1/10
Existe necessidade do retorno de serviços e vontade de que vários setores retornem.
No entanto, há algumas questões que são pertinentes fazer, em especial quanto ao uso de equipamentos de proteção, como as máscaras.
Será que existe posicionamento quanto a isso?
+ #COVID19
2/10
Parte do problema são as disputas por retorno, a série a COVID-19 e a sociedade está sendo elaborada para pensarmos sobre as políticas públicas de saúde e combate à COVID-19.
Ontem eu fiz um fio sobre isso, começando este diálogo, acompanhe +
3/10
Hoje, eu resolvi falar sobre EPIs - Equipamentos de Proteção Individual e a cobrança por isto ser uma prática implementada pelas empresas para a segurança dos trabalhadores de setores essenciais - isso valeria para supermercados, farmácias, transportes públicos e escolas
+
4/10
Vocês podem me perguntar:
-Ah! Mas quer dizer que as empresas agora tem que se responsabilizar pelo uso de máscaras?
-E os clientes tem que cobrar das empresas?
Se formos considerar as PFF2 EPIs para a COVID-19, sim. E o que isto quer dizer, precisamente?
+
5/10
As empresas (públicas e privadas) teriam que estabelecer o equipamento como obrigatório para uso de seus empregados e fornecer em quantidade suficiente para seu uso durante a permanência no espaço de trabalho e seu deslocamento.
A cobrança dos clientes faz sentido?
+
6/10
A princípio parece bobo. Mas se temos um serviço que gostaríamos que voltasse e temos cobrado tanto o seu retorno, e se há uma pressão social para o retorno, mesmo quando existe a possibilidade de execução on line, eu me pergunto:
+
7/10
Qual o motivo de não inserirmos medidas REAIS de proteção aos trabalhadores? Se nossa necessidade de retorno é tão urgente que é indispensável estas pessoas existirem e estarem no espaço físico da empresa, que motivo me leva de isentar esta pessoa do uso de EPIs?+
8/10
Lembrando que efetivamente eles minimizam as possibilidades de contágio, ainda mais em um país que vem agindo com lentidão em medidas de vacinação que poderiam nos dar condições ainda mais seguras de retorno?
9/10
Além disso, estamos pedindo retorno de atividades, quando temos outra questão:
Existem profissionais que nunca pararam de trabalhar (como funcionários de supermercado, padarias, transporte público e farmácias) e não estão em lista de prioridade de vacinas.
10/10
Este tema - sobre as máscaras, EPIs, alguns apontamentos questões legais, técnicos e científicos, estão no segundo texto da série "A COVID-19 e a Sociedade", com uma sugestão de posicionamento aos que querem retorno imediato de alguns setores: blogs.unicamp.br/covid-19/a-cov…
O que é reposicionamento de fármacos e como funciona?
É este tipo de pesquisa que se torna fundamental em crises sanitárias como a atual: a busca de medicamentos já conhecidos para uma nova doença e patógeno!
Tem, apenas, um porém, segue o fio e entende melhor do que se trata
+
Qual o problema disto do reposicionamento de fármacos?
A grande questão tem sido a ideia de que os resultados in vitro podem automaticamente serem extrapolados na vida real e as pessoas saírem desesperadamente comprando tais remédios nas farmácias.
Há etapas a serem cumpridas!
+
Estas etapas dizem respeito ao teste in vivo, para análise das dosagens, por exemplo. É nesta etapa que vários medicamentos que funcionaram "bem" in vitro, falham, pois ultrapassam os níveis de segurança para organismos vivos - como nós, humanos, por exemplo.
Falham?
calma... +
1/9 Vocês sabem o que significa "Políticas Públicas de Saúde" e "Determinantes Sociais de Saúde"?
Há tempos quero falar sobre o tema e, finalmente, comecei uma série sobre isso.
Segue o fio! #covid19
2/9 Uma questão fundamental para entendermos sobre saúde é que existem conceitos diferentes e aprendizados diferentes sobre saúde, dependendo da formação que tens. E esta noção é importante para percebemos que é um conceito complexo e cheio de nuances incríveis!
3/9 Mais do que " teorias", diferentes conceitos expressam possibilidades de pensarmos o funcionamento do corpo, da sociedade e de suas relações!
Para a OMS saúde é "um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a mera ausência de doença ou enfermidade”
todas datas agendadas de vacinas por idade foram adiantadas em 2-3 dias aqui em campinas.
Menos a da minha mãe. Essa vai rolar no dia -no dia errado, pq a agenda inicial era meados de Fev., mas né: Brasil
Aí colocaram docentes na frente, para jogá-los no abate
jogá-los sem vacina, pq as aulas voltaram antes de tomarem a segunda dose, claro.
Aliás, para muitos, antes de tomar a PRIMEIRA dose.
Cada pessoa que eu vejo que tá na UTI, tendo vacina, e estava na fase 1 de vacinação eu só consigo pensar que o governo é assassino SIM.
Isso inclui meus professores de bio lá do sul (no plural, sim...), a mãe do meu colega de casa, algumas amigas e primos de minha mãe no sul. Isso inclui Nei Lisboa, inclui toda e qualquer pessoa acima de 60 anos que deveria, pelo plano inicial, estar vacinada até fim de março.
O mundo anda obviamente difícil. Temos perdido muita gente, temos aguardado notícias diárias de outros tantos que estão internados em estado grave. Todos os dias são dezenas de comentários, perguntas, indicações de leitura sobre kit covid, vacinas e outras questões...
+
Ao mesmo tempo que é um privilégio ainda estar em casa trabalhando, em condições financeiras de permanecer assim, a exaustão (seja pelo tema, seja pela imensidão de desinformação que temos lutado) é incrível.
e isso não é desdenhar do privilégio e entrar em um drama sem sentido+
O trabalho da produção de conhecimento demanda tempo de leitura, pesquisa, análise, diálogo (nós com os textos, nós com colegas, mais referências e tudo recomeça). Depois escrevemos (textos, roteiros, infográficos). Publicamos.
Nova avalanche de perguntas, xingamentos,+
Quando demos o curso do @BlogsUnicamp no #sdcunicamp comentamos sobre isso: as redes têm que servir a nós e não o contrário. Divulgação científica se espalha nas redes, mas aqui não é nossa base.
Ter um espaço em que teu conteúdo tenha repositório é fundamental.
Cada rede vai te exaurir de um jeito, se te dedicares completamente a ela, e vai ser uma produção que não tem a entrega que tu imaginas. Eles beneficiam o conteúdo de uns em detrimento de outros sim. Cada mudança de algoritmo a gente perde contato com quem se informa pelos +
Nossos canais. Então é sempre fundamental ter organizado teu material para acessar - ele não pode ser da rede e estar lá de forma que tu te percas.
Dá trabalho fazer isso? Sim. Bastante. Mas ajuda muito na hora das buscas, e revisão de conteúdos, retomada de discussões (e né...+
eu fiquei sabendo que minha prima, que arrotou na minha cara o diploma de médica, e está vacinada "pq é profissional de saúde", além de me convidar para "tomar um café" durante o tempo de conexão dela em campinas, ao chegar em Alagoas DE FÉRIAS tentou sair com MEU PAI DE 66 ANOS+
Claro, "cumprindo todos os protocolos". Inclusive cumprindo todos os protocolos ela visitou praias do litoral de AL, em plena circulação da P.1. Mas vacinada né gente, de máscara né pessoal. Pq ela é da área de saúde e sabe se cuidar.
Olha tchê.+
Eu to com ânsia desde que fiquei sabendo, de tanta raiva.
Ainda ter que escutar de uma MÉDICA que ela sabe o que está fazendo e descobrir que a viagem era de férias "pq ela ia perder a passagem".
PERCAM A PASSAGEM
NÃO SAIAM DE FÉRIAS BATENDO PERNA PELO PAÍS GENTE. Pelamor!+