A ordem Orthoptera é composta por gafanhotos, grilos, esperanças e paquinhas. Com algumas exceções, estes animais são conhecidos principalmente por duas características: saltos ágeis para a fuga e locomoção e capacidade de emissão de sons.
Os membros desta ordem estão divididos em duas subordens:
> Caelifera - gafanhotos e taquarinhas
> Ensifera - grilos, esperanças e paquinhas
Uma base de dados interessante que pode ser utilizada para ter conhecimento da Taxonomia desta ordem é o Orthoptera Species File (orthoptera.speciesfile.org), que possui imagens e informações sobre sistemática, bioacústica, distribuição etc.
Apesar de grilos, gafanhotos e esperanças serem bem parecidos, existem algumas diferenças que podem notadas entre eles. No fio abaixo, eu falo sobre esperanças e mostro algumas diferenças entre elas e outros ortópteros!
Dentro da subordem Ensifera, a superfamília Grylloidea é o foco do meu trabalho, sendo o organismo estudado por mim pertencente à família Phalangopsidae, cujos indivíduos são popularmente conhecidos como "grilos-aranha" ou "grilos-de-caverna".
Algumas das principais características desta família são:
- Cabeça curta e alongada verticalmente
- Corpo delgado, com pernas, cercos e antenas alongados
- Tíbia anterior com dois esporões apicais ventrais
- Tégmina ausente ou reduzido (com exceções)
Nesta família, a maioria tem atividade noturna, ficando escondida durante o período diurno. São mais facilmente encontrados em florestas, embora possam ser localizados em vegetação de Cerrado também.
Por mais que sejam animais que causem medo e repulsa em muita gente, as baratas tem um grande papel em processos essenciais para a vida no planeta Terra. Na thread de hoje, iremos pontuar qual a importância destes bichinhos!
Antes de tudo, é importante pontuar que a menor parte das espécies de baratas causa danos ao ser humano. Das cerca de 4600 espécies que existem, menos de 1% pode transmitir doenças ou danificar a agricultura. As outras 99% são "limpinhas" e devem ser preservadas!
LIXEIRAS NATURAIS?
Baratas urbanas realizam decomposição de restos (incluindo cadáveres) produzidos pelo ser humano. Estes restos, que ocupam lixões e esgotos, contribuem para a poluição do ambiente. Assim, baratas e outros decompositores contribuem para um meio ambiente limpo.
Existem diversos métodos para capturar insetos no meio ambiente. Porém, assim como eu, certamente muitos estudantes ou biólogos profissionais ficam em dúvida na hora de escolher a melhor armadilha para capturá-los.
De modo geral, dizemos que a coleta pode ser realizada de duas maneiras: de maneira ativa, em que se utilizam instrumentos, como redes e aspiradores, para ir atrás do inseto; e de maneira passiva, em que são empregadas armadilhas, como atrativos luminosos ou alimentares.
Um dos métodos mais conhecidos de coleta ativa é a famosa rede entomológica!
Esta rede pode ser de varredura, aquática ou até mesmo aérea, que é a mais utilizada. Seu tecido deve ser leve, permitindo passagem de ar, mas também resistente, para não rasgar com facilidade.
Os mecanismos legais que o Brasil dispõe atualmente não protegem adequadamente os riachos. No Código Florestal, a previsão de Áreas de Preservação Permanente (APPs) de mata ciliar nas propriedades privadas busca salva-guardar os cursos d’água, no entanto, (cont)
Ignoram os impactos provocados por ações que ocorrem distantes das margens dos riachos e que também podem ameaçar a fauna aquática.
Alexandra Elbakyan é uma programadora e Hackativista que acredita que "o conhecimento não deve ser exclusivo para aqueles que podem pagar". Em 2011, Alexandra criou um site chamado Sci-Hub, que consegue piratear quase todos os artigos existentes e disponibilizar de forma grátis.
A Elsevier (uma das maiores revistas científicas) em conjunto com os EUA processaram Alexandra em 15 milhões de dólares, mas ela nunca pagou (e nem pagará) e encontra-se no momento escondida em algum país desconhecido.
Alexandra saiu como destaque na science em 2011 como "Dona de um ato inspirador de altruísmo, ou um gigantesco empreendimento criminoso, dependendo de a quem você perguntar".
Artigo: Como as paisagens modificadas filtram as espécies raras e modulam o conjunto regional de características ecológicas?
As mudanças no uso do solo ocasionam altas taxas de desmatamento, afetando os ecossistemas terrestres e aquáticos pela redução da conectividade entre as comunidades locais e pelo aumento da vulnerabilidade as mudanças ambientais locais.
Essas mudanças afetam estrutura da comunidade local de peixes. Além da perda de diversidade, as áreas desmatadas geralmente exibem diferenças na composição(variedade e quantidade) de espécies.