LEITURA DE BALANÇO: GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A. ou para a turma do saguão de embarque #GOL ou para a galerinha do mercado financeiro #GOLL4
Parecer da Auditoria: "indicam a existência de incerteza relevante que pode levantar dúvida significativa quanto à sua capacidade de continuidade operacional"
Precisa falar mais algo?
Balanço: Principais contas e movimentações do balanço deixei grifadas, destaque para o Patrimônio líquido invertido vulgo negativo.
DMPL: olha o evolutivo do patrimônio liquido negativo.
12.2019 : -7 bi
03.2020 : -10 bi
12.2020 : -13 bi
03.2021 : -16 bi
Caixa / DFC: De forma simples, ela não tem "pulmão" operacional para suportar o caixa. Em amarelo os destaques da DFC.
Contas a receber: Queda de 200 milhões, ressalto que ~90% do saldo é A VENCER.
Depósitos: A Companhia efetua depósitos em dólar norte-americano para manutenção de aeronaves e
motores, que serão utilizados em eventos futuros conforme estabelecido em determinados
contratos de arrendamento mercantil.
Imobilizado: Temos 4,9 bi (líquido) neste grupo e o que mais chamou atenção foi que 50% dos equipamentos de voo estão depreciados e 90% dos demais imobilizados. E como não temos uma geração de caixa "forte" não vemos uma adição de CAPEX q supra a depreciação.
Intangível: principal componente do grupo é os Slots, que são os direitos de operação em aeroportos.
Empréstimos: 10,5 bi !!!!! sendo que os principais vencimentos acontecem em 2024 e 2025, eis a pergunta: A companhia terá caixa para pagar estas dívidas?
Arrendamento: As aeronaves são arrendadas a uma taxa média 12% a 13%, dos 8,5 bi de arrendamento (aluguel) a ano a companhia deverá pagar 1,9 bi e o restante diluído até 2026.
Provisões: Principal provisão é a de devolução de aeronaves e motores em 1,2 bi, logo a companhia já tem expectativa de devolver / liquidar.
Contingência: Além dos 419 milhões registrados de provisão com processos jurídicos temos mais 912 milhões não registrados no contábil por serem causas possíveis.
LEITURA DE BALANÇO: WEG Equipamentos Elétricos S.A. ou para os morades de Jaraguá do Sul, Santa Catarina apenas #WEG ou para a galerinha do mercado financeiro #WEGE3
Balanço: como diz meu amigo @NonatoArlindo empresa que publica Balanço em Excel no RI tem pontos comigo.
Caixa/DFC: Destaques (em amarelo) para contas a receber/pagar, resgate de aplicações financeiras e pgto de empréstimos.
LEITURA DE BALANÇO: Senhoras e Senhores direto de Santa Bárbara d'Oeste interior de São Paulo, Eu vos apresento: Indústrias Romi S.A ou #ROMI ou #ROMI3 .
Balanço: Principais contas em destaque. (Curto muito balanço que é publicado "ao contrário" que tenho q virar a página, muito oldschool a galera da contabilidade!)
Caixa: Formação de estoque em 100 milhões, Consumo da aplicação financeira formada em 31.12, grande movimentação nas atividades de financiamento que consumiram (efeito net) 84 milhões de caixa.
LEITURA DE BALANÇO: #Smiles Fidelidade SA para o mercado financeiro #SMLS3 e para os mais íntimos =)
Balanço: Principais saldos sem amarelo, basicamente andou de lado de 31.12 para 31.03
Contas a receber: queda de +/- 73 milhões, ponto interessante é que 100% do saldo é A VENCER, pois o risco da operação fica basicamente com a Bandeira/Banco.
LEITURA DE BALANÇO: Hoje eu dou início a temporada 31.03.21 com Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais S.A. para os mais íntimos Usiminas e para a galera do mercado financeiro #USIM3, #USIM5 e #USIM6 . Balanço publicado na sexta dia 23.04.21!
Balanço: eu gosto de contador(a) que consegue colocar o balanço tudo na mesma página, coisa linda!
Caixa: Redução brusca de Contas a receber e Estoques, além de um valor maior de IR e alocação de título imobiliário. Vale ressaltar o impacto em 2020 de um Impairment.
LEITURA DE BALANÇO: #MDIA3 (M. Dias Branco) de Fortaleza/Ceará para o Mundo! Grandes marcas que fizeram e fazem parte das nossas vidas, o grande problema de ler este balanço foi ler a palavra Biscoito várias vezes, por favor atualizar c/ BOLACHA! Não quero discutir disso OK ?
Balanço: para quem começou com uma padaria na década de 30 e agora com 9 bi de ativo total, parabéns!
Caixa: 1,2 bi no caixa, com um passivo extremamente controlado... a pergunta é o que o senhor irá fazer? Com base no fluxo de caixa deixo os principais impactos em amarelo.
LEITURA DE BALANÇO: #BEEF3 Durante a leitura do balanço da Minerva fiquei tentando relacionar a Deusa da sabedoria (equivalente romana da deusa grega Atena) com o business de frigorifico, mas ñ tive êxito neste pensamento filosófico, sem mais delongas vamos a contabilidade raiz!
Balanço: bem objetivo destaco as principais contas em que veremos as aberturas em notas explicativas.
Fluxo de caixa: alguns movimentos exoticos em que efeito do contas a receber andou na contra mão do estoque. Redução na captação de empréstimos e efeitos negativos de Dividendos/ações em tesouraria.