O mosquito só chegou aqui na América porque veio trazido nos navios dos colonizadores.
Foi a partir desse tráfego humano que aconteceram as primeiras PANDEMIAS globais de dengue! [a partir de 1779 até 1916].
Até então, só existia 1 "tipo de dengue" [são 4]
circulando até o momento no planeta.
Aí teve a segunda guerra mundial e todo o processo de globalização intensificou o movimento humano.
Isso ocasionou na SEGUNDA onda de expansão da dengue. Surgiram os "tipos de dengue" diferentes, incluindo a hemorrágica e a "dengue severa" +
Nisso, a @pahowho (organização de saúde pan-americana) viu que essa pandemia não era legal. Eles criaram um "plano" de 30 anos de duração que serviria para ERRADICAR o Aedes aegypti!
Esse plano começou lá em 1950, por aí.
Entre 1948 e 62, o mosquito FOI erradicado em 20 países!
[incluindo o Brasil, obviamente]
Só que meio que o entusiasmo vai caindo, então em 1970 as medidas de erradicação e contenção do mosquito foram sendo "deixadas de lado" progressivamente.
[um OBS: os EUA nunca chegou a conseguir erradicar o mosquito!!]
O programa da PAHO foi OFICIALMENTE deixado de lado em 1985.
No final de 1990, a dengue começou a crescer MUITO nas áreas urbanas e tbm começou a expandir consideravelmente pra áreas rurais.
Após 1995, ela já estava consolidada nos trópicos.
Não igual à do Canadá (não-essencial é pago). Nem igual à da França (o governo só cobre uma %). Tbm não é igual à do Reino Unido ("contribuição" pra dentista). E nem dos EUA (tem que escolher o dedo + barato).
O sistema de saúde do dia é conhecido como um dos mais antigos e melhores do mundo! É motivo de orgulho para sua população e, inclusive, foi a fonte inspiradora para o NOSSO SUS.
Bota o leite no chá, pega o expresso e vem saber sobre o NHS! É nóis que voa bruxão! 🧐😎🍵
O NHS é o National Health Service que, em "britanês", significa "Serviço de Saúde Nacional".
Ele foi criado em 1948, no pós-guerra, quando a população percebeu que tinha que cuidar da sua gente. Antes disso, era meio que um "seguro" de saúde e só 1/3 da população era coberta!
Inclusive, os médicos generalistas da época eram autônomos e os médicos especialistas (tipo, cardiologista) trabalhavam nos hospitais por mixarias.
O financiamento da saúde era por contribuições sociais dos próprios trabalhadores, dos empregadores e um pouco do governo.
O país de hoje eliminou a transmissão de HIV de mãe para filho, desenvolveu a vacina para a meningite em 1985, erradicou o analfabetismo em 2017 e teve seu sistema de saúde considerado um exemplo a ser seguido pela OMS!
Gostasse, foi? Então arruma a mala e bora pra CUBA!
[avisos: 1) eu não quero morar em Cuba, então agradeço de antemão quem me mandar pra lá, mas a menos que vc me dê uma passagem pra visita pós-pandemia, eu vou estar recusando kk
2) Eu não "escolhi Cuba" para falar! Peguei os países que o Michael Moore visitou no filme dele! ⏭️]
SiCKO é de 2007 e nele o Moore fala sobre sistemas de saúde, focando obviamente nos EUA.
Moore apresenta vários dados e entrevistas com pessoas com e sem plano de saúde por lá, e depois visita alguns países com "medicina socializada" (como Cuba!).
infelizmente o fio de hoje sobre saúde cubana não vai rolar porque eu estou doente (que irônico! kkk) e não estou conseguindo olhar pra telas nesse momento. Vou dar uma descansada boa.
Amanhã, 21, já é?
Enquanto isso, lê os fios sobre EUA, Canadá e França: ⏭️⏭️