Existem diversos métodos para capturar insetos no meio ambiente. Porém, assim como eu, certamente muitos estudantes ou biólogos profissionais ficam em dúvida na hora de escolher a melhor armadilha para capturá-los.
De modo geral, dizemos que a coleta pode ser realizada de duas maneiras: de maneira ativa, em que se utilizam instrumentos, como redes e aspiradores, para ir atrás do inseto; e de maneira passiva, em que são empregadas armadilhas, como atrativos luminosos ou alimentares.
Um dos métodos mais conhecidos de coleta ativa é a famosa rede entomológica!
Esta rede pode ser de varredura, aquática ou até mesmo aérea, que é a mais utilizada. Seu tecido deve ser leve, permitindo passagem de ar, mas também resistente, para não rasgar com facilidade.
Outro método é o do tubo aspirador, utilizado para coletar insetos voadores de tamanho reduzido! Este equipamento é composto por um pequeno frasco de vidro com tampa ajustada de borracha, tendo ainda dois tubos metálicos (um para produzir a sucção e o outro para sugar o inseto).
No caso da coleta passiva, um dos métodos que se destaca - e que inclusive já foi utilizado por mim para a captura de grilos e baratas - é o da armadilha pitfall. Este equipamento consiste em um recipiente enterrado (com ou sem um funil), podendo conter atrativos alimentares.
Por fim, mais um método de coleta passiva que merece destaque é o da armadilha luminosa. Nela, insetos voadores batem em uma lâmpada fluorescente monocromática, caem por um funil e acabam em uma gaiola de coleta, onde futuramente serão recolhidos.
Referências:
Insetos: Manual de Coleta e Identificação (Alberto Fábio Carrano-Moreira)
Por mais que sejam animais que causem medo e repulsa em muita gente, as baratas tem um grande papel em processos essenciais para a vida no planeta Terra. Na thread de hoje, iremos pontuar qual a importância destes bichinhos!
Antes de tudo, é importante pontuar que a menor parte das espécies de baratas causa danos ao ser humano. Das cerca de 4600 espécies que existem, menos de 1% pode transmitir doenças ou danificar a agricultura. As outras 99% são "limpinhas" e devem ser preservadas!
LIXEIRAS NATURAIS?
Baratas urbanas realizam decomposição de restos (incluindo cadáveres) produzidos pelo ser humano. Estes restos, que ocupam lixões e esgotos, contribuem para a poluição do ambiente. Assim, baratas e outros decompositores contribuem para um meio ambiente limpo.
A ordem Orthoptera é composta por gafanhotos, grilos, esperanças e paquinhas. Com algumas exceções, estes animais são conhecidos principalmente por duas características: saltos ágeis para a fuga e locomoção e capacidade de emissão de sons.
Os membros desta ordem estão divididos em duas subordens:
> Caelifera - gafanhotos e taquarinhas
> Ensifera - grilos, esperanças e paquinhas
Uma base de dados interessante que pode ser utilizada para ter conhecimento da Taxonomia desta ordem é o Orthoptera Species File (orthoptera.speciesfile.org), que possui imagens e informações sobre sistemática, bioacústica, distribuição etc.
Os mecanismos legais que o Brasil dispõe atualmente não protegem adequadamente os riachos. No Código Florestal, a previsão de Áreas de Preservação Permanente (APPs) de mata ciliar nas propriedades privadas busca salva-guardar os cursos d’água, no entanto, (cont)
Ignoram os impactos provocados por ações que ocorrem distantes das margens dos riachos e que também podem ameaçar a fauna aquática.
Alexandra Elbakyan é uma programadora e Hackativista que acredita que "o conhecimento não deve ser exclusivo para aqueles que podem pagar". Em 2011, Alexandra criou um site chamado Sci-Hub, que consegue piratear quase todos os artigos existentes e disponibilizar de forma grátis.
A Elsevier (uma das maiores revistas científicas) em conjunto com os EUA processaram Alexandra em 15 milhões de dólares, mas ela nunca pagou (e nem pagará) e encontra-se no momento escondida em algum país desconhecido.
Alexandra saiu como destaque na science em 2011 como "Dona de um ato inspirador de altruísmo, ou um gigantesco empreendimento criminoso, dependendo de a quem você perguntar".
Artigo: Como as paisagens modificadas filtram as espécies raras e modulam o conjunto regional de características ecológicas?
As mudanças no uso do solo ocasionam altas taxas de desmatamento, afetando os ecossistemas terrestres e aquáticos pela redução da conectividade entre as comunidades locais e pelo aumento da vulnerabilidade as mudanças ambientais locais.
Essas mudanças afetam estrutura da comunidade local de peixes. Além da perda de diversidade, as áreas desmatadas geralmente exibem diferenças na composição(variedade e quantidade) de espécies.