.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Brasil de Fato (em 🏠)

Brasil de Fato (em 🏠) Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @brasildefato

16 Apr
O Brasil de Fato teve acesso a pesquisa “Seis por meia dúzia? Um estudo exploratório do fenômeno das chamadas ‘milícias’ no Rio de Janeiro”, elaborado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), que explica a ligação de #DrJairinho com as milícias.
#SegueOFio 👇 Image
Desde a última semana, o noticiário foi tomado pelas reportagens sobre os desdobramentos da prisão do vereador do Rio de Janeiro, Jairo Santos Souza Júnior (sem partido), conhecido como Dr. Jairinho, suspeito da morte de seu enteado Henry Borel, de 4 anos.
Inúmeros materiais e indícios começaram a circular relacionando o político a um grupo miliciano com atuação na Zona Oeste da capital.
Entre eles, uma pesquisa acadêmica, publicada em 2008, em que Jairinho é apontado 5 vezes como um dos líderes milicianos com trajetória política.
Read 9 tweets
15 Apr
TEMPO REAL | Acompanhe em instantes o julgamento do Habeas Corpus 193.726, decidido pelo ministro Edson Fachin no dia 8 de março, que devolveu ao ex-presidente @LulaOficial seus direitos políticos.

Siga o fio!
São quatro cenários possíveis, com diferentes implicações sobre a elegibilidade de Lula e a suspeição de Moro.
Fachin, como relator, será o primeiro a apresentar seu posicionamento nesta quinta.
Read 45 tweets
14 Apr
#Denúncia | O Brasil de Fato teve acesso à imagens que mostram o alto risco de contaminação de que transporta os caixões das vítimas da covid.

O vídeo mostra caixões sendo retirados sem limpeza, com a flagrante exposição dos trabalhadores. #Confira

brasildefato.com.br/2021/04/14/vid…
Para atender a demanda de sepultamentos da capital paulista, são 45 carros funerários, responsáveis pelo deslocamento dos corpos entre os hospitais e cemitérios. brasildefato.com.br/2021/04/14/vid…
“Essas vans, elas vêm, retiram material, vão até os hospitais, recolhem o corpo e levam até os cemitérios. Isso o dia inteiro, sem higienização nenhuma”, afirma o motorista que gravou o vídeo brasildefato.com.br/2021/04/14/vid…
Read 4 tweets
14 Apr
THREAD I Novo golpe contra Lula? Entenda os cenários possíveis do julgamento no Pleno do STF.

bdf.sh/t/re1v1 Segue o fio 👇🏿 Image
Em 8 de março, o ministro do STF Edson Fachin anulou as ações penais da Lava Jato de Curitiba contra Lula por incompetência da vara. Ou seja, segundo ele, os processos não deveriam nem ter começado lá.

bdf.sh/t/re1v1 👇🏿
Só que a decisão de Fachin também extinguia o habeas corpus que corria ao mesmo tempo na Corte e pedia a suspeição de Moro. Essa ação foi votada em 23 de março e Moro foi declarado suspeito.

bdf.sh/t/re1v1 👇🏿
Read 8 tweets
6 Aug 20
Acontece agora uma reintegração de posse na favela da Rocinha, no Jabaquara, zona Sul de São Paulo (SP). A Polícia Militar está retirando os pertences. Os moradores dizem que não têm para onde ir.

Vídeo: Vanessa Nicolav/Brasil de Fato
No fim de março, o Conselho Nacional de Justiça suspendeu os despejos por causa do período emergencial devido à pandemia de covid-19. Mas acontece agora a reintegração de posse na favela da Rocinha, na zona sul de São Paulo (SP).

Vídeo: Vanessa Nicolav/Brasil de Fato
Moradores da favela da Rocinha, no Jabaquara, zona sul de São Paulo, estão sendo retirados pela Polícia Militar em ação de reintegração de posse.

Vídeo: Vanessa Nicolav/Brasil de Fato
Read 7 tweets
23 May 20
"Vou interferir! E ponto final, pô!"

Foi muita coisa, né minha filha? Se não deu pra acompanhar tudo, veja aqui as p̶i̶o̶r̶e̶s̶ principais frases do vídeo da reunião ministerial do governo Bolsonaro divulgado nesta sexta. Segue o fio 👇
"Me desculpe, o serviço de informações nosso, é uma... são uma vergonha! Que eu não sou informado! E não dá pra trabalhar assim. Fica difícil. Por isso, vou interferir! E ponto final, pô! Não é ameaça, não é uma... uma extrapolação da minha parte. É uma verdade." (Bolsonaro)
Bolsonaro: "É a putaria o tempo todo pra me atingir, mexendo com a minha família. Já tentei trocar gente da segurança nossa no Rio de Janeiro, oficialmente, e não consegui! E isso acabou..." (segue)
Read 24 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!